Mostra de Cinema de SP chega ao último dia; assista a 10 filmes para se despedir do festival

Esta quarta é a última chance de ver longas como 'Triângulo da Tristeza' e 'Armageddon Time'

São Paulo

Depois de duas semanas de uma maratona que exibiu 223 filmes, a 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo chega ao fim nesta quarta-feira, dia 2, feriado de Finados.

O evento levou cinéfilos às salas da capital paulista em uma edição marcada pelo retorno presencial aos cinemas, que estão liberados para ocupar a capacidade total das salas. Antes houve dois anos de programação online e feita de forma híbrida por causa da pandemia de Covid-19.

Cena do filme 'Triângulo da Tristeza', do cineasta sueco Ruben Östlund
Cena do filme 'Triângulo da Tristeza', dirigido por Ruben Östlund - Divulgação

O último dia de Mostra traz 50 filmes na programação, muitos deles premiados em festivais de cinema mundo afora e que ainda não têm previsão de estrear nas telas paulistanas.

Esta será a última chance de assistir a títulos como "Triângulo da Tristeza", dirigido por Ruben Östlun e vencedor da Palma de Ouro, e "Armageddon Time", de James Gray, que tem no elenco nomes como Anne Hathaway e Anthony Hopkins. Os títulos estiveram entre os mais disputados.

A sessão de encerramento vai exibir "Até os Ossos", em que o cineasta Luca Guadagnino conta a história de dois jovens canibais, estrelada por Timothée Chalamet. A projeção também promete ser concorrida.

Nesta quarta-feira, ingressos só podem ser comprados diretamente nas bilheterias dos cinemas. Mesmo que o filme apareça como esgotado no aplicativo da Mostra e no site Velox Tickets, há uma cota de 10% dos ingressos garantida na venda presencial. A dica é chegar cedo.

Este é também o último dia para assistir à programação online, que disponibiliza 17 filmes de graça nas plataformas Sesc Digital e Spcine Play. Já o Sesc 24 de Maio faz as últimas exibições de curtas em realidade virtual, também gratuitas.

Para ajudar na hora de escolher o que ver na despedida da 46ª Mostra, confira uma seleção com dez filmes imperdíveis a seguir. Boa sessão.

Armageddon Time
Estrelado por Anne Hathaway e Anthony Hopkins, é Inspirado na infância do cineasta James Gray e fala sobre desigualdade racial e amadurecimento a partir da amizade entre um garoto branco e um negro.
EUA, Brasil, 2022. Direção: James Gray. Com: Anne Hathaway, Anthony Hopkins e Jeremy Strong. Livre. Qua. (2), às 16h, no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca
Leia a crítica


Até os Ossos
Taylor Russell, de "Escape Room", interpreta uma garota que gosta de comer carne humana. Ela é abandonada pelo pai e decide procurar a mãe, a quem não vê desde a infância. No caminho, cruza com um andarilho com o mesmo comportamento peculiar, papel de Timothée Chalamet.
Estados Unidos, 2022. Direção: Luca Guadagnino. Com: Taylor Russell, Timothée Chalamet e Mark Rylance. 16 anos. Qua. (2), às 21h30 e 22h, no Espaço Itaú de Cinema Augusta


Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades
Dirigido pelo cineasta mexicano Alejandro G. Iñárritu, o longa exibido em Veneza segue um jornalista que retorna ao seu país natal, o México, após receber um prêmio em Los Angeles e entrar numa crise existencial.
México, 2022. Direção: Alejandro G. Iñárritu. Com: Daniel Giménez Cacho, Griselda Siciliani e Ximena Lamadrid. 18 anos. Qua. (2), às 20h45, no Cine Marquise


Com Amor e Fúria
De Claire Denis, é ambientado em Paris e narra a história dos apaixonados Sarah e Jean. Eles moram juntos há anos e vivem um relacionamento que parece ir bem. Até que um dia Sarah cruza com François, a quem ela abandonou.
França, 2022. Direção: Claire Denis. Com: Juliette Binoche, Vincent Lindon e Grégoire Colin. 16 anos. Qua. (2), às 14h, no Espaço Itaú de Cinema Augusta


A Esposa de Tchaikovsky
Exibido em Cannes, retrata o compositor russo Tchaikovsky como um homem gay que tenta fugir da mulher após se arrepender do casamento. O músico aceita se casar com a jovem aristocrata Antonina Miliukova para acabar com os rumores.
Rússia, França, Suíça, 2022. Direção: Kirill Serebrennikov. Com: Alyona Mikhailova, Odin Lund Biron e Miron Fedorov. 16 anos. Qua. (2), às 20h30, no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca


As Oito Montanhas
Conta a história da amizade de dois garotos ao longo de duas décadas. Pietro vive na cidade, Bruno mora numa vila isolada em montanhas. Eles se conhecem na Itália quando são crianças e, conforme o tempo passa, a dupla se cruza e se afasta enquanto tenta manter os laços.
Itália, Bélgica, França, 2022. Direção: Felix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch. Com: Luca Marinelli, Alessandro Borghi e Elena Lietti. 14 anos. Qua. (2), às 18h40, no Reserva Cultural


Regra 34
Simone é uma jovem negra e defensora pública que defende mulheres em casos de abuso. Para bancar os estudos de um concurso público, ela trabalha como camgirl. Vencedor do Leopardo de Ouro em Locarno.
Brasil, França, 2022. Direção: Julia Murat. Com: Sol Miranda, Lucas Andrade e Lorena Comparato. 16 anos. Qua. (2), às 14h, no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca
Leia a crítica


Sem Ursos
O filme iraniano conta duas histórias de amor em paralelo. Em uma delas, uma garçonete conhece um homem que consegue um passaporte roubado para ela, com o qual poderá viajar para a Europa. Em ambos os casos, os amantes são afetados por obstáculos maiores do que eles.
Irã, 2022. Direção: Jafar Panahi. Com: Jafar Panahi, Naser Hashemi e Vahid Mobaseri. 14 anos. Qua. (2), às 14h, no Reserva Cultural
Leia a crítica


The Kingdom Exodus
A série criada por Lars von Trier na década de 1990 e retomada agora se passa em um hospital assombrado na Dinamarca. Em uma noite de sonambulismo, uma idosa vai parar em frente ao local e tenta buscar respostas para questões não resolvidas do próprio seriado.
Dinamarca, 2022. Direção: Lars von Trier. Com: Bodil Jorgensen, Mikael Persbrandt e Tuva Novotny. 18 anos. Qua. (2), às 18h40, no Espaço Itaú de Cinema Augusta


Triângulo da Tristeza
Dois modelos e influenciadores digitais são convidados para um cruzeiro luxuoso, mas o navio naufraga após uma tempestade. O casal então se vê largado em uma ilha deserta com uma faxineira e um grupo de milionários.
Suécia, França, Grécia, Dinamarca, 2022. Direção: Ruben Östlund. Com: Harris Dickinson, Charlbi Dean e Woody Harrelson. 16 anos. Qua. (2), às 20h30, no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca
Leia a crítica

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais