Saiba como assistir a cinco filmes dirigidos por cineastas indígenas brasileiros

Festival online exibe gratuitamente obras realizadas por artistas de diferentes povos

São Paulo

Até pouco tempo atrás, a regra no cinema brasileiro era retratá-los de maneira exótica e estereotipada. Mas isso vem mudanldo com o crescimento no número de cineastas indígenas no país, que levam às tela histórias e pontos de vista de diferentes povos.

O Inffinito Film Festival, que ocorre online e fica em cartaz até o dia 23 de outubro, traz uma seleção gratuita de longas e curta-metragens dirigidos e produzidas por indígenas.

São dez filmes, entre documentários e produções de ficção, com temas que abrangem temas como a espiritualidade e a cultura de cada povo, além do processo de colonização e a luta por direitos durante o governo de Jair Bolsonaro.

Confira abaixo cinco participantes da mostra para conhecer o cinema indígena contemporâneo do Brasil.

Até o Fim do Mundo
Brasil, 2019. Direção: Juma Gitirana Tapuya Marruá. 16 min.
Com montagem mais experimental, o curta-metragem reúne imagens de florestas e regiões urbanas da Bolívia e do Brasil para falar sobre o processo de colonização do território indígena. Para isso, a diretora Juma Gitirana Tapuya Marruá mistura elementos de ficção e de documentário, além do espanhol, do português e do idioma sikuani, de origem colombiana.


Meu Sangue é Vermelho (My Blood is Red)
Brasil, 2019. Direção: Guilherme Bolliger e Graciela Guarani. 86 min.
Reconhecido por seu povo pela coragem, o adolescente Werá mostra o talento musical como Kunumi MC ao lado do rapper Criolo, que o incentiva a cantar sobre a luta indígena. A voz de Kunumi acaba sintetizando as reivindicações de comunidades indígenas de todo o país, que sofrem com a violência e a falta de proteção institucional.

Nossa Alma Não Tem Cor
Brasil, 2019. Direção: Alexandre Pankararu. 22 min.
O documentário acompanha os encontros de uma rede de combate ao racismo contra povos indígenas no Brasil que foram organizados na Bahia, em 2018, após a eleição de Jair Bolsonaro. O filme também discute a relação entre os povos tradicionais da região e o chamado Opará rio mar (nome dado ao rio São Francisco), considerado crucial por ser uma importante fonte de recursos.


Teko Haxy – Being Imperfect
Brasil, 2018. Direção: Patricia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro. 40 min.
Uma cineasta indígena e uma antropóloga e artista visual não indígena filmam uma a outra e suas próprias intimidades. O resultado é um documentário que mostra afinidades e conflitos entre duas mulheres tão diferentes que reconhecem as suas imperfeições.


O Verbo Se Fez Carne
Brasil, 2019. Direção: Ziel Karapotó. 6 min.
Trechos da bíblia recitados por um pastor se misturam a sons de animais e às imagens do corpo do artista Ziel Karapotó no curta que busca evidenciar os impactos danosos da colonização europeia e da evangelização cristã sobre os povos indígenas.

*

Inffinito Film Festival - Mostra Indígena
Até 23/10 em inff.online. Grátis

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais