Belas Artes exibe mostras com filmes clássicos e inéditos para tentar atrair o público

Com poucos clientes, cinema em SP aposta em projeto com 'Paris Texas' e 'Marketa Lazarová'

São Paulo

Mesmo autorizados a receber o público desde outubro do ano passado, os cinemas de São Paulo têm encontrado dificuldades em reconquistar os cinéfilos e os convencer a sair de casa.

O receio provocado pela pandemia e a agenda fraca de estreias são os principais motivos para isso, avalia André Sturm, diretor do Petra Belas Artes.

Visando atrair aqueles que já se sentem à vontade para sair ou estão animados com as vacinas contra o coronavírus, o cinema de rua resolveu dedicar uma de suas salas a mostras com títulos clássicos, premiados e até mesmo inéditos no Brasil.

"Claro que tem uma parte da população que não sai de casa, mas tem quem saia. Mas, como não encontram filmes atraentes, acabam não indo ao cinema", diz Sturm. "Pensamos que as mostras poderiam atrair as pessoas para rever ou conhecer grandes filmes."

Segundo o diretor do Belas Artes, as programações foram pensadas para celebrar efemérides e apresentar títulos relevantes e raros para o público. Nesta quinta, dia 21, estreia mostra em homenagem aos 60 anos da atriz alemã Nastassja Kinski, conhecida por trabalhar com Wim Wenders.

Kinski estrelou produções icônicas, como "Paris, Texas", de Wenders e "Tess", de Roman Polanski. "Selecionamos quatro filmes bem representativos da carreira dela, desde o primeiro, 'Movimento em Falso', em que ela era uma adolescente, até 'Tão Longe, Tão Perto', em que já é madura –ambos dirigidos por Wenders", conta Sturm.

Na semana seguinte, o público pode assistir a cinco dos dez melhores filmes do cinema tcheco, em mostra que celebra 28 anos da dissolução pacífica da antiga Tchecoslováquia, país que produziu grandes obras na década de 1960.

Entre os títulos exibidos estão o celebrado "Marketa Lazarová", de Frantisek Vlácil, considerado o maior filme tcheco de todos os tempos. O longa é inédito no circuito comercial brasileiro e é considerado uma raridade. A programação também traz "Trens Estritamente Vigiados", do cineasta Jiri Menzel, morto em setembro do ano passado.

A programação de mostras vai de quinta a domingo, com duas sessões diárias, e deve ser prolongada até o final de fevereiro, segundo Sturm. Os temas das semanas seguintes serão divulgados próximos das datas de estreia nas redes sociais do cinema.

Desde que foi reaberto, o Belas Artes adotou protocolo de segurança com medidas como a redução do número de ingressos vendidos, distanciamento entre as poltronas, obrigatoriedade de uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e higienização frequente dos espaços.

Confira a programação das mostras.

Petra Belas Artes
R. da Consolação, 2.423, Consolação, região central. R$ 30. cinebelasartes.com.br. Instagram @petrabelasartes

NASTASSJA KINSKI - 60 ANOS

O Fundo do Coração
EUA, 1981. Direção: Francis Ford Coppola. Com: Nastassja Kinski, Raul Julia, Teri Garr e Frederic Forrest. 14 anos.
No dia em que completariam cinco anos de união, um casal discute e decide acabar o relacionamento. É feriado na cidade e cada um sai para celebrar e conhecer novas pessoas, até que chega a hora de voltar para casa.
Sex. (22): 18h10; dom. (24): 15h30

Cena de "O Fundo do Coração" (1981), de Francis Ford Coppola
Cena de 'O Fundo do Coração' (1981), de Francis Ford Coppola - Divulgação

Movimento em Falso
Alemanha, 1975. Direção: Wim Wenders. Com: Rüdiger Vogler, Hanna Schygulla e Nastassja Kinski. 14 anos.
Um escritor faz uma viagem em busca de inspiração e conhece um grupo inusitado de pessoas que começam a o acompanhar. Certo dia, chegam a uma mansão e são recebidos por um homem simpático, mas que esconde um segredo.
Sex. (22): 15h30; dom. (24): 18h20; seg. (25): 15h30

Nastassja Kinski (ao centro) em cena de "Movimento em Falso" (1975), de Wim Wenders
Nastassja Kinski (ao centro) em cena de 'Movimento em Falso' (1975), de Wim Wenders - Divulgação

Paris, Texas
Alemanha/França/Reino Unido, 1984. Direção: Wim Wenders. Com: Harry Dean Stanton, Nastassja Kinski e Dean Stockwell. 14 anos.
Ao acordar sem memória no meio do deserto, Travis Henderson precisa se reconectar com a família. Ele é acolhido pelo irmão e pela cunhada, que cuidam de seu filho. Ao recuperar as lembranças, Travis vai em busca da mulher para tentar resolver sua vida.
Qui. (21): 15h30; sáb. (23): 19h. Seg. (25): 15h30


Tão Longe Tão Perto
Alemanha, 1993. Direção: Wim Wenders. Com: Otto Sander, Nastassja Kinski, Bruno Ganz e Willem Dafoe. 14 anos.
Sequência do aclamado "Asas do Desejo", de 1987, o filme retrata um anjo que tenta salvar a vida de uma jovem em Berlim e é punido por seu supervisor por violar as regras. Ele conta com a ajuda de um amigo que se tornou humano para resolver a situação.
Qui. (21): 19h; sáb. (23): 15h30

Nastassja Kinski em cena de "Tão Longe Tão Perto" (1993), de Wim Wenders
Nastassja Kinski em cena de 'Tão Longe Tão Perto' (1993), de Wim Wenders - Divulgação

MOSTRA DE CINEMA TCHECO

O Baile dos Bombeiros
Tchecoslováquia/Itália, 1967. Direção: Milos Forman. Com: Jan Vostrcil, Josef Sebánek e Josef Valnoha. 12 anos.
Numa cidade da então Tchecoslováquia, o Corpo de Bombeiros organiza festa de aniversário para o antigo chefe do departamento. Acontecimentos inesperados acabam com o clima da celebração.
Qui. (28): 18h10. Dom. (31): 15h30


Iluminação Íntima
Tchecoslováquia, 1966. Direção: Ivan Passer. Com: Zdenek Bezusek, Karel Blazek e Miroslav Cvrk. 14 anos.
Peter é um músico que retorna à sua cidade natal para tocar com um grupo liderado por seu melhor amigo. Ele chega à vila um dia antes do combinado e aproveita para se habituar.
Qui. (28): 15h30. Seg. (1º): 18h10


Marketa Lazarová
Tchecoslováquia, 1967. Direção: Frantisek Vlácil. Com: Josef Kemr, Magda Vásáryová e Nada Hejna. 12 anos.
Considerado o maior filme tcheco de todos os tempos, o longa conta a história da jovem Marketa Lazarová, que se prepara para entrar em um convento, mas é estuprada como vingança pelo fato de seu pai religioso se recusar a entrar em uma guerra.
Sex. (29): 18h10. Sáb. (30): 15h30


Trens Estritamente Vigiados
Tchecoslováquia, 1967. Direção: Jiri Menzel. Com: Vaclav Neckar, Josef Somr e Vlastimil Brodsky. 14 anos.
No final da Segunda Guerra Mundial, um jovem começa a trabalhar numa estação ferroviária da antiga Tchecoslováquia, onde se apaixona, conhece seu mentor e acaba se envolvendo no conflito.
Sex. (29): 15h30. Sáb. (30): 18h50


Viagem ao Fim do Universo
Tchecoslováquia, 1963. Direção: Jindrich Polák. Com: Zdenek Stepánek, Frantisek Smolík e Dana Medrická. 14 anos.
O filme se passa no futurístico ano de 2163, quando um grupo tem a missão de colonizar um novo planeta, mas encontra obstáculos ao longo da viagem espacial que põem a missão em risco.
Dom. (31): 18h40. Seg. (1º): 15h30

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais