Fim de tabu corintiano é tema do longa "23 Anos em 7 Segundos"

Crédito: Divulgação

O futebol é feito de detalhes. O tipo de esporte em que um lapso de sete segundos pode guardar sentimentos díspares como frustração, medo, ansiedade e alegria. É em torno dessa característica do jogo e de um longo jejum que se baseia "23 Anos em 7 Segundos", documentário sobre a conquista do Campeonato Paulista de 1977 pelo Corinthians, após 23 anos de tentativas frustradas, que estreia no próximo dia 26, em São Paulo.

O longa é a segunda produção que envolve o time paulistano, que já foi o principal objeto do filme "Fiel", que narra a volta da equipe à Série A do Campeonato Brasileiro.

O time ainda vai lançar, em parceria com a Fox, mais três filmes contando a história da conquista do Mundial de Clubes, em 2000, do tetracampeonato brasileiro e do centenário do clube, que ocorre em 2010.

Dirigido por Di Moretti e Julio Xavier, o filme apresenta em detalhes todo o cenário em torno do mítico gol de Basílio, que, após um bate-rebate na área, se tornou o principal personagem de um dos lances antológicos do clube e também do futebol brasileiro.

Os elementos narrativos do documentário se assemelham muito aos usados em "Fiel", mas desta vez são usados depoimentos de jogadores, dirigentes e torcedores famosos. O memorável gol é contado detalhe por detalhe por todos os seus protagonistas.

Folclore

Crédito: Divulgação

Porém, não é apenas da quebra de um tabu que "23 Anos em 7 Segundos" é feito. O filme explora elementos característicos do futebol brasileiro, como a relação com pais-de-santo e as crenças e manias de torcedores e dirigentes.

Além dos jogadores que participaram da conquista, também foram lembrados personagens fundamentais na história do clube, como o folclórico ex-presidente Vicente Matheus e o técnico Oswaldo Brandão --que, além de comandar o time na conquista, conseguiu a façanha de ser querido, tanto por corintianos quanto por palmeirenses.

Uma das passagens do filme trata da famosa invasão corintiana de 1976, em que se estima que ao menos 70 mil corintianos tenham viajado ao Rio de Janeiro para a semifinal do Campeonato Brasileiro, vencida pelos alvinegros.

Porém, apesar de tantas histórias e personagens, o documentário é focado (como não poderia deixar de ser) no gol de Basílio: o desfecho do lance de sete segundos que entrou para a história do futebol brasileiro.

Leia mais sobre Cinema

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais