Fique em casa: Festival Judaico faz prévia online com dois filmes

Mostra presencial ainda deve acontecer antes do fim do ano

São Paulo

A 24ª edição do Festival de Cinema Judaico terá um pré-evento com apresentação online de dois títulos e debates sobre eles. As sessões, gratuitas, acontecem sábado (15) e domingo (16), às 15h e 20h.

No primeiro dia (sábado, 15), acontece a exibição de "Mais que Especiais", título apresentado no Festival de Cannes do ano passado. Inspirado em fatos reais, o filme acompanha o trabalho de duas pessoas com jovens autistas sem recursos.

Após a sessão, às 17h30, ocorre um debate com a participação de Anna Glogowski, socióloga e produtora de cinema e TV, e Rubens Wajnsztejn, neuropediatra especializado em autismo. A mediação será de Daniela Wasserstein, diretora de Arte do Festival.

No dia seguinte (domingo, 16), será apresentado "Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-De-Rosa", da alemã Caroline Link —que venceu o Oscar de filme estrangeiro em 2003 por "Lugar Nenhum na África". O filme acompanha uma menina judia-alemã na Berlim de 1933, que vê de perto a ascensão de Hitler. O debate, novamente às 17h30, será com o crítico Cassio Starling e Claudia Dornbusch (professora da USP e pesquisadora de literatura e de cinema alemão), com mediação de Sylvia Lohn (coordenadora de cinema da Hebraica).

A inscrição para assistir aos filmes começa nesta terça (4) no site hebraica.org.br e vai até 13 de agosto, ou enquanto tiver vagas, que são limitadas. Os inscritos receberão, meia hora antes do início da sessão escolhida, o link da transmissão. Já os debates podem ser acessados livremente pelo canal do YouTube do MIS, sem necessidade de inscrição prévia.

O Festival de Cinema Judaico, que tradicionalmente acontece na primeira quinzena de agosto, foi adiado devido às medidas de isolamento decorrentes da pandemia de Covid-19. A previsão é de que aconteça até o final do ano, mas ainda não há definição de data. Em 2019, a 23ª edição do evento apresentou 33 filmes e teve um público de mais de 10 mil pessoas.

*

Mais que Especiais
Hors normes, França/Bélgica, 2019. Direção: Olivier Nakache e Éric Toledano. Com: Vincent Cassel, Reda Kateb e Hélène Vincent. 114 min.
Baseado em uma história real, mostra o trabalho em parceria de Stéphane Benhamou e de Daoud Tatou, criadores da Le Silence des Justes e da Le Relais IDF respectivamente, associações sem fins lucrativos que cuidam de jovens autistas e jovens de origem menos privilegiada.
Sáb. (15): 15h e 20h (leg).

Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa
Als Hitler das rosa Kaninchen stahl, Alemanha/Suíça, 2019. Direção: Caroline Link. Com: Riva Krymalowski, Marinus Hohmann e Carla Juri. 119 min.
Uma garota judia-alemã dá seus primeiros passos na vida adulta, à medida que os eventos mundiais se intrometem em sua rotina feliz e despreocupada. Aos 9 anos, Anna está muito ocupada com os trabalhos escolares e com os amigos para notar o rosto de Hitler nos cartazes estampados na Berlim de 1933. Quando seu pai desaparece e a família sai secretamente da Alemanha, a menina começa a entender que a vida nunca mais será a mesma.
Dom. (16): 15h e 20h (leg).

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais