Descrição de chapéu Filmes
Cinema

Cinemas de SP começam setembro com programação cheia e dez lançamentos

'Maligno', do mesmo diretor de 'Jogos Mortais', e 'A Última Floresta' são destaques

São Paulo

Com dez lançamentos nesta quinta-feira, dia 9, os cinemas de São Paulo começam setembro com um calendário de estreias cheio. O destaque é o aguardado terror "Maligno", filme de James Wan, cineasta conhecido por “Invocação do Mal”, “Sobrenatural” e “Jogos Mortais". Desta vez, ele invade o universo dos sonhos com pesadelos que, na verdade, são reais.

Inspirado na paralisia do sono, doença em que a pessoa fica incapacitada temporariamente de se mover ou de falar, o longa põe a atriz Annabelle Wallis na pele de Madison Mitchell, personagem que fica paralisada após ter visões de cruéis assassinatos.

Na contramão do terror de Wan, a comédia francesa "O Bom Doutor" conta como um entregador se tornou médico por acidente. Ainda no campo do acaso, a comédia romântica brasileira "Um Casal Inesperado" traz Nathalia Dill e Marcos Veras como um casal que se apaixona e se desapaixona facilmente.

Outro que aposta no romance é a produção de Hong Kong "Suk suk - Um Amor em Segredo", filme exibido no festival de Berlim. Entre os documentários, "Danças Negras" fala sobre o racismo na dança e como o ritmo da música africana representa o povo negro. Também sobre ancestralidade, "A Última Floresta" usa parte documentário e parte ficção para exibir os problemas vividos pelos povos indígenas nas florestas brasileiras.

Não custa lembrar que, apesar do avanço da vacinação e da flexibilização da quarentena, ainda estamos em uma pandemia. Use máscara, mantenha o distanciamento e siga as orientações sanitárias se for ao cinema.

Estreias

O Bom Doutor
Nesta comédia, um médico começa a fazer plantões noturnos —até que sofre um acidente de trânsito e fica impossibilitado de trabalhar. O entregador que o socorre no momento do acidente começa a substitui-lo no trabalho.
França, 2019. Direção: Tristan Séguéla. Com: Michel Blanc, Hakim Jemili e Solène Rigot. 12 anos

Um Casal Inseparável
Nathalia Dill e Marcos Veras vivem um casal nesta comédia romântica brasileira. Dill interpreta uma professora de vôlei que nunca pensou em se casar, enquanto Veras vive um rico pediatra. Após um relacionamento, eles se separam e têm de lidar com o término.
Brasil, 2021. Direção: Sérgio Goldenberg. Com: Nathalia Dill, Marcos Veras e Totia Meireles. 12 anos


Cidadãos do Mundo
Gravado em Roma, o filme conta a história de um professor aposentado, de um homem que recebe pensão e de um boêmio dono de uma loja. Com pouco dinheiro, os três decidem se mudar para um país mais barato, onde poderão gastar menos.
Itália, 2019. Direção: Gianni Di Gregorio. Com: Gianni Di Gregorio, Ennio Fantastichini e Giorgio Colangeli. 12 anos


Danças Negras
Após ser exibido em festivais e circuitos paralelos, o filme chega aos cinemas comerciais de São Paulo e explora os ritmos ligados a religiões de matriz africana a partir da dança e do corpo. Coreógrafos e pesquisadores mostram como a cultura negra foi vítima de racismo desde a escravidão.
Brasil, 2021. Direção: João Nascimento e Firmino Pitanga. 12 anos.

Cena do documentário 'Danças Negras', de João Nascimento e Firmino Pitanga
Cena do documentário 'Danças Negras', de João Nascimento e Firmino Pitanga - Reprodução

De Volta para Casa
O drama sobre um escritor que cuida da mãe com câncer equilibra imagens de San Francisco, no estado americano da Califórnia, onde o personagem vive, e suas memórias da Coreia do Sul. Enquanto cozinha um jantar coreano, ele lembra o passado.
EUA e Coreia do Sul, 2021. Direção: Wayne Wang. Com: Justin Chon, Jackie Chung e Christina July Kim. 12 anos.
Leia a crítica


Maligno
Dirigido por James Wan, cineasta que está por trás de “Invocação do Mal”, “Sobrenatural” e “Jogos Mortais”, a ficção apresenta Madison, uma mulher que fica paralisada após ter visões aterrorizantes. Com o tempo, ela descobre que essas imagens, na verdade, são visões de situações reais.
EUA, 2021. Direção: James Wan. Com: Annabelle Wallis, Maddie Hasson e Jake Abel. 16 anos.

Imagem do filme 'Maligno' de James Wan
Imagem do filme 'Maligno' de James Wan - Reprodução

Suk Suk - Um Amor em Segredo
Com uma história romântica entre dois homens mais velhos, o filme exibe as dificuldades de se construir um relacionamento homoafetivo em uma sociedade conservadora. Entre os momentos de afeto e recordações familiares, eles lutam pelo direito de se amarem livremente.
Hong Kong, 2021. Direção: Ray Yeung. Com: Tai-Bo, Ben Yuen e Patra Au. 14 anos
Leia a crítica


Patrulha Canina - O Filme
Inspirado no desenho infantil, a animação sobre cães falantes põe desta vez o filhote Ryder e seus amigos em uma investigação criminal em busca de evitar um desastre na cidade canina onde eles vivem.
EUA, 2021. Direção: Cal Brunker. Livre

Por que Você Não Chora?
Bárbara Paz vive uma mulher com transtorno borderline que, ao ser tratada por uma estagiária de psicologia, faz com que a terapeuta mude a maneira como enxerga o mundo. Baseado em fatos reais, o filme foi dirigido pela psicóloga Cibele Amaral.
Brasil, 2021. Direção: Cibele Amaral. Com: Bárbara Paz, Cristiana Oliveira e Elisa Lucinda. 14 anos


A Última Floresta
Vencedor do prêmio do público da mostra Panorama do festival de Berlim, “A Última Floresta” mistura documentário e ficção ao mostrar garimpos ilegais e o desflorestamento. O líder yanomami Davi Kopenawa participou da criação do roteiro.
Brasil, 2021. Direção: Luiz Bolognesi. Classificação: 14 anos
Leia a crítica

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais