Comediante do 'The Noite', Léo Lins lança livro com dicas de stand-up

"Qualquer um pode escrever uma piada?", "O que é preciso para se tornar um bom comediante stand-up?". Léo Lins procura responder a essas questões em seu novo livro, "Segredos da Comédia Stand-up", que será lançado nesta quarta (13), na Livraria Saraiva do shopping Pátio Paulista (centro de SP). A partir das 19h, ele dará autógrafos na capital paulista. "Ficarei lá até atender todos os fãs. Então por volta de das 19h05 devo ir embora", brinca Léo, que permanecerá até a livraria fechar.

O comediante do "The Noite", apresentado por Danilo Gentili, dá dicas para quem está no início da carreira: como construir uma piada, desenvolver a escrita, quais as técnicas para fazer o público rir, como entreter a plateia, como manter a performance em palco e discute, inclusive, o mercado de trabalho dos humoristas.

E o carioca formado em educação física diz o que é preciso para ter sucesso na carreira: "Costumo brincar que pra dar certo como comediante o segredo é fracassar em todas as outras tentativas de trabalhar [risos]."

Fã de Chris Roc, Damon Wayans e Eddie Murphy, o artista de 31 anos já conta com outros dois projetos editoriais no currículo: "Notas de um Comediante Stand-up" e "Comédia em Pé - O Livro", do qual foi coautor ao lado de Claudio Torres Gonzaga, Fernando Caruso, Fábio Porchat e Paulo Carvalho.

Shopping Pátio Paulista - Livraria Saraiva - Piso Térreo - R. 13 de Maio, 1.947, Bela Vista, Centro. Tel.: 3141-5250. Qua. (13): 19h.

ABAIXO, LEIA BATE-PAPO COM LÉO LINS:


Já é seu terceiro livro?
Lancei o "Notas de um Comediante Stand-up", em 2009, e fui coautor do "Comédia em Pé - O Livro", ao lado de Claudio Torres Gonzaga, Fernando Caruso, Fábio Porchat e Paulo Carvalho. No "Notas", abordei as primeiras dúvidas que tive e que alguém pode ter ao ingressar na carreira de comediante, qual a estrutura de uma piada, postura no palco, como mudar de um assunto pro outro No "Comédia", cada um escreveu um capítulo com piadas dos shows.

Como sintetiza o livro o "Segredos"? Qual a diferença?
Foco mais as técnicas para criar piadas. No primeiro livro apresento a estrutura da piada, mas não estas ferramentas para estimular o processo criativo de uma piada. Além da parte técnica, abordo outras questões que nao foram tratadas no primeiro livro como: estrutura de um show solo, organizar as piadas em um 'set', dicas em concursos de humor, como fazer stand-up na TV, no rádio. Procurei ao longo do livro citar piadas de varios colegas comediantes, tanto para ilustrar algo como para deixar a leitura mais divertida. Mas nao é um livro "de piadas. Acredito que seja uma leitura mais apreciada por fãs do gênero stand-up e aspirantes a uma carreira no humor.

Quais seus ídolos na comédia:
Eu comecei no stand-up inspirado pelo 'Seinfeld', mas hoje admiro mais o Larry David, que era um dos roteiristas da série. No stand-up gosto muito Chris Rock e Damon Wayans. E era fã do Eddie Murphy. Ouvi dizer que ele vai fazer mais um filme da serie "Um Tira da Pesada", Estou ansioso por isso!

Quais as maiores dificuldades para começar no stand-up?
Quando comecei a maior dificuldade era conseguir um lugar pra fazer show, visto que nem o dono do bar nem o público sabiam o que era stand-up. Hoje está mais fácil começar, afinal o gênero está estabelecido. Por outro lado, está mais difícil se manter com o grande número de concorrentes.

E o que fazer para superar e se manter como comediante:
Costumo brincar que pra dar certo como comediante o segredo é fracassar em todas as outras tentativas de trabalhar. Para vencer na comédia você precisa: dedicação, autenticidade e fracassar nas outras profissões.

E em quais profissões você já "fracassou"?
Professor de educação física, mágico, recreador, cuspidor de fogo e professor de capoeira. Quando terminei a faculdade de educação física eu já queria seguir carreira artística, mas nessa época o dinheiro não tinha a mesma opinião que eu. Só as piadas não me sustentavam, então cheguei a pegar alguns trabalhos na área que estudei. Assim que comecei a ganhar um mínimo pra me sustentar, larguei tudo de novo e segui só com a comédia.

Quais os próximos planos?
Em 2015, completo 10 anos de carreira e pretendo lançar mais um livro, DVD do meu primeiro show solo, o "Piadas Secretas", e entrar em cartaz com um novo show chamado "Bullying Arte".

O próximo livro terá as piadas do meu show solo e várias outras que escrevi nos primeiros anos de carreira. Sempre procurei escrever piadas sobre tudo, desde assuntos mais normais e cotidianos como escola e relacionamentos até outras mais esdrúxulos, como insetos e potes de caneta. A princípio o livro vai se chamar: "Tudo Tem um Lado Engraçado"

Já o "Bullying Arte" será uma mescla de stand-up e fritada, uma modalidade do humor em que o comediante presta homenagem a alguém por meio de piadas de insulto.

Crédito: Arquivo Pessoal Comediante Léo Lins, do programa "The Noite", lança o livro "Segredos da Comédia Stand-up" nesta quarta-feira na capital
Léo Lins, do programa "The Noite", com Danilo Gentili, lança o livro "Segredos da Comédia Stand-up"

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais