Descrição de chapéu Filmes
Cinema

Oscar: Onde assistir a 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo' e outros vencedores do prêmio

Premiados como 'Nada de Novo no Front' e 'Top Gun: Maverick' estão no streaming

-
São Paulo

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou os vencedores do Oscar, mais importante prêmio da indústria de cinema americana, neste domingo (12). "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" foi o grande destaque e levou sete estatuetas, entre elas, a de melhor filme.

Michelle Yeoh em cena do filme 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo'
Michelle Yeoh em cena do filme 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo' - Divulgação

O longa "Nada de Novo no Front" foi outro dos principais premiados e recebeu quatro troféus, como o de melhor filme internacional. Boa parte dos ganhadores já podem ser vistos no streaming ou estão em cartaz nas salas de cinema paulistanas.

Da lista, o único que não está disponível nas plataformas de streaming no Brasil é "An Irish Goodbye", eleito o melhor curta-metragem. Saiba onde assistir aos vencedores do Oscar a seguir.

Melhor filme; melhor atriz; melhor ator coadjuvante; melhor atriz coadjuvante; melhor direção; melhor roteiro original; melhor montagem

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
O filme brinca com o multiverso e conta a história de uma imigrante chinesa nos Estados Unidos, que tem de controlar diferentes versões de si mesma em vários planos para salvar o mundo e sua família.
Estados Unidos, 2022. Direção: Daniel Scheinert e Daniel Kwan. Com: Jamie Lee Curtis, Michelle Yeoh, Ke Huy Quan e Stephanie Hsu. 14 anos. No Amazon Prime Video


Melhor filme internacional; melhor fotografia; melhor trilha sonora; melhor direção de arte

Nada de Novo no Front
Baseado no livro homônimo de Erich Maria Remarque, o longa segue a trajetória de um adolescente alemão que se alista no Exército para lutar na Primeira Guerra Mundial. O jovem descobre a realidade brutal no fronte das trincheiras contra os franceses.
Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido. Direção: Edward Berger. Com: Felix Kammerer, Albrecht Schuch e Aaron Hilmer. 16 anos. Disponível na Netflix


Melhor ator; melhor cabelo e maquiagem

A Baleia
Um professor com obesidade severa, condição que lhe rende diversos problemas de saúde, tenta se reconectar com a filha adolescente, depois depois de anos de ausência.
Estados Unidos, 2022. Direção: Darren Aronofsky. Com: Brendan Fraser, Sadie Sink e Hong Chau. 14 anos. Nos cinemas


Melhor roteiro adaptado

Entre Mulheres
O longa de Sarah Polley acompanha uma comunidade religiosa de mulheres que vivem isoladas. Depois de passarem por uma série de violências sexuais, elas precisam decidir a forma de enfrentar o grupo de agressores.
Estados Unidos, 2023. Direção: Sarah Polley. Com: Jessie Buckley, Rooney Mara e Ben Whishaw. 14 anos. Nos cinemas


Melhor animação

Pinóquio
Guillermo del Toro apresenta uma releitura sombria e distorcida do famoso conto de fadas de Carlo Collodi sobre o boneco de madeira que sonha em se tornar um menino de verdade. Quando Pinóquio ganha vida, ele se torna um menino muito travesso. Mas acaba aprendendo algumas lições ao longo de sua jornada.
Estados Unidos, 2022. Direção: Guilherme del Toro e Mark Gustafson. 12 anos. Na Netflix


Melhor documentário

Navalny
Registra a história de Alexei Navalny, opositor do governo russo que foi preso, episódio que acarretou uma revolta popular na Rússia. Em 2020, depois de ser solto, ele bebeu água em um voo para a Alemanha. Ao posar, foi constatado que o líquido estava envenenado.
Estados Unidos, 2022. Direção: Daniel Roher. Na HBO Max


Melhores efeitos visuais

Avatar: O Caminho da Água
Na continuação, os protagonistas Jake e Ney'tiri formam uma família e precisam enfrentar os conflitos gerados por seus papéis na tribo. Ao mesmo tempo, uma antiga ameaça os faz explorar outras regiões de Pandora em busca de uma aliança com os Na’vi que vivem no mar.
Estados Unidos, 2022. Direção: James Cameron. Com: Sam Worthington, Zoe Saldana e Sigourney Weaver. 12 anos. Nos cinemas


Melhor som

Top Gun: Maverick
Apesar das condecorações, a carreira do piloto Maverick nunca decolou por conta de seu temperamento. Agora, 30 anos depois, ele precisa voltar à academia Top Gun para instruir uma equipe de jovens em uma perigosa missão. É a sequência do sucesso de 1986.
Estados Unidos, 2022. Direção: Joseph Kosinski. Com: Tom Cruise, Jennifer Connelly e Jon Hamm. 12 anos. No Paramount+


Melhor canção original

RRR - Revolta, Rebelião, Revolução
Na índia dos anos 1920, um líder tribal part e em uma missão para resgatar uma jovem que foi sequestrada por representantes da elite inglesa. No caminho, ele precisa enfrentar um policial, contratado para capturá-lo. No entanto, os dois se tornam amigos.
Índia, 2022. Direção: S.S. Rajamouli. Com: N.T. Rama Rao Jr., Ram Charan Teja e Ajay Devgn. 16 anos. Na Netflix


Melhor figurino

Pantera Negra: Wakanda para Sempre
Ramonda, a mãe do Pantera Negra, assume o comando de Wakanda após a morte do super-herói. Ao lado da filha e da general Okoye, ela precisa proteger o país das potências mundiais que se interessam pelo vibranium, um metal precioso que existe naquele território. Enquanto a população tenta superar a dor de perder o super-herói, um novo vilão surge do mar.
Estados Unidos, 2022. Direção: Ryan Coogler. Com: Angela Bassett, Letitia Wright e Lupita Nyong’o. 14 anos. Na Disney+


Melhor animação em curta-metragem

O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo
A animação sensível sobre amizade e esperança é inspirada no livro homônimo de Charlie Mackesy. A história segue um menino curioso, que cruza o caminho de uma toupeira gananciosa, de uma raposa prevenida e de um sábio cavalo, que compartilham medos e descobertas.
Estados Unidos, Reino Unido, 2022. Direção: Peter Baynton e Charlie Mackesy. Livre. Na Apple TV+


Melhor documentário em curta-metragem

Como Cuidar de um Bebê Elefante
No sul da Índia, em meio à natureza, um casal de uma comunidade de nativos cria Raghu, um elefante órfão que foi entregue aos seus cuidados.
Índia, 2022. Direção: Kartiki Gonsalves. 10 anos. Na Netflix

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais