Descrição de chapéu Filmes
Cinema

Estreias de cinema voltam com força em semana que marca pior momento da pandemia no Brasil

Entre os dez lançamentos em SP, há 'Judas e o Messias Negro' e documentário sobre Billie Eilish

São Paulo

Foi em outubro do ano passado que os cinemas de São Paulo retomaram as atividades, após quase sete meses fechados. De lá para cá, as estreias nas salas foram escassas. Se antes era comum dez novidades por semana, o número caiu pela metade. Houve semanas até sem estreia nenhuma.

Agora, porém, a programação voltou com força. São dez novos filmes e uma pré-estreia, com destaque para "Judas e o Messias Negro", indicado ao Globo de Ouro e aposta para o Oscar. Além dele, há o documentário sobre Billie Eilish, fenômeno da música pop. Há, ainda, o lançamento do filme "Depois a Louca Sou Eu", inspirado no livro de Tati Bernardi, colunista da Folha.

A Cinemark e a Playarte afirmam que o aumento no número de títulos novos ocorre por causa das distribuidoras, que estão com mais lançamentos na agenda. A maioria dos cinemas já estarem reabertos no país é outro fator que contribui para isso.

Enquanto salas de cinemas oferecem um catálogo de filmes aos moldes pré-pandemicos, o Brasil vive agora o pior momento da pandemia em mortes diárias. Tanto que São Paulo anunciou nesta quarta-feira, dia 24, um aumento na fiscalização de aglomerações. O estado assiste a uma alta no índice de internações.

Mas as novas medidas anunciadas pelo governador João Doria, do PSDB, não alteraram as programações de cinema nem o funcionamento das salas. Seguindo a fase atual do plano de quarentena estadual, eles podem funcionar até as 22h.

Se decidir ir ao cinema, lembre-se de sempre usar máscara, lavar as mãos, manter o distanciamento social e respeitar os demais protocolos de segurança. A pandemia ainda não acabou.

Confira a seguir os filmes que estreiam em São Paulo.

PRÉ-ESTREIAS

A Viúva das Sombras
Rússia, 2020. Direção: Ivan Minin. Com: Viktotiya Potemina, Anastasiya Gribova e Margarita Bychkova. 12 anos
Talvez o fato mais assombroso deste filme seja ele ter sido baseado em eventos reais. No longa, um grupo entra em uma floresta de São Petersburgo para resgatar um adolescente desaparecido. Mas, de repente, o contato com deles com a base é interrompido. A equipe começa a notar eventos sobrenaturais e passa a acreditar na lenda local que diz existir espíritos ali. Isso porque, nas últimas três décadas, vários moradores desapareceram —e os únicos corpos encontrados estavam nus.
Salas e horários.


ESTREIAS

Billie Eilish: The World's a Little Blurry
EUA, 2021. Direção: R. J. Cutler. 14 anos
Aos 19 anos, Billie Eilish fez história ao se tornar um fenômeno do pop que já ganhou seis prêmios Grammy. O documentário acompanha a jornada da cantora e conta com cenas na estrada, no palco e que mostram seus familiares e amigos próximos. Há ainda momentos divertidos dos bastidores da turnê de “When We All Fall Asleep, Where Do We Go?”.
Salas e horários.


Christabel
Brasil, 2018. Direção: Alex Levy-Heller. Com: Milla Fernandez, Lorena Castanheira e Alexandre Rodrigues. 14 anos
Baseado em um poema de Samuel Taylor Coleridge, o longa acompanha a vida de da jovem Christabel, que vive com seu pai, um homem que trabalha na zona rural. Uma mulher, que alega ter sido atacada por homens, aparece no local e se hospeda na casa da família. A presença da hóspede misteriosa acaba abalando as relações entre pai e filha.
Salas e horários.


Depois a Louca Sou Eu
Brasil, 2019. Direção: Julia Rezende. Com: Débora Falabella, Gustavo Vaz e Yara de Novaes. 16 anos
O filme é baseado no livro homônimo de Tati Bernardi, colunista da Folha. A história acompanha a jovem autêntica e intensa Dani, que enfrenta crises de ansiedade desde criança. Mergulhada na superproteção da mãe, em terapias e diferentes medicamentos, ela descobre que, na verdade, tem algo ainda mais comum: o medo deste mundo.
Salas e horários.


Judas e o Messias Negro
EUA, 2021. Direção: Shaka King. Com: Daniel Kaluuya, LaKeith Stanfield e Jesse Plemons. 16 anos
O filme narra a história dos Panteras Negras, seu líder carismático Fred Hampton e as tentativas do FBI de se infiltrar na organização. Aos 20 anos, Fred comandou o grupo e, aos 21, foi morto durante uma invasão da polícia no apartamento onde estava com outros membros da organização. O longa é uma das apostas para o Oscar e foi indicado ao Globo de Ouro pela atuação de Daniel Kaluuya, que interpreta Fred.
Salas e horários.
Leia a crítica.


Os Lobos do Leste
Japão, Reino Unido, Suiça e Brasil, 2016. Direção: Carlos Quintela. Com: Tatsuya Fuji, Shima Ohnishi e Masahiro Kobori. 12 anos
Faz mais de 100 anos que lobos não são encontrados nas montanhas japonesas de Higashiyoshino. Porém, um pescador local ainda acredita que os animais habitam o local. Para investigar, usa os recursos de uma associação de pescadores local —o que motiva sua demissão. Tempos depois, membros dessa associação encontram um lobo e decidem caçá-lo.
Salas e horários.
Leia a crítica.


Mais que Especiais
França e Bélgica, 2019. Direção: Olivier Nakache. Com: Vincent Cassel, Reda Kateb e Hélène Vincent. 12 anos
Dois amigos dividem a experiência de trabalhar em instituições dedicadas a jovens autistas de periferias. Eles têm a tarefa de treinar profissionais para cuidar de casos considerados complexos, com jovens rejeitados por outras organizações. Dos diretores de "Intocáveis" e "Samba", o longa recebeu sete indicações ao César em 2020 --o Oscar francês.
Salas e horários.


Minha Fortaleza, os Filhos de Fulano
Brasil, 2020. Direção: Tatiana Lohman. 14 anos
Dirigido pela premiada Tatiana Lohman, de “Slam: Voz do Levante”, o documentário retrata a realidade de famílias da periferia que são criadas sem a figura do pai —entre elas, a do rapper Negotinho e sua mãe, Vera.
Salas e horários.


Monster Hunter
Alemanha, China, Estados Unidos e Japão, 2020. Direção: Paul W. S. Anderson. Com: Milla Jovovic, Meagan Goo e Nanda Costa. 14 anos
O filme é baseado no videogame homônimo e conta no elenco com a brasileira Nanda Costa. A história acompanha a tenente Artemis e seus soldados, que são mandados para um novo mundo, onde travam guerras pela sobrevivência contra seres gigantes com poderes fantásticos.
Salas e horários.


O Mundo de Glória
França, 2019. Direção: Robert Guédiguian. Com: Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin e Gérard Meylan. 16 anos
A vida de Mathilda não poderia estar mais caótica quando sua filha nasce: o marido, que é motorista, tem problemas com taxistas, o pai acaba de sair da prisão e ela enfrenta problemas financeiros. A fim de ajudar a família, seu irmão tem a ideia de abrir um novo negócio.
Salas e horários.


PJ Harvey: Um Cão Chamado Dinheiro
Irlanda, Reino Unido, 2018. Direção: Seamus Murphy. 12 anos
O documentário acompanha a cantora e compositora PJ Harvey durante o processo de criação de um novo álbum. Em busca de inspiração, ela faz uma parceria com o fotógrafo Seamus Murphy. Juntos, viajam por Afeganistão, Kosovo e Washington. Enquanto ele faz imagens, ela coleta palavras.
Salas e horários.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais