Mostra Internacional de Cinema de SP exibe filmes clássicos restaurados e em alta definição

Longas como 'Deus e o Diabo na Terra no Sol', 'A Rainha Diaba' e 'A Mãe e a Puta' ganham sessões

São Paulo

Além de exibir uma seleção com os principais filmes do momento, muitos deles exibidos em festivais de cinema como Cannes, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo também conta com uma programação de filmes clássicos restaurados.

São títulos premiados ou que marcaram época no Brasil e em outros países e que retornam às telonas em sessões com imagens restauradas, algumas delas com qualidade 4K, bem superiores às versões em película produzidas das décadas de 1950 a 1990.

Pôster de Deus e o Diabo na Terra do Sol, filme de Glauber Rocha, design de Rogério Duarte
Pôster de 'Deus e o Diabo na Terra do Sol', filme de Glauber Rocha - Reprodução

O destaque é "Deus e o Diabo na Terra do Sol", filme central do cinema nacional, dirigido por Glauber Rocha em 1964. A nova versão digital do filme, restaurado a partir do negativo original em 35 mm, foi exibida no Festival de Cannes deste ano. Nos cinemas paulistanos, ele terá sessão única na quinta, dia 27, no Cinesesc.

Dois filmes do cineasta francês Jean Eustache, importante nome do pós-nouvelle vague, também integram a programação especial. São eles "A Mãe e a Puta", vencedor de um prêmio em Cannes, e "Meus Pequenos Amores", último longa que dirigiu.

Conheça a seguir quais serão os filmes restaurados exibidos na 46ª Mostra para se programar na hora de montar a lista. E saiba aqui como comprar ingressos para o evento.

Agulha no Palheiro
Uma garota ingênua do interior de Minas Gerais vai ao Rio de Janeiro à procura de um homem que conheceu. Chegando lá, descobre que o endereço que tinha é falso —e, para piorar, ela está grávida. Seus parentes então saem em busca do rapaz. O problema é que ele tem um nome muito comum: José da Silva, e achá-lo é como procurar uma agulha no palheiro.
Brasil, 1953. Direção: Alex Viany. Com: Fada Santoro, Doris Monteiro e Jackson de Souza. Livre. Próxima sessão: sáb. (29), às 18h, na Cinemateca


Bratan
Farukh, de 17 anos, e Fatsy, de sete, são irmãos que foram criados pela avó em uma pequena cidade no Tadjiquistão desde que os pais se separaram. A dupla decide procurar pelo pai, que mora e trabalha como médico em um município distante. Para isso, eles pegam um trem que atravessa montanhas e vilarejos, até a fronteira afegã.
União Soviética, 1991. Direção: Bakhtyar Khudojnazarov. Com: Timur Tursunov, Firus Sasaliyev e N. Arifova. 12 anos. Próxima sessão: qua. (26), às 20h, no CCSP

Cena do filme 'Bratan', de Bakhtyar Khudojnazarov
Cena do filme 'Bratan', de Bakhtyar Khudojnazarov - Divulgação

Deus e o Diabo na Terra no Sol
O clássico de Glauber Rocha aborda o cangaço do sertão nordestino ao seguir o vaqueiro Manuel, que mata o patrão para se vingar. Ele entra numa jornada de sobrevivência pelo sertão, mas acaba caindo de desgraça em desgraça, como quando encontra um líder religioso fanático e um cangaceiro comparsa de Lampião.
Brasil, 1964. Direção: Glauber Rocha. Com: Geraldo del Rey, Yoná Magalhães e Othon Bastos. 12 anos. Próxima sessão: qui. (27), às 18h, no Cinesesc


A Mãe e a Puta
Jean-Pierre Léaud, conhecido por protagonizar filmes de François Truffaut, interpreta um jovem desocupado que vive com a amante, Marie, e passa o tempo vagando por Paris. Um dia, ele conhece uma enfermeira, Veronika, com quem começa um caso. Considerado polêmico na época ao tratar de um triângulo amoroso, o longa ganhou o prêmio do júri em Cannes.
França, 1973. Direção: Jean Eustache. Com: Bernadette Lafont, Jean-Pierre Léaud e Françoise Lebrun. 16 anos. Próxima sessão: dia 31, às 15h, na Cinemateca


Meus Pequenos Amores
Também dirigido pelo francês Jean Eustache, acompanha Daniel, um garoto que mora com a avó em uma cidade rural. Depois de concluir a escola, ele precisa morar com a mãe, uma costureira que vive com o namorado em um apartamento apertado no sul da França. Na metrópole, ele deixa a inocência de lado e aprende a trabalhar, amar e amadurecer.
França, 1974. Direção: Jean Eustache. Com: Martin Loeb, Ingrid Caven e Dionys Mascolo. 14 anos. Próxima sessão: qui. (27), às 16h45, no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca


A Rainha Diaba
Estrelado por Milton Gonçalves, morto neste ano, o filme tem exibição única nesta terça, dia 25. O ator vive um marginal gay chamado Rainha Diaba, que controla com mão de ferro o crime organizado e o tráfico de drogas de uma região no Rio de Janeiro, do quarto dos fundos de um bordel. Para evitar que um de seus comparsas seja pego pela polícia, ele resolve inventar um bandido perigoso para entregá-lo no lugar.
Brasil, 1973. Direção: Antonio Carlos da Fontoura. Com: Milton Gonçalves, Odete Lara e Stepan Nercessian. 16 anos. Próxima sessão: ter. (25), às 21h10, no Cinesesc

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais