Descrição de chapéu Cinema Oscar
Cinema

12 indicados ao Oscar já estão em cartaz em SP e muitos outros estão chegando; confira

Com 11 indicações, 'Coringa' é filme que concorre em mais categorias

São Paulo

Após o anúncio das indicações para o Oscar já tem muito cinéfilo de ocasião anotando quais longas precisa ver antes da cerimônia, no dia 9 de fevereiro. Para sorte dos paulistanos, 12 títulos estão em cartaz na cidade, incluindo cinco que disputam a estatueta de melhor filme. 

Dos nove nomeados na principal categoria, estão em exibição nos cinemas “Era uma Vez em… Hollywood”, “Parasita”, “Adoráveis Mulheres”, “O Irlandês” (produção da Netflix também em cartaz no Cinesesc) e o recordista “O Coringa”, que soma 11 indicações. “Ford vs. Ferrari” saiu de cartaz, mas pode voltar nesta semana depois de suas nomeações. Sua distribuidora, a Fox, ainda não confirmou o retorno às telas.

Outros títulos, como o aguardado “1917”, de Sam Mendes, ou “Jojo Rabbit”, de Taika Waititi. Confira abaixo o que já dá para curtir e o que chega às telas antes de preencher o seu bolão.

Adoráveis Mulheres
Little Women. EUA, 2019. Direção: Greta Gerwig. Com: Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh, Eliza Scanlen, Laura Dern e Timothée Chalamet. 120 min. 10 anos.
Quatro irmãs crescem juntas, criadas pela mãe, enquanto o pai luta na guerra civil dos Estados Unidos. À sua maneira, cada uma delas amadurece e lida com a condição feminina na sociedade da época. Adaptação do livro “Mulherzinhas”, de Louisa May Alcott. Da mesma diretora de “Lady Bird - A Hora de Voar” (2017).
Indicado em seis categorias: Melhor filme, atriz (Ronan), atriz coadjuvante (Pugh), roteiro adaptado, design de figurino e trilha sonora original.

Salas e horários

Coringa
Joker. EUA, 2019. Direção: Todd Phillips. Com: Joaquin Phoenix, Robert de Niro, Zazie Beetz e Frances Conroy. 121 min. 16 anos.
Um aspirante a humorista que apresenta incontroláveis ataques de riso sofre com a deterioração de sua saúde mental quando o hospital em que se tratava fecha as portas. Após perder o emprego, sua revolta se converte em atos de violência que evoluem e colaboram para que se torne um temido vilão de Gotham City. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2019 e do Globo de Ouro de melhor ator em drama (Phoenix) e trilha sonora original.
Indicado em 11 categorias: Melhor filme, ator (Phoenix), roteiro adaptado, maquiagem e cabelo, mixagem de som, design de figurino, edição de som, trilha sonora original, edição e fotografia.

Salas e horários

Era uma Vez em... Hollywood
Once Upon a Time... in Hollywood. EUA/Reino Unido/China, 2019. Direção: Quentin Tarantino. Com: Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie. 161 min. 16 anos.
Ambientado na Los Angeles de 1969, o filme tem como pano de fundo o crescimento da seita comandada por Charles Manson. Enquanto isso, mostra a relação de um antigo astro do faroeste e seu dublê, que tentam sobreviver às mudanças na indústria cinematográfica. Vencedor do Globo de Ouro de melhor comédia ou musical, ator coadjuvante (Pitt) e roteiro.
Indicado em dez categorias: Melhor filme, ator (DiCaprio), diretor (Tarantino), roteiro original, ator coadjuvante (Pitt), mixagem de som, design de figurino, edição de som, design de produção e fotografia.

Salas e horários

O Irlandês
The Irishman. EUA, 2019. Direção: Martin Scorsese. Com: Robert de Niro, Al Pacino, Joe Pesci e Jesse Plemons. 209 min. 16 anos.
O filme recria o desaparecimento do líder sindical Jimmy Hoffa e mostra sua associação com importantes nomes da política americana. Produção da Netflix que ganha exibição nos cinemas. Adaptação do livro homônimo de Charles Brandt.
Indicado em nove categorias: Melhor filme, diretor (Scorsese), roteiro adaptado, ator coadjuvante (Pacino e  Pesci), design de figurino, design de produção, edição, fotografia e efeitos visuais.

Salas e horários

Parasita
Gisaengchung. Coreia do Sul, 2019. Direção: Bong Joon-ho. Com: Song Kang-ho, Choi Woo-shik e Cho Yeo-jong. 131 min. 16 anos.
A vida de uma família pobre muda drasticamente quando o filho consegue um emprego como o tutor uma adolescente rica. Vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Vencedor do Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira.
Indicado em seis categorias: Melhor filme, diretor (Joon Ho), roteiro original, filme internacional, design de produção e edição.

Salas e horários

O Escândalo (pré-estreia)
Bombshell. EUA/Canadá, 2019. Direção: Jay Roach. Com: Charlize Theron, Nicole Kidman, Margot Robbie e John Lithgow. 107 min. 14 anos.
O longa recria a história real de quatro mulheres que em 2016 denunciaram Roger Ailes, presidente e executivo-chefe da rede de notícias Fox News, por assédio no ambiente de trabalho. Do mesmo diretor de "Trumbo" (2015).
Indicado em três categorias: Melhor atriz (Theron), atriz coadjuvante (Robbie) e maquiagem e cabelo.

Salas e horários

O Caso Richard Jewell
Richard Jewel. EUA, 2019. Direção: Clint Eastwood. Com: Paul Walter Hauser, Sam Rockwell, Kathy Bates e Brandon Stanley. 131 min. 14 anos.
O filme, inspirado em fatos reais, conta a história do segurança que encontrou uma bomba no Centennial Park, em Atlanta (EUA), durante os Jogos Olímpicos de 1996. Primeiro considerado um herói, ele se tornou o principal suspeito de planejar o atentado, sendo perseguido pela Justiça e pela imprensa. Do mesmo diretor de “Menina de Ouro” (2005).
Indicado em uma categoria: Melhor atriz coadjuvante (Bate​s).

Salas e horários

Dois Papas
The Two Popes. Argentina/EUA/ Itália/Reino Unido, 2019. Direção: Fernando Meirelles. Com: Jonathan Pryce e Anthony Hopkins. 125 min. 14 anos.
Produzido pela Netflix, o filme mostra a amizade e os conflitos entre o papa Bento 16 e seu sucessor, o papa Francisco. Do mesmo diretor de “Cidade de Deus” (2002).
Indicado em duas categorias: Melhor roteiro adaptado e ator coadjuvante (Hopkins).

Salas e horários

Entre Facas e Segredos
Knives Out. EUA, 2019. Direção: Rian Johnson. Com: Daniel Craig, Chris Evans e Jamie Lee Curtis. 130 min. 14 anos.
Um famoso escritor de romances policiais é encontrado morto após seu aniversário de 85 anos. Contratado para investigar as circunstâncias do caso, um detetive particular descobre que, entre os funcionários e a família, todos podem ser considerados suspeitos de matar o patriarca.
Indicado em uma categoria: Melhor roteiro original.

Salas e horários

O Farol
The Lighthouse. EUA, 2019. Direção: Robert Eggers. Com: Robert Pattinson e Willem Dafoe. 110 min. 16 anos.
Do diretor do terror “A Bruxa” (2015), o longa exibe, em preto e branco, a história de dois faroleiros de uma ilha remota, enfrentando a convivência forçada, a solidão e seus piores medos. Exibido na 43ª Mostra Internacional de Cinema.
Indicado em uma categoria: Melhor fotografia.

Salas e horários

Frozen 2
Idem. EUA, 2019. Direção: Chris Buck e Jennifer Lee. 103 min. Livre.
Continuação do sucesso “Frozen: Uma Aventura Congelante” (2013), a animação mostra a jornada de Elsa, rainha da fictícia Arendelle, para compreender a origem de seus poderes de gelo e neve e, assim, trazer o equilíbrio para seu reino. Na aventura, ela e a irmã Anna voltam a se reunir com os amigos Kristoff Olaf.
Indicado em uma categoria: Melhor canção original.

Salas e horários

Star Wars: A Ascensão Skywalker
Star Wars: Episode 9 - The Rise of Skywalker. EUA, 2019. Direção: J.J. Abrams. Com: Daisy Ridley, Adam Driver, Oscar Isaac, John Boyega, Ian McDiarmid e Carrie Fisher. 141 min. 12 anos.
O último episódio da saga dá continuidade aos acontecimentos de “Star Wars: Os Últimos Jedi” (2017). Na trama, os sobreviventes da Aliança Rebelde se organizam para enfrentar o regime da Primeira Ordem após a descoberta de que o imperador Palpatine está vivo. Do mesmo diretor de “Star Wars: O Despertar da Força” (2015).
Indicado em três categorias: Melhor edição de som, trilha sonora original e efeitos visuais.

Salas e horários

Próximas estreias

1917: 23 de janeiro.
Indicado em 10 categorias: Melhor filme, diretor (Mendes), roteiro original, fotografia, maquiagem e cabelo, mixagem de som, edição de som, trilha sonora original, design de produção e efeitos visuais.

Harriet: 6 de fevereiro.
Indicado em duas categorias: Melhor atriz (Erivo) e canção original.

Jojo Rabbit: 6 de fevereiro.
Indicado em seis categorias: melhor filme, atriz coadjuvante (Johansson), roteiro adaptado, edição, design de figurino e produção.

Judy - Muito Além do Arco-Íris: 30 de janeiro.
Indicado em duas categorias: Melhor atriz (Zellweger) e maquiagem e cabelo.

Um Lindo Dia na Vizinhança: 23 de janeiro
Indicado em uma categoria: Melhor ator coadjuvante (Hanks). 

Os Miseráveis: 25 de janeiro.
Indicado em uma categoria: Melhor filme estrangeiro.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais