Conheça outras atrações que nasceram no mesmo ano que o 'Guia'

Não foi só o "Guia" que nasceu em 1997. Saiba o que mais completa 20 anos em 2017.

CINEMARK

A rede de cinemas americana chegou a São Paulo em outubro de 1997, no Shopping Metrô Tatuapé —quatro meses depois da primeira unidade no Brasil, em São José dos Campos (SP). A marca iniciou a era dos cinemas multiplex: várias salas no mesmo local, com estrutura caprichada de alimentação. Segundo o "Guia" de 1º/5/1998, os multiplex representaram aumento de 36% no número de salas. Em 20 anos, o Cinemark virou o maior exibidor do país: são mais de 80 complexos em 45 cidades; em SP, reúne 22 endereços.

Bonbonnière do Cinemark do Shopping Metrô Tatuapé *** ****
Bonbonnière do Cinemark do Shopping Metrô Tatuapé - Divulgação

SESC VILA MARIANA

A nona unidade do Sesc na cidade foi aberta em dezembro de 1997, com show do saxofonista Roberto Sion. O espaço manteve a vocaçãode  receber bons números, no teatro (620 lugares) e no auditório (128 lugares). Gilberto Gil, Gal Costa, Mulatu Astake e o trio Medeski, Martin & Wood já fizeram shows por lá, e Felipe Hirsch encenou sua premiada "A Comédia Latino-Americana". Em dois prédios, com dez andares cada um, virou referência cultural na cidade também pelas obras de artistas como Tomie Ohtake e Denise Milan (foto) espalhadas pelo espaço. Ainda tem ginásios de esporte, piscina e comedoria.

R. Pelotas, 141, Vila Mariana, tel.: 5080-3000

Obras de Denise Milan na entrada do Sesc Vila Mariana
Obras de Denise Milan na entrada do Sesc Vila Mariana - Alice Vergueiro/Divulgação

MESTIÇO

O restaurante, que mistura influências tailandesas e baianas, é um dos mais badalados da região da rua Augusta desde que abriu, em junho de 1997. São comuns as filas de espera para provar o pad thai (talharim com frango, broto de feijão, amendoim e camarão seco) e os bolinhos de estudante (sobremesa de tapioca e coco), no menu desde a inauguração.

R. Fernando de Albuquerque, 277, tel. 3256-3165

Pad thai, um dos pratos do restaurante Mestiço *** ****
Pad thai, um dos pratos do restaurante Mestiço - Leo Feltran/Divulgação


CAFÉ JOURNAL

Em 1998, o local —inaugurado em abril de 1997— foi apontado pelo "Guia" como um dos bares que caíram no gosto dos paulistanos. Até hoje o misto de bar e restaurante se mantém movimentado, recebendo casais no jantar e grupos de amigos no happy  hour. Com paredes de tijolo à vista e ambiente à meia-luz, serve pratos de inspiração franco-italiana e tem à disposição uma carta com cerca de 400 vinhos —que pode ser consultada em um tablet.

Al. dos Anapurus, 1.121, tel. 5055-9454


CIO

A festa de house, techno, electro e disco dos DJs Glaucia ++, Magal e Hero Zero começou a agitar as pistas paulistanas em agosto de 1997, no extinto bar The Cube, na rua da Consolação. Desde então, passou por locais como D-Edge e Lions. Hoje itinerante, a balada rola esporadicamente em locais como o Bar Secreto (Pinheiros) e o Bar de Cima (Jardins), além de contar com edições gratuitas na praça Dom José Gaspar (centro) —a próxima está marcada para 14/4, no Secreto.

Reprodução de flyer antigo da festa Cio
Reprodução de flyer antigo da festa Cio - Reprodução

BOVINU'S FAST GRILL

A filial da alameda Santos da famosa churrascaria abriu as portas em março de 1997 com um conceito diferente das demais unidades: em vez de as carnes irem até o cliente, é ele quem vai até as carnes, servidas na grelha. Hoje, seis casas da rede funcionam no mesmo esquema.

Al. Santos, 2.393, Jardim Paulista, tel. 3088-6103

Ambiente do Bovinu's da alameda Santos
Ambiente do Bovinu's da alameda Santos - Divulgação

LUCIANA BRITO GALERIA

Em 1997, a galerista Luciana Brito deu os primeiros passos no setor: montou, em sociedade com Fabio Cimino, a Brito Cimino Galeria, na Vila Olímpia. Em 2008, a sociedade se desfez e ela abriu um espaço com seu nome, em que representa artistas contemporâneos nacionais, como Thomaz Farkas, e internacionais, caso da sérvia Marina Abramovic. No ano passado, ela mudou a galeria para uma casa tombada com projeto de Rino Levi e paisagismo de Burle Marx.

Av. 9 de Julho, 5.162, Jardim Europa, tel. 3842-0634

Casa onde funciona a Luciana Brito Galeria, na av. 9 de Julho
Casa onde funciona a Luciana Brito Galeria, na av. 9 de Julho - Alberto Rocha/Folhapress

SALA CINEMATECA

Inicialmente instalada na rua Fradique Coutinho, onde hoje fica a CineSala, a sala Cinemateca foi transferida em novembro de 1997 para a sede da instituição, na Vila Clementino —no prédio do antigo Matadouro Municipal. À época, a promessa era ter no espaço cinco salas, mas até hoje só duas foram inauguradas: a BNDES, que funciona normalmente (com mostras como "O Erotismo no Cinema Brasileiro", em cartaz até 2/4), e a Cinemateca Petrobras, fechada e sem previsão de reabertura.

Largo Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, tel. 3512-6111

Fachada da Cinemateca Brasileira, na Vila Clementino
Fachada da Cinemateca Brasileira, na Vila Clementino - Danilo Verpa/Folhapress

NAKOMBI

Uma Kombi cortada ao meio e transformada em balcão dá o tom desta casa de culinária japonesa: moderninha e bem-humorada. Sentados à volta do veículo, os clientes escolhem sushis, combinados e temakis que circulam por uma esteira. 

A 1ª unidade foi inaugurada em julho de 1997, na rua Pequetita (Vila Olímpia). A matriz acabou fechando, mas a casa virou uma rede que hoje tem unidades em quatro shoppings (Jardim Sul, Villa Lobos, Mooca Plaza e Bourbon).

Shopping Jardim Sul - Av. Giovanni Gronchi, 5.819, tel. 3743-5509

No restaurante Nakombi, uma Kombi serve de balcão
No restaurante Nakombi, uma Kombi serve de balcão - Divulgação



Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais