Mostra Ecofalante, 'Gravidade' em 3D e filmes coreanos são atrações fora do circuito em SP

Confira produções exibidas em programações especiais de cinema nesta semana

São Paulo

Muito além das estreias de cinema semanais, salas especiais de São Paulo promovem, com frequência, mostras, sessões com debates, projeções comemorativas e outros eventos destinados aos cinéfilos da cidade. Confira a seguir a programação de cinema fora do circuito comercial desta semana.​

Ciranda de Filmes
Com o objetivo de promover discussões sobre a relação do ser humano com a cultura e a educação, o festival Ciranda de Filmes chega à quinta edição e exibe, até domingo (26), 70 títulos no Espaço Itaú de Cinema - Augusta. Curtas, médias e longas-metragens compõem a programação, que ainda destaca oficinas e bate-papos —tudo gratuitamente. Entre as produções selecionadas está “Amazônia Groove”, documentário de Bruno Murtinho que ganhou prêmio de fotografia no festival americano South by Southwest (SXSW). A obra fala sobre a música produzida na região amazônica. Além de filmes inéditos no Brasil, há produções mais antigas, que voltam para as telonas especialmente para o Ciranda, como “As Canções” (2011), de Eduardo Coutinho.
Salas e horários

Inferno
O filme italiano de 1911, inspirado na obra de Dante Alighieri, é projetado em cópia restaurada no IMS, na terça (28) e na quarta (29); o longa ganha acompanhamento musical do grupo de jazz Metá Metá.
Sala e horários

Cena de 'Inferno', de 1911
Cena de 'Inferno', de 1911 - Divulgação

Gravidade
Vencedor de sete Oscars, o filme de Alfonso Cuarón ganha projeção em 3D no Cinesesc, na segunda (27), como parte do projeto Fronteiras Finais, que celebra os 50 anos da chegada do homem à Lua.
Sala e horário

Mostra Ecofalante
Comprometida em debater assuntos relacionados à militância e à ecologia, a Mostra Ecofalante chega à oitava edição na quarta (29), quando abre para convidados. A partir do dia seguinte, quinta (30), e até 12/6, o público poderá assistir a 132 produções de 32 países sem pagar nada. Este ano, o circuito do evento está maior. Recebem sessões os cinemas Reserva Cultural, Espaço Itaú de Cinema - Augusta e CCBB; as salas da Spcine no Centro Cultural São Paulo, na biblioteca Roberto Santos e no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes; além de 15 CEUs, seis Fábricas de Cultura, seis Casas de Cultura, três centros culturais da prefeitura e o Sesc Campo Limpo. Os filmes estão divididos em diversas seções, como Panorama Histórico (que nesta edição aborda o cinema militante feito após 1968), Competição Latino-Americana e Realidade Virtual (inédita no festival). O homenageado do ano é o cineasta carioca Silvio Tendler. Entre os destaques estão o documentário austríaco “Bem-vindos a Sodoma”, de Christian Krönes e Florian Weigensamer, sobre o maior lixão eletrônico do mundo, e “O Amigo do Rei”, de André D’Elia, que venceu o prêmio do público na edição de 2018 da Ecofalante. O filme mistura realidade e ficção para falar do rompimento da barragem de Mariana.
Confira a programação completa em ecofalante.org.br

Cena de "Bem-Vindo a Sodoma"
Cena de 'Bem-Vindo a Sodoma' - Divulgação

Mostra de Cinema Coreano
​A Cinemateca e o Consulado Geral da República da Coreia promovem, entre quinta (30) e 9/6, a sexta edição da Mostra de Cinema Coreano, com sessões gratuitas. Na programação estão sete produções recentes do país, exibidas em cópia digital, e o longa “Hanyo, a Empregada” (1960), de Kim Ki-young, projetado em 35 mm. Ele abre a mostra em sessão ao ar livre seguida de conversa com Lee Eun-shim, atriz do filme que mora no Brasil há 40 anos. Os outros títulos são “O Trono” (2015), “Dongju: O Retrato de um Poeta” (2016), “Desenfreado” (2018), “A Grande Batalha” (2018), “Minha Pequena Floresta” (2018), “Pôr do Sol na Minha Terra Natal” (2018) e “Em Chamas”, vencedor do prêmio da crítica em Cannes em 2018. Também a partir de quinta, o salão da Cinemateca recebe uma exposição de objetos de cena, adereços, fotos e figurinos de filmes coreanos. Ela fica em cartaz até 2/6.
Salas e horários

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais