Entre esta quarta (7) e 14/8, o Cinesesc será tomado por uma programação dedicada à cinematografia árabe. São 12 filmes que integram a 14ª edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema. Entre eles, quatro são inéditos no Brasil.
Buscando discutir questões como a crise de refugiados, o terrorismo, a liberdade de expressão e o retorno às origens, o festival é dividido em três seções temáticas: A Memória e Seus Encontros, A Chama da Insurreição e Do Limite ao Deslocamento.
O grande destaque deste ano é a forte presença de diretoras mulheres —são sete filmes com assinatura feminina. Duas delas, inclusive, estarão presentes nas sessões de seus longas para bate-papo.
A primeira é Sofia Djama, cujo “Afortunados” (2017), exibido no Festival de Veneza de 2017, abre a programação. A trama acompanha um grupo de moradores da capital da Argélia em meio à guerra civil que abalou o país nos anos 1990.
Outra cineasta que vem a São Paulo para o evento é Joy Ernanny, que apresenta “Além do Véu” (2018).
Também são destaques o inédito “Caçando Fantasmas” (2017), de Raed Andoni, e “Sobre Pais e Filhos” (2017), de Talal Derki. O primeiro foi exibido em Berlim, enquanto o segundo foi indicado ao Oscar de melhor documentário no começo do ano.
A Mostra Mundo Árabe terá uma segunda parte em outubro, no CCBB, com programação ainda em aberto.
Confira a programação completa em mundoarabe2019.icarabe.org
Comentários
Ver todos os comentários