Veja como maratonar os filmes indicados ao Oscar no cinema antes da cerimônia

Nove das dez obras que concorrem à estatueta principal estão em cartaz em São Paulo

São Paulo

Cinéfilos mais implacáveis provavelmente já ticaram como visto a maioria —ou todos— dos títulos indicados para o Oscar de 2023, anunciados em janeiro.

Se você estava mais distraído e ainda não conseguiu ver nada, não se preocupe. Antes da cerimônia, marcada para domingo (12), às 21h, é possível ver vários dos principais indicados —ou todos, com algum esforço.

A rede UCI inclusive vai dar uma ajudinha, exibindo títulos que já tinham saído de cartaz, como "Elvis", com ingressos promocionais até sexta (10), por R$ 10.

Cena do filme 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo'
Cena do filme 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo' - Divulgação

Confira a seguir a sugestão de maratonas antes de preencher o seu bolão.

Melhor filme

SEXTA (‘Top Gun: Maverick’, ‘Elvis’ e ‘Os Fabelmans’)

Dá para ver nove dos dez indicados a melhor filme (o décimo, "Nada de Novo no Front", está em cartaz a qualquer hora, em qualquer dia, na Netflix). A dica é começar a sexta-feira no cinema da UCI para aproveitar a promoção do Oscar Day, com ingresso dos indicados por R$ 10. Para começar o Oscar com piruetas aéreas, "Top Gun: Maverick" (6 indicações), às 14h, no Anália Franco 5 ou Jardim Sul 7. Na sequência, nem é preciso trocar de sala para, às 16h40, acompanhar o agito de "Elvis" (8 indicações), de Baz Luhrmann. Para finalizar o dia, o singelo "Os Fabelmans" (7 indicações), título mais pessoal da carreira de Steven Spielberg, às 20h40, no Anália Franco 4 ou Jardim Sul 8.

UCI Anália Franco - Av. Reg. Feijó, 1.739, Anália Franco, região leste
UCI Jardim Sul - Av. Giovanni Gronchi, 5.819, Vila Andrade, região sul


SÁBADO (‘Os Banshees de Inisherin’, 'Triângulo da Tristeza’ e ‘Avatar: O Caminho das Águas’)

Depois de estrear em dezembro do ano passado em várias salas, "Avatar: O Caminho das Águas" (4 indicações) só está em cartaz legendado no Cinesystem Morumbi Town, às 21h10. Então, se você não mora por aquelas bandas, a maratona do sabadão vai exigir algum deslocamento. A ideia é começar o dia depois do almoço, no Kinoplex Itaim, com uma sessão do longa de humor ácido "Os Banshees de Inisherin" (9 indicações), às 15h10, na sala VIP, porque ninguém é de ferro. Depois, continue no complexo para uma sessão do longa de humor ácido "Triângulo da Tristeza" (3 indicações) —e aí é só encerrar o dia com muita água e criaturas azuis.

Kinoplex Itaim - R. Joaquim Floriano, 462, Itaim Bibi, região sul
Cinesystem Morumbi Town - Av. Giovanni Gronchi, 5.930, Vila Andrade, região sul

DOMINGO (‘Tár’, ‘Entre Mulheres’ e ‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’)

Ficou para o dia da cerimônia filmes focados em personagens femininas. Dá para ficar na região da Paulista e começar cedinho, com uma sessão às 11h de "Tár" (6 indicações), drama de Todd Field com Cate Blanchett, no Cine Marquise. Na sequência, a sugestão é "Entre Mulheres" (2 indicações), às 15h30, no anexo do Espaço Itaú Augusta —dá até para comer algo antes no Café Fellini, que não fechou. Para encerrar a maratona, o longa com mais nomeações e favorito ao Oscar principal: "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" (11 indicações), às 18h10, no Petra Belas Artes. Pronto, ainda dá tempo de chegar em casa e pegar a cerimônia no início.

Cine Marquise - Av. Paulista, 2.073, Cerqueira César, região central
Espaço Itaú de Cinema Augusta Anexo - R. Augusta, 1.470, Consolação, região central
Petra Belas Artes - R. da Consolação, 2.423, Consolação, região central

Supermaratona - Outros indicados

Se você já está rigorosamente em dia com os indicados a melhor filme, restam outros quatro títulos em cartaz, nomeados em outras categorias. É possível combiná-los, mas precisa estar com o fôlego cinematográfico em dia. Lá vai: para começar, "Aftersun", com o ótimo Paul Mescal (melhor ator), às 13h30, no anexo do Espaço Itaú Augusta. Em seguida, dá para ir a pé até o Itaú Frei Caneca, único lugar que ainda exibe o longo "Babilônia" (trilha sonora, direção de arte e figurino), às 16h. Retorne para o anexo para uma sessão às 19h30 de "Close" (filme internacional). Para encerrar, é só atravessar a rua em tempo de ver Brendan Fraser em "A Baleia" (ator, atriz coadjuvante e maquiagem), às 21h30. E ainda dá para voltar para casa de metrô.

Espaço Itaú de Cinema Augusta Anexo - R. Augusta, 1.470, Consolação, região central
Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca - R. Frei Caneca, 569, Consolação, região central

Confira a lista completa dos indicados ao Oscar 2023.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais