Infelizmente, "Top Gun: Maverick", vencedor do Oscar de melhor som, não estava mais em cartaz em nenhuma das salas equipadas com Dolby Atmos durante a visita da reportagem para esta avaliação dos melhores cinemas.
O sistema de som superior da Dolby foi escolhido pela sexta vez como o que tem de melhor na cidade e já está disponível em quatro salas por aqui: as duas Xplus da rede UCI (Jardim Sul 9 e Santana Parque Shopping 8), a sala Cinepic, do Cinesystem Morumbi Town, e o Cine Marquise 1, dentro do Conjunto Nacional, na av. Paulista.
Nessas salas, a sensação é de estar envolvido pelo som por todos os lados. Isso acontece porque caixas são espalhadas pelo ambiente da sala, inclusive no teto, para dar a sensação de 360º ao redor do espectador.
"Cada sala é diferente da outra, nas quais tamanho, espaço e altura da sala contam. Até o tamanho da ‘caixa de som’ é dimensionado para isso", diz Marcelo Lima, proprietário do Cine Marquise. De acordo com Lima, o desenvolvimento da sala 1 foi feito com 48 caixas de som, 12 delas no teto.
Nas amplas salas Xplus do Jardim Sul e do Santana Parque Shopping o sistema conta com 54 caixas de som. Já a assessoria do Cinesystem Morumbi Town —que fica do outro lado da rua do Jardim Sul— informa que a sala Cinépic (a 3) chega a 31 mil watts de potência.
Porém, não são todos os filmes que são mixados para o Dolby Atmos. Portanto é possível que o espectador sinta alguma diferença entre um filme e outro, mesmo que seja visto na mesma sala.
Um exemplo aconteceu na primeira visita da reportagem às salas do Jardim Sul e do Cinesystem, que exibiam uma sessão especial de "Titanic", de James Cameron. Filmado em 1997, o longa-metragem é bem anterior à implantação do Atmos, que nasceu apenas em 2012.
Com programação que mescla títulos mais comerciais com outros do circuito de arte, o Cine Marquise também exibe muitos filmes na sala que não oferecem a versão Dolby Atmos.
A reportagem acompanhou na sala da avenida Paulista uma sessão de "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania", este, sim, mixado com o sistema de som imersivo.
Em superproduções recentes, como "Creed 3" e "Avatar: O Caminho da Água", é mais comum encontrar o Atmos.
Em uma segunda visita à sala Xplus do Jardim Sul, foi usado um aplicativo de celular para medir a intensidade do som na sessão de "Homem-Formiga". O resultado do decibelímetro chegou a 105 decibéis, o que o aplicativo classificou entre o som de uma motocicleta (100 decibéis) e o que chamavam de "limiar da dor" (120 decibéis).
"Pânico 6", no Marquise, e "Shazam! Fúria dos Deuses", no Cinesystem e nas salas Xplus, são os títulos em cartaz mixados em Dolby Atmos.
E Lima avisa que o novo "John Wick 4: Baba Yaga", com estreia marcada para a próxima quinta-feira (23), terá a versão em Dolby Atmos. Boa notícia para quem quiser ouvir com detalhes a pancadaria e a chuva de tiros oferecidos pela franquia de sucesso estrelada por Keanu Reeves.
Já para ver (e ouvir) os caças de "Top Gun", o jeito agora é investir no home theater.
ONDE ENCONTRAR SALAS COM DOLBY ATMOS:
Cine Marquise 1
Av. Paulista, 2.073, Bela Vista, região central, tel. 2164-7790
Cinesystem Morumbi Town 3
Av. Giovanni Gronchi, 5.819, Vila Andrade, tel. 2164-7711
Jardim Sul UCI 9
Av. Giovanni Gronchi, 5.930, Vila Andrade, tel. 3740-6946
Santana Pq. Shopping UCI 8
R. Cons. Moreira de Barros, 2.780, Lauzane Paulista, região norte, tel. 3131-2211
Comentários
Ver todos os comentários