Descrição de chapéu Cinema
Cinema

Festa do Cinema Italiano faz edição online e gratuita com 9 títulos inéditos

No Looke, festival apresenta 20 títulos, incluindo estreias como 'Nápoles Velada'

São Paulo

Entre esta sexta (28) e 10/9 acontece a edição virtual da Festa do Cinema Italiano.

Desta vez, sem salas de cinema, todas as obras vão ficar disponíveis gratuitamente na plataforma digital Looke até o último dia do evento —as exceções são “A Gata Cinderela” e “O Sonho de uma Família”, que ficam disponíveis apenas por 24 horas.

Dos 20 filmes que integram o festival, nove são inéditos no Brasil, como “Nápoles Velada”. Confira os títulos a seguir.

FILMES INÉDITOS

O Aprendizado
L'Apprendistato, Itália, 2019. Direção: Davide Maldi. 84 min. 14 anos.
O documentário acompanha Luca, um garoto de 14 anos que frequenta uma escola especializada em serviço de bufê para eventos. Ele aprende o ofício graças aos métodos rigorosos da instituição e inicia uma nova carreira como garçom.

Bendita Loucura
Benedetta Follia, Itália, 2017. Direção: Carlo Verdone. Com: Carlo Verdone e Ilenia Pastorelli. 110 min. 14 anos.
​Nesta comédia de Carlo Verdone, um homem é abandonado pela mulher e decide usar um aplicativo de relacionamentos para superar a situação. Ele recebe a ajuda de uma jovem que trabalha em sua loja e começa a participar de encontros românticos absurdos.

Como um Peixe Fora d'Água
Come un Gatto in Tangenziale. Dir. Riccardo Milani. COm: Paola Cortellesi, Antonio Albanese e Sonia Bergamasco. 98 min. 12 anos.
​Apesar das suas diferenças, um intelectual e uma ex-caixa de supermercado resolvem unir forças para impedir o namoro de seus filhos.

Fortunata
Idem, Itália, 2017. Direção: Sergio Castellitto. Com: Jasmine Trinca, Nicole Centanni e Alessandro Borghi. 103 min. 16 anos.
Cabeleireira que vive um casamento fracassado, cuida da filha de oito anos enquanto sonha em ter seu próprio salão de beleza. Melhor atriz (Jasmine Trinca) na mostra Un Certain Regard, em Cannes, em 2017.

Os Mosqueteiros do Rei
I Moschettieri del Re - La penultima missione, Itália, 2018. Direção: Giovanni Veronesi. Com: Pierfrancesco Favino, Valerio Mastandrea e Rocco Papaleo. 109 min. 14 anos.
Um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema italiano, o longa faz uma paródia do clássico “Os Três Mosqueteiros”. No filme, D’Artagnan, é um criador de gado, Athos é guarda em um castelo, Aramis é padre e Porthos é um bêbado que comanda uma estalagem. Os quatro são convocados para uma aventura repleta de confusões.

Nápoles Velada
Napoli Velata, Itália, 2018. Direção: Ferzan Ozpetek. Com: Giovanna Mezzogiorno, Alessandro Borghi e Anna Bonaiuto. 113 min. 16 anos.
Adriana (Giovanna Mezzogiorno) é uma médica legista apaixonada por um homem mais novo. Depois de passar uma noite com o rapaz, ela se envolve em um assassinato e começa a questionar seus atos e a própria sanidade. O filme foi exibido na 42ª Mostra com o título “O Segredo de Nápoles”.

Normal
Idem, Itália, 2019. Direção: Adele Tulli. 70 min. 16 anos.
Celebrado pela crítica, o documentário de Adele Tulli discute as normas de gênero e sexualidade na sociedade italiana por meio de cenas cotidianas que reforçam a heteronormatividade.

A Passagem
Il Varco, Itália, 2019. Direção: Federico Ferrone e Michele Manzolini. Com: Elenco: Emidio Clementi. 70 min. 14 anos.
​Quando a Alemanha declara guerra contra a União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial, o soldado italiano Romano Ismani é levado ao fronte de batalha por saber falar russo. A memória do que viveu e precisou fazer durante a guerra o assombram por toda a vida. Exibido no Festival de Veneza.

Selfie
Idem, Itália, 2019. Direção: Agostino Ferrente. 78 min. 12 anos.
O documentário filmado com smartphones apresenta os subúrbios de Rione Traiano, em Nápoles, durante o verão de 2014. As imagens registram abuso policial e os a herança da atividade máfia. Exibido no Festival de Berlim.​

REPRISES

O Caravaggio Roubado
Una Storia Senza Nome, Itália, 2018. Direção: Roberto Andò. Com: Laura Morante, Alessandro Gassman e Micaela Ramazzotti. 110 min. 14 anos.
Uma mulher se divide entre escrever textos para um famoso roteirista italiano e o emprego de secretária de um produtor cinematográfico. Quando encontra um sujeito misterioso, tem uma ideia para seu próximo roteiro, mas acaba envolvida em uma grande conspiração.​
Leia a crítica.

Desafio de um Campeão
Il Campione, Itália, 2019. Direção: Leonardo D'Agostini. Com: Stefano Accorsi, Andrea Carpenzano e Massimo Popolizio. 105 min. Livre.
Após ter problemas por conta de seu temperamento e de sua agitada vida noturna, um talentoso jogador de futebol que atua na Itália é obrigado a ter aulas com um introvertido professor.
Leia a crítica.

E Agora? A Mamãe Saiu de Férias
10 Giorni Senza Mama, Itália, 2020. Direção: Alessandro Genovesi. Com: Elenco: Fabio De Luigi, Valentina Lodovini e Angelica Elli.
Uma advogada desiste da carreira para cuidar dos filhos enquanto seu marido, executivo de uma empresa, desconhece completamente a rotina familiar. Cansada, ela decide viajar para Cuba.
Leia a crítica.

A Gata Cinderela
Gatta Cenerentola, Itália, 2017. Direção: Alessandro Rak, Marino Guarnieri, Ivan Cappiello e Dario Sansone. 87 min. 12 anos.
A animação faz uma releitura do clássico conto de fadas. Conhecida como Cinderela, Mia é uma menina que mora em um vavio ancorado no porto de Nápoles. Ela tenta vingar a morte do pai –que era cientista e dono do navio– e transformar porto em um lugar livre e desenvolvido.

Martin Eden
Idem, Itália, 2019. Direção: Pietro Marcello. Com: Elenco: Luca Marinelli, Carlo Cecchi e Marco Leonardi. 129 min. 14 anos.
Um marinheiro que sonha em se tornar escritor se apaixona por uma menina burguesa. Quando se aproxima das ideias socialistas, ele se vê em conflito entre suas crenças sociais e a vida que leva ao lado da amada. Vencedor do prêmio de melhor ator no Festival de Veneza (Marinelli).
Leia a crítica.

Nico, 1988
Idem, It´alia/Bélgica, 2017. Direção: Susanna Nicchiarelli. Com: Trine Dyrholm, John Gordon Sinclair e Anamaria Marinca. 93 min. 14 anos.
A biografia retrata os dois últimos anos de vida da cantora e compositora alemã Nico, considerada uma das musas de Andy Warhol. Venceu o prêmio Horizontes do Festival de Veneza de 2017.
Leia a crítica.

Uma Questão Pessoal
Una Questione Privata, Itália, 2017. Direção: Paolo e Vittorio Taviani. Com: Luca Marinelli, Lorenzo Richelmy e Valentina Bellè. 84 min. 14 anos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Milton se corresponde com Fulvia, mas ela prefere o melhor amigo dele, Giorgio. Diante da rejeição, Milton se junta à resistência italiana. Lá, descobre que o amigo foi capturado e resolver ir atrás dele pensando em salvá-lo e em agradar Fulvia.
Leia a crítica.

O Rei de Roma
Io Sono Tempesta, Itália, 2018. Direção: Daniele Luchetti. Com: Marco Giallini, Elio Germano e Marcello Fonte. 102 min. 14 anos.
Um bem-sucedido homem de negócios construiu seu império infringindo a lei. Quando uma negociação dá errado e ele é pego pela polícia, precisa cumprir um ano de trabalho voluntário em um abrigo para moradores de rua.

O Sonho de uma Família
Magari?, Itália, 2019. Direção: Ginevra Elkann. Com: Riccardo Scamarcio, Alba Rohrwacher, Milo Roussel. 104 min. 14 anos.
O divórcio de um casal é visto pela ótica da menina Alma, de 9 anos e de seus dois irmãos mais velhos. Quando as crianças vão passar as férias com o pai na Itália percebem a dificuldade da situação, apesar de sonharem com a reunião da família. Um retrato da família Elkann, proprietária da marca Fiat.

Testemunha Invisível
Il Testimone Invisible, Itália, 2018. Direção: Stefano Mordini. Com: Riccardo Scamarcio, Miriam Leone e Fabrizio Bentivoglio. 102 min. 14 anos.
Um bem-sucedido empresário que vive o auge de sua carreira esbanja dinheiro com roupas caras e carros de luxo. Tudo isso, porém, fica em risco quando ele se torna o principal suspeito do assassinato de sua amante.
Leia a crítica.

A Vida em Família
La Vita in Comune, Itália, 2017. Direção: Eduardo Winspeare. Com: Elenco: Gustavo Caputo, Antonio Carluccio e Claudio Giangreco. 110 min. 12 anos.
Em uma pequena cidade no sul da Itália, o prefeito, infeliz com o seu trabalho, resolve dar aulas de poesia para os presidiários. Lá, ele se torna amigo dois irmãos ladrões que desejavam liderar da máfia.
Leia a crítica.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais