Festival exibe só filmes dirigidos por mulheres e destaca Grace Passô e Clarice Lispector

Online e gratuita, mostra conta com 'Vaga Carne' e 'A Hora da Estrela', clássico de Suzana Amaral

São Paulo

Uma programação feita apenas com filmes dirigidos por mulheres. Essa é a proposta da segunda edição do Festival Internacional Mulheres no Cinema, o FIM20, começa nesta terça-feira (10) e vai até o dia 17. Online e gratuita, a mostra apresenta ainda número semelhante de produções assinadas por diretoras brancas e negras.

Entre os destaques, está uma homenagem à atriz, diretora e roteirista Grace Passô. Além disso, há uma programação dedicada à cineasta francesa Claire Denis e um tributo ao centenário do nascimento de Clarice Lispector.

Mineira radicada em São Paulo, Grace Passô exibe o média-metragem "Vaga Carne", adaptação do monólogo homônimo pelo qual ela conquistou o Prêmio Shell RJ e Cesgranrio em 2016. A atriz estreia também o curta "República", criado, dirigido e interpretado por ela em sua própria casa durante a pandemia da Covid-19. Passô também participa de uma mesa-redonda sobre os movimentos das mulheres negras nas artes e no cinema no Brasil.

Já a francesa Claire Denis, que tem trabalhos junto a diretores como Jacques Rivette, Costa-Gavras e Wim Wenders e conta atualmente com 14 longas próprios, é tema de uma aula. O enontro é medidado pelo educador Robert Milazzo, da Modern School of Film de Nova York. A conversa será transmitida no sábado (14), no canal do evento no YouTube.

Também será possível assistir a dois longas de Denis, "Deixe a Luz do Sol Entrar", de 2017, e "35 Doses de Rum", de 2008.

Juliette Binoche em Deixe a Luz do Sol entrar
Juliette Binoche em "Deixe a Luz do Sol Entrar" - Divulgação

O centenário de nascimento da escritora ucraniana naturalizada brasileira Clarice Lispector marca o início e o encerramento do festival. O longa "A Hora da Estrela", de 1985, de Suzana Amaral, abre a programação, enquanto o inédito "O Livro dos Prazeres", de Marcela Lordy, põe um ponto final no evento.

Acesse o site fimcine.com.br para conhecer a programação completa. Os filmes são exibidos na plataforma innsaei.tv.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais