Alguns dos filmes indicados ao Oscar já encontram lugar de destaque nas plataformas de streaming. Títulos como "Nada de Novo no Front" (disponível na Netflix, com nove indicações) ou "Elvis" (na HBO Max, com oito) estão entre os principais indicados. Outros já eram populares com ou sem Oscar, como "Batman" (HBO Max) ou "Pantera Negra: Wakanda para Sempre" (que acaba de estrear na Disney+).
Porém, alguns títulos que podem ganhar uma estatueta estão escondidinhos no streaming e valem agora uma nova olhada. Confira abaixo —ah, e para saber como ver os outros indicados ao Oscar, clique aqui.
Como Cuidar de um Bebê Elefante
No sul da índia, em meio à natureza, um casal de uma comunidade de nativos cria Raghu, um elefante órfão que foi entregue aos seus cuidados. Com duração de um episódio de série dramática (41 minutos), este documentário indiano foi produzido pela Netflix.
The Elephant Whisperers, Índia, 2022. Direção: Kartiki Gonsalves. 41 min.
1 indicação: melhor curta documental
Disponível na Netflix
O Efeito Martha Mitchell
A série de ficção "Gaslit", da Lionsgate+, resgata tudo que envolveu o caso Watergate, em 1972, sob a perspectiva de Martha Mitchell (Julia Roberts), socialite e mulher de John Mitchell, procurador-geral do então presidente Richard Nixon. "O Efeito Martha Mitchell" faz um registro documental do perfil de Martha.
The Martha Mitchell Effect, EUA, 2022. Direção: Anne Alvergue e Debra McClutchy. 40 min.
1 indicação: melhor curta documental
Disponível na Netflix
O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo
Animação sensível sobre amizade e esperança, inspirada no livro homônimo de Charlie Mackesy, foi belamente adaptada. A história segue um menino curioso, que cruza o caminho de uma toupeira gananciosa, de uma raposa prevenida e de um sábio cavalo, que compartilham medos e descobertas. Estreou no Brasil na véspera de Natal.
The Boy, the Mole, the Fox and the Horse, EUA/Reino Unido, 2022. Direção: Peter Baynton e Charlie Mackesy. 32 min.
1 indicação: melhor curta de animação
Disponível na Apple TV+
Navalny
Documentário registra a história de Alexei Navalny, opositor do governo russo que foi preso, episódio que acarretou uma revolta popular na Rússia. Em 2020, depois de ser solto, ele bebeu água em um voo para a Alemanha. Ao posar, foi constatado que o líquido estava envenenado. Coprodução da CNN Films.
Idem, EUA, 2022. Direção: Daniel Roher. 98 min.
1 indicação: melhor documentário
Disponível na HBO Max
Le Pupille
Em tom de fábula, o curta segue um grupo de pequenas garotas rebeldes órfãs em tempos de guerra (não específica), que estão em um internato católico às vésperas do Natal. A atriz Alba Rohrwacher, a Madre Superiora, é a irmã mais velha de Alice Rohrwacher, a diretora.
Idem, Itália/EUA, 2022. Direção: Alice Rohrwacher. Com: Alba Rohrwacher, Greta Zuccheri Montanari e Valeria Bruni Tedeschi. 37 min.
1 indicação: melhor curta-metragem
Disponível na Disney+
Passagem
Após servir o Exército no Afeganistão, uma jovem volta com uma lesão cerebral e precisa passar por uma longa recuperação física e mental. Ao voltar para casa, ela faz amizade com um mecânico local. É o primeiro longa da produtora Excellent Cadaver, criada pela protagonista Jennifer Lawrence.
Causeway, EUA, 2022. Direção: Lila Neugebauer. Com: Jennifer Lawrence, Brian Tyree Henry e Linda Emond. 92 min.
1 indicação: melhor ator coadjuvante (Brian Tyree Henry)
Disponível na Apple TV+
Vulcões: A Tragédia de Katia e Maurice Krafft
Mesmo antes de apertar o "play", o título brasileiro do documentário "Fire of Love" não deixa muita margem para dúvida. Tudo bem. Já fica claro desde o início que a história de amor (entre si e pelos vulcões) dos vulcanólogos franceses Katia e Maurice Krafft não ia acabar bem. O longa é recheado de belas (e assustadoras) imagens de vulcões em erupção.
Fire of Love, EUA/Canadá, 2022. Direção: Sara Dosa. 98 min.
1 indicação: melhor documentário
Disponível na Disney+
Comentários
Ver todos os comentários