Descrição de chapéu mostra de cinema
Cinema

Pioneiros do cinema, irmãos Lumière ganham mostra no CCBB em sua homenagem

Também serão exibidos filmes de diretores como Dziga Vertov, Harun Farocki e Buster Keaton

São Paulo

“A Saída dos Operários da Fábrica Lumière” (1895) é considerado um dos primeiros filmes exibidos publicamente. Seus autores, Auguste e Louis Lumière, se tornaram precursores da sétima arte e agora ganham uma mostra em sua homenagem no CCBB, que começa nesta quarta (15) e fica em cartaz até 10/2.

Cena de 'A Saída dos Operários da Fábrica Lumière'
Cena de 'A Saída dos Operários da Fábrica Lumière' - Institut Lumière/Divulgação

Os irmãos, que tiveram um belo empurrão de seu pai (dono da fábrica retratada, que produzia películas fotográficas), foram responsáveis por mais de 1.400 filmes, dos quais 190 compõem o evento e que serão exibidos em 35 mm, 16 mm e formato digital. Além deles, obras de diretores que foram influenciados pelo trabalho dos franceses também estão contempladas. Os destaques incluem nomes como Jean Renoir, Dziga Vertov, Harun Farocki, Buster Keaton e até Andy Warhol.

Ao todo, serão 19 programas com produções agrupadas por temas em comum. “Ângulos da Cidade”, sobre a vida urbana, “Operários, Camponeses”, sobre o trabalho, e “A Vida em Ato”, sobre o registro familiar, são alguns dos eixos de temáticos que agrupam as obras.

Destaques da mostra

  1. A Saída dos Operários da Fábrica Lumière

    Dirigido por Louis Lumière, é considerado um dos primeiros filmes feitos

  2. O Espantalho

    Obra de Buster Keaton e Edward F. Cline mostra homens que vivem em meio a inventos

  3. Kino-Pravda no. 5

    Dziga Vertov documenta cenas como um sanatório e uma corrida de cavalos

Quem quiser ir além também pode pode participar de um curso sobre o legado dos irmãos para a indústria cinematográfica. Gratuito, ele inclui quatro aulas, que ocorrem às 19h das quintas, a partir do dia 16, ministradas por Luis Felipe Labaki, Sonia Salzstein e Ismail Xavier, pesquisadores da Escola de Comunicações e Artes da USP. Para participar, basta retirar os ingresso na bilheteria com uma hora de antecedência.

CCBB - R. Álvares Penteado, 112, Centro, região central, tel. 3113-3651. 70 lugares. Qua. (15) a 10/2. R$ 10.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais