Descrição de chapéu mostra de cinema
Criança

Retrospectiva 2020: confira cinco atrações que deixaram as crianças entretidas em casa

Plataforma interativa da Netflix e live de Gilberto Gil estão entre os destaques

Cena do espetáculo "Cinderela Lá Lá Lá" Divulgação

São Paulo

Mesmo que no finzinho do ano passado já se ouvisse falar do surgimento de um novo vírus do outro lado do mundo, ninguém poderia imaginar que as palavras mais repetidas de 2020 seriam: lave as mãos, passe álcool em gel, vista a máscara e —a campeã de todas— fique em casa.

Foram meses de incertezas e, principalmente, de adaptações. Já que a recomendação é ainda evitar sair às ruas, o Guia selecionou o que de melhor rolou na cultura neste ano.

Com a impossibilidade de encontrar os amigos, entreter as crianças em casa foi um grande desafio. Além das atividades escolares virtuais, os pequenos precisaram encontrar formas alternativas de passar o tempo e gastar energia.

Assim como os adultos, a criançada também se divertiriu com filmes no streaming, lives e outras atividades virtuais.

Confira os destaques infantis do ano.

*

Contação de histórias com Gilberto Gil
No mês das crianças, Gilberto Gil ligou a câmera não para cantar —mas para contar uma história, no projeto Live para uma Criança, adaptação de uma iniciativa de leitura do Itaú Social. Na apresentação, disponível gratuitamente no YouTube do Itaú, o músico leu "O Apanhador de Acalantos", de Beatriz Pereira Rodrigues, sobre o que acontece durante a feira em uma cidade do interior.


Estação N Netflix
Além dos filmes, a gigante do streaming divertiu a criançada durante a quarentena com uma plataforma online com 48 atrações gratuitas que estreou em outubro. Mistura de feira de ciências com estação espacial, a Estação N apresentou para os pequenos uma galáxia fictícia com atividades como oficinas, tutoriais, experimentos científicos, músicas e vídeos gravados por personalidades como Larissa Manoela e Felipe Castanhari.


Espetáculos online da Cia Le Plat du Jour
Comandado por Carla Candiotto, o grupo disponibilizou gratuitamente a íntegra de quatro espetáculos de seu repertório em seu canal no YouTube no início da pandemia. Com 15 trocas de figurino, “Cinderela Lá Lá Lá”, atualiza o clássico de Charles Perrault ao contar a história de uma menina que quer ser estilista, mas é desencorajada pela madrasta e pelas meias-irmãs invejosas. Também foram publicadas as versões da companhia para “João e Maria”, “Rapunzel” e “Os Três Porquinhos”.


Fici
Como outros eventos do gênero, o Festival Internacional de Cinema Infantil, também se adaptou às restrições da pandemia com uma edição online. Foram exibidos gratuitamente 150 filmes nacionais e internacionais. Um dos premiados foi o curta "A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças Contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira", sobre um grupo de crianças que tenta resolver o problema do lixo no bairro. Também foram exibidos títulos consagrados em edições anteriores, como a animação "Tito e os Pássaros" e "Turma da Mônica: Laços".


Kids Festival Online
A segunda edição do megaevento de entretenimento infantil que reúne brincadeiras e shows para os pequenos foi totalmente gratuita e online. Entre as atrações, gravadas e disponibilizadas gratuitamente no YouTube, estão a apresentação do musical "O Show da Luna" e de grupos de dança de k-pop, números circenses com o grupo Circo Show, oficina de cosplay e exibição de animações da Turma da Mônica.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais

Mais lidas