Descrição de chapéu melhor cinema de sp
Cinema

Dolby Atmos tem melhor som dos cinemas de SP pela sexta vez, segundo avaliação da Folha

Sistema conta com caixas até no teto e já está em 4 salas de SP

São Paulo

Infelizmente, "Top Gun: Maverick", vencedor do Oscar de melhor som, não estava mais em cartaz em nenhuma das salas equipadas com Dolby Atmos durante a visita da reportagem para esta avaliação dos melhores cinemas.

Logo do Dolby Atmos em uma sala de cinema
Sala de cinema do Cine Marquise, com o sistema da Dolby Atmos, eleito o melhor som. - (Adriano Vizoni/Folhapress)

O sistema de som superior da Dolby foi escolhido pela sexta vez como o que tem de melhor na cidade e já está disponível em quatro salas por aqui: as duas Xplus da rede UCI (Jardim Sul 9 e Santana Parque Shopping 8), a sala Cinepic, do Cinesystem Morumbi Town, e o Cine Marquise 1, dentro do Conjunto Nacional, na av. Paulista.

Nessas salas, a sensação é de estar envolvido pelo som por todos os lados. Isso acontece porque caixas são espalhadas pelo ambiente da sala, inclusive no teto, para dar a sensação de 360º ao redor do espectador.

"Cada sala é diferente da outra, nas quais tamanho, espaço e altura da sala contam. Até o tamanho da ‘caixa de som’ é dimensionado para isso", diz Marcelo Lima, proprietário do Cine Marquise. De acordo com Lima, o desenvolvimento da sala 1 foi feito com 48 caixas de som, 12 delas no teto.

Nas amplas salas Xplus do Jardim Sul e do Santana Parque Shopping o sistema conta com 54 caixas de som. Já a assessoria do Cinesystem Morumbi Town —que fica do outro lado da rua do Jardim Sul— informa que a sala Cinépic (a 3) chega a 31 mil watts de potência.

Porém, não são todos os filmes que são mixados para o Dolby Atmos. Portanto é possível que o espectador sinta alguma diferença entre um filme e outro, mesmo que seja visto na mesma sala.

Um exemplo aconteceu na primeira visita da reportagem às salas do Jardim Sul e do Cinesystem, que exibiam uma sessão especial de "Titanic", de James Cameron. Filmado em 1997, o longa-metragem é bem anterior à implantação do Atmos, que nasceu apenas em 2012.

Com programação que mescla títulos mais comerciais com outros do circuito de arte, o Cine Marquise também exibe muitos filmes na sala que não oferecem a versão Dolby Atmos.

A reportagem acompanhou na sala da avenida Paulista uma sessão de "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania", este, sim, mixado com o sistema de som imersivo.

Em superproduções recentes, como "Creed 3" e "Avatar: O Caminho da Água", é mais comum encontrar o Atmos.

Em uma segunda visita à sala Xplus do Jardim Sul, foi usado um aplicativo de celular para medir a intensidade do som na sessão de "Homem-Formiga". O resultado do decibelímetro chegou a 105 decibéis, o que o aplicativo classificou entre o som de uma motocicleta (100 decibéis) e o que chamavam de "limiar da dor" (120 decibéis).

"Pânico 6", no Marquise, e "Shazam! Fúria dos Deuses", no Cinesystem e nas salas Xplus, são os títulos em cartaz mixados em Dolby Atmos.

E Lima avisa que o novo "John Wick 4: Baba Yaga", com estreia marcada para a próxima quinta-feira (23), terá a versão em Dolby Atmos. Boa notícia para quem quiser ouvir com detalhes a pancadaria e a chuva de tiros oferecidos pela franquia de sucesso estrelada por Keanu Reeves.

Já para ver (e ouvir) os caças de "Top Gun", o jeito agora é investir no home theater.


ONDE ENCONTRAR SALAS COM DOLBY ATMOS:
Cine Marquise 1

Av. Paulista, 2.073, Bela Vista, região central, tel. 2164-7790


Cinesystem Morumbi Town 3
Av. Giovanni Gronchi, 5.819, Vila Andrade, tel. 2164-7711


Jardim Sul UCI 9
Av. Giovanni Gronchi, 5.930, Vila Andrade, tel. 3740-6946


Santana Pq. Shopping UCI 8
R. Cons. Moreira de Barros, 2.780, Lauzane Paulista, região norte, tel. 3131-2211


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais