Descrição de chapéu Cinema
Cinema

Novo filme de Ugo Giorgetti e combo de 'Apocalypse Now' são destaques no streaming

Semana também tem clássico do expressionismo alemão e filme de Luchino Visconti gratuito

São Paulo

Além da plataforma de streaming, o Belas Artes iniciou há poucos dias uma parceria de um cinema drive-in com o Memorial da América Latina. Ingressos para as primeiras semanas esgotaram rapidamente e um dos campões de procura foi "Apocalypse Now", drama de guerra cultuado, dirigido por Francis Ford Coppola. Devido ao sucesos, o canal sob demanda do cinema lança a partir de quarta (1º) um combo com o filme e dois documentários.

Também no Belas Artes à la Carte chegam nesta semana o primeiro filme de Kim Ki-duk e um "M - O Vampiro de Dusseldorf", um dos principais títulos do expressionismo alemão. Outro clássico que merece destaque é "Violência e Paixão", de Luchino Visconti, com Burt Luncaster; e com uma vantagem, o filme é gratuito na plataforma Em Casa com Sesc, com filmes selecionados pelo Cinesesc.

Entre os brasileiros, destaque para "Disforia", que estava em cartaz nos cinemas, e "Dora e Gabriel", novo filme de Ugo Giorgetti. Confira os destaques da semana abaixo:

Apocalypse Now (combo)
Depois do sucesso da exibição do filme de Francis Ford Coppola no Belas Artes Drive-In, a plataforma de streaming disponibiliza a versão estendida do filme cult de 1979 e dois documentários sobre os bastidores: "Apocalipse de um Cineasta" (1991), dirigido pela mulher de Coppola; e "Dutch Angle: Fotografando Apocalypse Now" (2019), de 32 minutos, que retrata o trabalho do fotógrafo de guerra Charles Gerretsen, responsável por registrar o processo de filmagem do longa.
A partir de quarta (1º) no Belas Artes à La Carte​.

O Chão sob Meus Pés
Áustria, 2019. Direção: Marie Kreutzer. Com: Valerie Pachner, Pia Hierzegger e Mavie Horbiger. 108 min
O filme acompanha Lola, uma mulher de 30 anos que ter viver a vida perfeita, com sucesso profissional e pessoal, mas esconde a doença mental de sua irmã mais velha. Quando volta a ter contato com a irmã, Lola precisa retomar o controle da situação.
Festival de Pré-estreias do Espaço Itaú de Cinemas.

Corda Bamba - Históriade uma Menina Equilibrista
Brasil, 2012. Direção: Eduardo Goldenstein. Com: Bia Goldenstein, Augusto Madeira e Gustavo Falcão. 80 min.
Aos dez anos, Maria, que foi criada no circo desde que nasceu, se muda para a cidade para viver com a avó. Ela tenta se adaptar à nova realidade ao mesmo tempo em que descobre um segredo envolvendo seus pais.
Em Casa com Sesc (grátis).

Crocodile
Ag-o, Coreia do Sul, 1996. Direção: Kim Ki-duk. Com: Cho Jae-hyun e Ahn Jae-hong. 102 min.
No primeiro filme dirigido por Kim Ki-duk, Crocodilo é um criminoso que salva a vida de uma mulher. Eles se envolvem em um relacionamento físicamente e psicologicamente abusivo, mas dependem um do outro.
Belas Artes à La Carte​

Disforia
Brasil, 2019. Direção: Lucas Cassales. Com: Isabela Lima, Rafael Sieg e Vinícius Ferreira. 97 min. 14 anos.
Um psicólogo retorna ao trabalho após ter se afastado em decorrência da morte de sua esposa. Em seu primeiro caso, ele atende uma misteriosa criança que é educada em casa pelo pai e pela avó.
Estreia sex. (26).
Apple TV, Google Play, Looke, Now, Vivo Play e YouTube.

Dora e Gabriel
Brasil, 2019. Direção: Ugo Giorgetti. Com: Natalia Gonsales e Ary França. 72 min.
Após ser assaltado, um homem é jogado no porta-malas de um carro. A testemunha do crime, uma mulher que viu a cena por acaso, também é presa no mesmo espaço. Os dois são forçados a dividir o ambiente enquanto circulam sem saber seu destino pelas ruas de São Paulo.
Disponível sex. (26) e sáb. (27) no festival de Pré-estreias do Espaço Itaú de Cinemas

O Incerto Lugar do Desejo
Brasil, 2019. Direção: Paula Trabulsi. 71 min.
Ao acompanhar uma mulher prestes a tomar uma decisão que mudará completamente sua vida, o documentário discute o papel do desejo e sua influência nas transformações individuais.
Belas Artes à La Carte​

Indianara
Brasil, 2019. Direção: Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa. 84 min.
Documentário mostra a vida e cotidiano de Indianara Siqueira, ativista brasileira fundadora da Casa Nem, que acolhe pessoas trans em situação de vulnerabilidade. Exibido na 43ª Mostra.
Apple TV, Google Play, Looke, Now, Prime Video, Vivo Play e YouTube.

A Infância de Ivan
Ivan's Childhood, Rússia, 1962. Direção: Andrei Tarkovski. Com: Nikolai Burlyayev, Valentin Zubkov e Nikolai Grinko. 95 min.
O órfão Ivan trabalha como espião soviético atravessando a fronteira alemã durante a Segunda Guerra Mundial. Ele é apadrinhado por oficiais que o enviam para uma escola militar.
Belas Artes à La Carte​

M, O Vampiro de Dusseldorf
M, Alemanha, 1932. Direção: Fritz Lang. Com: Peter Lorre, Otto Wernicke e Gustaf Gründgens. 112 min.
O drama acompanha a mobilização de uma cidade na busca por um assassino de crianças, que as atrai com assovios. Além da polícia, participam da investigação, a imprensa e até mesmo outros criminosos.
Belas Artes à La Carte​.

O Mistério de Picasso
Le Mistère Picasso, França, 1955. Direção: Henri-Georges Clouzot. 78 min.
No documentário, Clouzot acompanha o trabalho criativo de Pablo Picasso. O pintor desenvolve 20 telas para o filme revelando suas técnicas e peculiaridades.
Estreia qua. (29) no Mubi.

A Mulher Invisível
Above the Shadows, EUA, 2019. Direção: Claudia Myers. Com: Olivia Thirlby, Alan Ritchson e Jim Gaffigan. 111 min.
Após ser considerada desaparecida, uma jovem tenta retomar contato com a sua família. Para isso, tem a ajuda de um homem misterioso que é o único a compreendê-la.
Cinema Virtual.

Paixão Selvagem
Je t'Aime, Moi Non Plus, França, 1976. Direção: Serge Gainsbourg. Elenco: Joe Dallesandro, Jane Birkin e Hugues Quester. 89 min.
Jane Birkin interpreta uma garçonete que se apaixona por um motorista de caminhão. Ele se relaciona com outro homem e a atração provoca situações de tensão e ciúmes.
Estreia seg. (27) no Mubi

A Terceira Geração
Die Dritte Generation, Alemanha, 1979. Direção: Rainer Werner Fassbinder Elenco: Volker Spengler, Bulle Ogier e Eddie Constantine. 107 min.
O filme apresenta a nova geração de terroristas na Alemanha Ocidental, livres de ideolias políticas e religiosas. Apesar de ser uma obra de ficção, o longa reflete sobre questões reais como a polarização, o esvaziamento de ideologias e a xenofobia.
Estreia qua. (29) no Mubi

Violência e Paixão
Gruppo di Famiglia in un Interno, Itália/França,1974. Direção: Luchino Visconti. Com: Burt Lancaster, Helmut Berger e Silvana Mangano 121 min.
Um professor americano que vive em Roma aceita uma inquilina em sua luxosa casa. Com o tempo, familiares e amigos dela também passam a viver no local e perturbam a paz do proprietário.
Em Casa com Sesc (grátis)

Vou Rifar meu Coração
Brasil, 2012. Direção: Ana Rieper. 76 min.
O documentário reúne depoimentos de pessoas para quem a música brega representa também um estilo de vida, embalada por músicas de artistas como Odair José, Agnaldo Timóteo e Wando.
Em Casa com Sesc (grátis)

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais