Em versão online, 10ª Cinefantasy destaca filmes de terror e fantasia; veja a programação

Até 20 de setembro, programação apresenta 140 filmes; abertura será no Belas Artes Drive-in

São Paulo

A 10ª edição do Cinefantasy, o Festival Internacional de Cinema Fantástico, vai apresentar 140 filmes entre segunda (7) e 20 de setembro, todos na plataforma Belas Artes à La Carte.

Porém, a abertura do evento acontece um dia antes em evento presencial, com a pré-estreia de "O Cemitério das Almas Perdidas", novo filme de Rodrigo Aragão, no Belas Artes Drive-in, no domingo (6) --Aragão é tema de uma retrospectiva no festival, com outros cinco títulos.

São produções de 30 países, com novidades do gênero terror e fantasia --26 dos 140 filmes são longas.
De acordo com Eduardo Santana, diretor do festival, o alcance de público no novo formato é a "grande expectativa" da organização. A estimativa é de ter mais de 20 mil espectadores ao longo dos 14 dias de evento.

Em todos os programas do festival há representantes brasileiros. O país tem três longas e 32 curtas. A Espanha vem atrás, com 26 títulos, seguida da França, com 11.

Além do formato online, a edição do Cinefantasy traz duas novidades nas mostras competitivas. A primeira, Pequenos Fantásticos, exibirá curtas de fantasia para crianças a partir de três anos; já a FantasTeen terá filmes dedicados aos adolescentes.

Confira a seleção de longas em exibição na próxima semana no festival. Todos eles ficam disponíveis na plataforma até 20 de setembro.

LONGAS-METRAGENS

Animais Anônimos
Les Animaux Anonymes, França, 2020. Direção: Baptiste Rouveure. Com: Thierry Marcos, Aurélien Chilarski e Pauline Guilpain. 64 min.
O equilíbrio de poder entre homem e animal é invertido, e qualquer encontro com o dominante pode se tornar hostil.
Disponível de 7 a 20/9 no Belas Artes à La Carte.

Antrum – O Filme Mais Mortal Já Feito
Antrum – The Deadliest Film Ever Made, Canadá, 2018. Direção: Michael Laicini e David Amito. Com: Nicole Tompkins, Rowan Smyth e Dan Istrate. 95 min.
Duas crianças entram na floresta para tentar salvar a alma de seu cão falecido. Eles viajam para um lugar chamado "O Antro", onde se deparam com o diabo.
Disponível de 11 a 13/9 no Belas Artes à La Carte.

Cabrito
Brasil, 2019. Direção: Luciano de Azevedo. Com: Samir Hauaji, Fernanda Thuran e Ramon Brant. 80 min.
Dividido em três partes, o filme conta a história de um homem assombrado pelas pessoas que ama: o canibalismo do pai, a religiosidade excessiva da mãe e a obsessão pelo seu primeiro amor.
Disponível de 7 a 20/9 no Belas Artes à La Carte.

O Cemitério das Almas Perdidas
Brasil, 2020. Direção: Rodrigo Aragão. Com: Renato Chocair, Allana Lopes e Diego Garcias. 85 min.
No Brasil colonial, um jesuíta e seus seguidores são amaldiçoados a viver eternamente sob o solo de um cemitério. O longa de Rodrigo Aragão abre o festival neste domingo (6), no Belas Artes Drive-In.
Disponível seg. (7), das 18h às 23h59, no Belas Artes à La Carte.

Chamadas para os Sonhos
Call for Dreams, Israel/ França, 2018. Direção: Ran Slavin. Com: Mami Shimazaki, Yehezkel Lazarov e Yuval Robichek. 80 min.
Uma mulher publica um anúncio em um jornal de Tóquio. Seu objetivo é receber descrições de sonhos e fantasias de estranhos.
Disponível de 7 a 20/9 no Belas Artes à La Carte.

Diabo Vermelho
Diablo Rojo Pty, Panamá, 2019. Direção: Sol Charlotte e J. Oskura Nájera. Com: Carlos Carrasco, Leo Wiznitzer e Alejandra Araúz. 80 min.
Um motorista de ônibus é vítima de um feitiço misterioso e acaba perdido na selva. Ele, um assistente e dois policiais passam a viver uma aventura na qual terão que sobreviver diante de criaturas da noite --e o ônibus é o único refúgio.
Disponível de 7 a 20/9 no Belas Artes à La Carte.

Exílio
Exile, Grécia, 2019. Direção: Vassilis Mazomenos. Com: Stephen Kakavoulis, Dimitris Siganos e Angeliki Karistinou. 110 min.
Aris, um homem desesperado, está tentando sair do país com um barco quase naufragado. Depois de ser resgatado de um afogamento, ele volta como estrangeiro em seu próprio país em ruínas e precisa adotar a vida de um homem fora do sistema.
Disponível de 7 a 20/9 no Belas Artes à La Carte.

A Festa Silenciosa
La Fiesta Silenciosa, Argentina/Brasil, 2019. Direção: Diego Fried. Com: Jazmin Stuart, Gerardo Romano e Esteban Bigliardi. 87 min.
Horas antes de celebrar seu casamento, Laura sai sozinha para caminhar e se depara com uma festa. Ela dança e se diverte até o momento que um acontecimento violento muda drasticamente o rumo da noite.
Disponível de 18 a 20/9 no Belas Artes à La Carte.

George Hilton - O Mundo É dos Audazes
George Hilton - Il Mondo é Degli Audaci, Brasil/Itália, 2019. Direção: Daniel Camargo. Com: Manolo Bolognini, Enzo G. Castellari e Luigi Cozzi. 106 min.
Cinebiografia do ator uruguaio George Hilton, conhecido pelas atuações em filmes de western spaghetti.
Disponível de 7 a 20/9 no Belas Artes à La Carte.

Jim Botão e Lucas, o Maquinista
Jim Knopf Und Lukas Der Lokomotivführer, Alemanha, 2018. Direção: Dennis Gansel. Com: Henning Baum, Solomon Gordon e Annette Frier. 105 min.
Aventura épica de fantasiacom Jim Botão, um jovem órfão que viaja pelo mundo com seu melhor amigo Luke e uma maria-fumaça chamada Emma. Baseado no romance de Michael Ende.
Disponível de 7 a 20/9 no Belas Artes à La Carte.

Mareld
Idem, Suécia, 2019. Direção: Ove Valeskog. Com: Hanna Oldenburg, Viktor Åkerblom e Moa Malan. 94 min.
Uma equipe de filmagem parte em um catamarã para fazer um thriller. Eles se deparam com surpresas e, no final, não é possível distinguir entre realidade e ficção.
Disponível de 7 a 20/9 no Belas Artes à La Carte.

A Mulher da Foto
Woman of the Photographs, Japão, 2020. Direção: Takeshi Kushida. Com: Hideki Nagai, Itsuki Otaki e Toshiaki Inomata. 89 min.
Um fotógrafo misógino descobre as alegrias de amar uma mulher. Ela, por outro lado, está confusa sobre sua identidade e autoestima. Ele tenta ajudá-la em suas percepções de si mesma com suas habilidades de retoque fotográfico.
Disponível de 7 a 20/9 no Belas Artes à La Carte.

Na Pedreira
En el Pozo, Uruguai, 2018. Direção: Bernardo e Rafael Antonaccio. Com: Paula Silva, Augusto Gordillo e Rafael Beltrán. 82 min.
Quatro amigos decidem passar uma tarde de verão em uma pedreira abandonada, mas acabam vivendo uma experiência assustadora devido a acontecimentos sórdidos.
Disponível de 11 a 13/9 no Belas Artes à La Carte.

Nightshooters
Idem, Reino Unido, 2018. Direção: Marc Price. Com: Jean-Paul Ly, Doug Allen e Rosanna Hoult. 100 min.
Uma equipe de filmagem testemunha uma execução brutal de gangues e precisa fugir de uma horda violenta de criminosos determinados a erradicar as testemunhas.
Disponível de 7 a 20/9 no Belas Artes à La Carte.

Nogochi
Idem, Mali, 2019. Direção: Toumani Sangaré. Com: Aissata Boucary Maïga, Sibiri Traoré e Alexis Manenti. 88 min.
O filme conta a história de três protagonistas que compartilham um passado extraordinário: Sibiri, um jovem escravo emancipado, o coronel Pierre de Fontenoy, um renegado francês e Waraba, que quer vingar a morte da família.
Disponível de 11 a 13/9 no Belas Artes à La Carte.

O Patalarga
El Patalarga, Argentina, 2019. Direção: Mercedes Moreira. Com: Favio Posca, Peto Menahem e Ines Efron. 77 min.
As crianças de uma cidade são calmas e silenciosas. Não por escolha, mas por medo de um monstro lendário que captura aqueles que são flagrados fora de casa.
Disponível de 7 a 20/9 no Belas Artes à La Carte.

Revés
Adverse, EUA, 2019. Direção: Brian A. Metcalf. Com: Mickey Rourke, Penelope Ann Miller e Sean Astin. 94 min.
Um motorista de carro compartilhado, sofrendo de doença mental, descobre que sua irmã está em dívida com um perigoso sindicato do crime.
Disponível de 18 a 20/9 no Belas Artes à La Carte.

O Seu Amor de Volta (Mesmo que Ele Não Queira)
Brasil, 2018. Direção: Bertrand Lira. Com: William Muniz, Danny Barbosa e Marcélia Cartaxo. 82 min.
O documentário conta com a participação de quatro personagens que compartilham suas histórias sobre relacionamentos frustrados, abordando as mais diversas superstições e rituais realizados em busca do sucesso no amor.
Disponível de 7 a 20/9 no Belas Artes à La Carte.

Terminal Praia Grande
Brasil, 2019. Direção: Mavi Simão. Com: Áurea Maranhão e Rafael Lozano. 74 min.
Catarina decide recomeçar a vida em uma nova cidade. Enquanto faz compras para sua festa de despedida, reencontra Francisco, com quem teve uma relação interrompida em seu auge, quando ele desapareceu, alguns anos antes.
Disponível de 7 a 20/9 no Belas Artes à La Carte.

Tubarões Voadores
Sky Sharks, Alemanha, 2020. Direção: Marc Fehse. Com: Naomi Grossman, Tony Todd e Cary-Hiroyuki Tagawa. 102 min.
Uma equipe de geólogos descobre um antigo laboratório nazista na Antártida. No local, os alemães criaram tubarões mutantes com a capacidade de voar, montados por soldados geneticamente modificados. Para combater a ameaça, é convocada uma equipe de soldados zumbis norte-americanos saídos da Guerra do Vietnã.
Disponível de 7 a 20/9 no Belas Artes à La Carte.

A Voz do Pai
Az Úr Hangja, Hungria/Canadá, 2018. Direção: György Pálfi. Com: Csaba Polgár, Peterson Eric e Diána Kiss. 108 min.
Um jornalista húngaro inicia uma jornada rumo ao Estados Unidos na esperança de encontrar seu pai, um cientista que desapareceu na década de 1970, enquanto trabalhava num projeto militar ultrassecreto que examinava "vozes" vindas do espaço.
Disponível de 7 a 20/9 no Belas Artes à La Carte.

MOSTRAS COMPETITIVAS DE CURTAS-METRAGENS

Amador
Mostra dedicada a filmes realizados por cineastas amadores brasileiros. Oito títulos concorrem na categoria.

Animação
Sessão dedicada a curtas-metragens de animação. Concorrem 12 filmes produzidos em oito países.

Brasil Fantástico
Curtas-metragens produzidos no Brasil. "5 Estrelas", de Fernando Sanches (SP); "O Homem das Gavetas", de Duda Rodrigues (PE); "Mais uma Madrugada Fria", de Eduardo Basile (SP); "O Pequeno Chupa-dedo", de Emanuel Lavor e Pedro Buson (DF); "Sussurros", de Fabio Knoll (SP); "A Volta", de Flavio Langoni (RJ).

Espanha Fantástica
Sessão dedicada a curtas produzidos na Espanha, o segundo país com maior número de filmes inscritos no Cinefantasy. A categoria tem 11 títulos concorrendo.

Estudantes
Sessão exclusiva para estudantes brasileiros de cursos técnicos, livres e universitários. Oito títulos concorrem na categoria.

Fantasia
A categoria de filmes de fantasia apresenta sete títulos de seis países.

Fantasteen
Mostra estreante no Cinefantasy apresenta dez filmes de oito países voltados para o público infantojuvenil.

Fantástica Diversidade
Mostra de curtas com temática LGBT dentro do universo do cinema fantástico tem nove concorrentes.

Horror
Oito curtas-metragens de oito países diferentes concorrem na mostra de filmes de horror.

Mulheres Fantásticas
Nesta mostra, todos os nove filmes são dirigidos por mulheres de seis países.

Pequenos Fantásticos
Sessão de curtas-metragens dedicados ao público infantil. Nove títulos concorrem na categoria.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Retrospectiva Rodrigo Aragão
Apresentação dos cinco primeiros filmes do diretor. "As Fábulas Negras" (2015); "Mangue Negro" (2008); "Mar Negro" (2013); "A Mata Negra" (2018); "A Noite dos Chupacabras" (2011).

Mostra Fantlatam
Sessão de curtas e nove festivais da Aliança Latino Americana de Festivais de Cinema Fantástico. A mostra apresenta nove títulos representando festivais de seis países.​

Cinefantasy
Seg. (7) a 20/9, na plataforma de streaming Belas Artes à La Carte. Assinatura mensal a partir de R$ 9,90.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais