Descrição de chapéu melhor cinema de sp
Cinema

Programação do cinema Itaú Frei Caneca é a melhor de SP, segundo avaliação da Folha

Em 9 salas, complexo combina blockbusters com circuito de arte

São Paulo

Antes de trocar o "naming rights", o cinema do shopping Frei Caneca, inaugurado em 2001, era conhecido como Frei Caneca Unibanco Arteplex. Os mais íntimos o chamavam apenas pelo sobrenome, Arteplex.

Novamente vencedor na categoria de melhor programação entre as salas, o Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca mudou o nome, mas mantém até hoje várias características dos tempos de Arteplex, um multiplex com filmes de arte —o cinema também foi eleito o melhor da região central.

Corredor com posters de filmes em uma cinema
Programação do Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca foi eleita a melhor em SP - (Adriano Vizoni/Folhapress)

"Desde a sua inauguração, o conceito de programação do Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca tem formato diversificado, com oferta de títulos comerciais e de cinematografias que consideramos importantes para a formação cultural dos espectadores", afirma Adhemar Oliveira, diretor de programação do complexo, com vasta experiência no universo do cineclubismo.

Uma semana antes do Oscar, período em que cinéfilos de carteirinha e os de bolão se unem em busca de filmes que podem levar a estatueta, o Frei Caneca era o complexo com mais títulos indicados em cartaz. Eram nove longas espalhados por suas nove salas, incluindo o campeão "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo" e outros cinco finalistas da categoria melhor filme. O Petra Belas Artes veio logo depois, com oito títulos.

No fim de semana que antecedeu a premiação, o número de indicados em exibição caiu para oito —"Os Fabelmans", de Steven Spielberg, perdeu lugar na programação; mas o cinema era o único do circuito a insistir com uma sessão do interminável "Babilônia", filme de 189 minutos dirigido por Damien Chazelle.

Nesta semana, com a festa começando a esfriar, ainda são seis títulos, incluindo os vencedores "Entre Mulheres" (roteiro adaptado) e "A Baleia" (ator, Brendan Fraser).

Como não é só de Oscar que vive o Frei Caneca, é possível encontrar por lá também sessões da estreia "Shazam! Fúria dos Deuses", que ocupa duas salas do complexo, uma para sessões dubladas e outra, a maior, para as legendadas.

Animação para a criançada? Tem, é o espanhol "As Múmias e o Anel Perdido". Terror pop? Tem, "Pânico 6".

E o cinema nacional? Seis filmes estão em cartaz, incluindo as estreias "Segundo Tempo" e os documentários "Biocêntricos" e "Vai Corinthians".

Todas as nove salas do Frei Caneca (como boa parte do circuito) são equipadas com projetor digital, o que facilita também a programação de dois ou às vezes três títulos no mesmo espaço.

O complexo estimula a fidelidade do espectador com o Clube do Cinéfilo, que reverte em pontos os ingressos e outros itens comprados no cinema. Muitos pontos podem voltar em formato de cortesias.

Essa programação versátil não é exclusividade do Frei Caneca. Os outros complexos do Espaço (Augusta e Pompeia) têm estilo similar. A diferença é que o Augusta possui cinco salas (quatro a menos); e, no Pompeia, a balança pende um pouco mais para Hollywood, só um pouco.

Fora do grupo Espaço, outros cinemas da região da avenida Paulista merecem uma menção mais do que honrosa pela eclética oferta de filmes.

O Petra Belas Artes, sobrevivente entre os cinemas de rua, não exibe "Shazam!", mas inclui "Pânico 6" em sua grade. O cinema da rua da Consolação também foi o primeiro a reexibir "Tudo em Todo Lugar", assim que as indicações do Oscar foram anunciadas.


Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca
R. Frei Caneca, 569, 3º piso, Consolação, região central, tel: 3472-2359. itaucinemas.com.br


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais