Nem só de documentários e de filmes de ficção é feita a 44ª Mostra Internacional de Cinema. O catálogo do evento, que acontece pela primeira vez online, tem uma série de animações.
Entre as principais, estão narrativas baseadas em fatos reais —é o caso de “Josep”, que retrata amizade entre dois homens em um campo de concentração nos anos 1930 na França. Já entre os brasileiros, um dos mais aguardados é “O Pergaminho Vermelho”, que conta a história de um mundo fantasioso, em que uma garota luta para salvar as crianças de pesadelos.
A seguir, confira dicas de animações que integram o festival. Neste ano, por causa da pandemia, a Mostra ocorre online, com os títulos disponibilizados virtualmente pela plataforma de streaming Mostra Play e ingressos a R$ 6 por exibição:
O Nariz ou a Conspiração dos Dissidentes
Rússia, 2020. Direção: Andrey Khrzhanovsky.
Misto de animação com ópera, o longa acompanha o governo de Josef Stálin na União Soviética com cenas inspiradas no clássico “O Nariz” (1836), de Nikolai Gógol. A trilha sonora é dos anos 1920, feita pelo compositor Dmitri Shostakovitch.
Mate-o e Deixe Esta Cidade
Polônia, 2019. Direção: Mariusz Wilczyński.
A animação lembra o clássico “Peter Pan”. Nela, o protagonista perde as pessoas mais importantes da sua vida e, para fugir dos problemas, se esconde nas próprias memórias onde todos estão vivos. Ao longo do tempo, uma cidade é construída na sua imaginação —até que ele descobre que a juventude eterna não existe e decide voltar ao mundo real.
O Pergaminho Vermelho
Brasil, 2020. Direção: Nelson Botter Jr.
Aos 13 anos, Nina descobre que todas as crianças estão tendo os mesmos pesadelos. Por isso, ela encontra um pergaminho vermelho que a leva ao mundo mágico dos sonhos e combate o Lorde Dark, o senhor dos pesadelos, com a ajuda de um grupo de heróis.
Josep
França/ Espanha/ Bélgica, 2020. Direção: Aurel.
A animação acompanha Josep Bartoli, um famoso ilustrador espanhol que fugiu da ditadura do seu país, em 1939, rumo à França. Durante o percurso, ele foi preso num campo de concentração construído pelo governo francês para deter refugiados. Lá, Bartoli se torna amigo de outro preso.
Comentários
Ver todos os comentários