Mostra de cinema sobre bruxas exibe 'Malévola' e 'Retrato de Uma Jovem em Chamas'

Evento tem início neste sábado (6) no CCBB, no centro de São Paulo

São Paulo

O Centro Cultural Banco do Brasil realiza a segunda edição da mostra "Mulheres Mágicas: Reinvenções da Bruxa no Cinema". A seleção de filmes, exibidos em São Paulo de 6 de abril a 5 de maio, busca comparar e investigar a construção da figura da bruxa ao longo da história.

Angelina Jolie diz que "Malévola" é seu alter ego
Angelina Jolie diz que "Malévola" é seu alter ego - Divulgação/Disney

A abertura da mostra acontece às 16h deste sábado (6), com a exibição de "A Praga" —filme póstumo de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Em seguida o público assiste a "A última praga de Mojica", documentário de Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira. Após a sessão ocorre um debate com a crítica Júlia Noá mediado por Carla Italiano, uma das curadoras da mostra.

Os 28 filmes escolhidos se dividem em dois eixos temáticos: um histórico, que revisita o imaginário clássico das bruxas, e outro contemporâneo, que destaca obras de cineastas mulheres e perspectivas feministas.

Filmes como "A Paixão de Joana D'arc", "Casei-me com uma Feiticeira", do renomado diretor René Clair, e "A Bruxa" fazem parte do primeiro eixo da mostra. Enquanto o segundo inclui "Retrato de uma Jovem em Chamas", premiado no Festival de Cannes, e "Minha Biografia Política", que adapta uma obra da escritora inglesa Virginia Woolf.

Animações e filmes voltados ao público infantil também entram na programação, é o caso de "Branca de Neve e os Sete Anões", "O serviço de entregas da Kiki", produzido pelo Studio Ghibli, e "Malévola".

O evento também realiza o debate "Reencantando o mundo", no dia 18 de abril, e outro sobre os filmes "A Fada do Repolho" e "Branca de Neve e os Sete Anões", no dia 25 do mesmo mês.

Os ingressos para as sessões custam R$ 10 e são vendidos no site do CCBB

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais