Mostra exibe filmes acessíveis para pessoas com deficiência visual

Até quinta-feira (4), o Cinesesc exibe filmes que contarão com o recurso da audiodescrição, que oferece ao deficiente visual a oportunidade de ter acesso ao conteúdo dos filmes. A iniciativa é inédita e tem parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Neste ano, serão quatro sessões na sala do Cinesesc --que terá 50 pontos de audiodescrição disponíveis. Por meio de fones de ouvido, um profissional especializado descreve à pessoa cega as principais informações visuais do filme, permitindo que o espectador participe da experiência cinematográfica. No caso de filmes legendados, o audiodescritor também faz leitura dos diálogos.

Crédito: Divulgação "Um Homem que Grita" (foto), de Mahamat Saleh Haroun, faz parte da programação da Mostra Inclusiva

A ideia da parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida é popularizar a utilização de ferramentas de inclusão e acesso aos bens culturais, como a tradução em Libras (para surdos), livros em braile, softwares leitores de telas e a própria audiodescrição.

Confira os próximos filmes da programação:

Quarta (3) - 15h30
"O Paraíso Elétrico", de Michael Busch

Quinta (4) - 16h
"Um Homem que Grita", de Mahamat Saleh Haroun

Mostra Inclusiva - Cinesesc - r. Augusta, 2.075, Cerqueira César, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3087-0500. Ingr.: R$ 7 a R$ 14. Compra antecipada: www.ingresso.com. Disponíveis 50 pontos de audiodescrição por sessão.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais