Aldeia de Carapicuíba abriga casas de taipa, biblioteca e centro cultural

A Aldeia de Carapicuíba, na Grande São Paulo, foi fundada em 1580 e serve de cenário para campanhas publicitárias e filmes, como "Casinha Pequenina" (1963), de Mazzaropi.

O espaço, simples, abriga 20 casinhas feitas de taipa de pilão pintadas de azul e branco. Algumas famílias vivem ali há pelo menos 300 anos.

Outras casas são ocupadas pela prefeitura, que instalou a secretaria de Cultura da cidade e a Biblioteca Municipal Sarabaquê, com livros didáticos e de literatura.

Crédito: Divulgação Praça da Aldeia, em Carapicuíba
Praça da Aldeia, em Carapicuíba

Na pequena Casa de Cultura é possível encontrar índios retratados em quadros, algumas esculturas de argila e de papel machê feitos por artesãos locais, além de fotografias e cartões postais antigos que apresentam a simbologia histórica do local.

No pátio central, que fica no meio desses domicílios, há coqueiros, bancos para descansar e uma cruz fincada em direção à capela Comunidade Santa Catarina, datada de 1736 e que ainda realiza missas semanalmente.

No primeiro sábado de cada mês, o local sedia um encontro de violeiros, que iniciarão as atividades de 2015 no próximo sábado (7).

Em março, em comemoração dos 50 anos de emancipação de Carapicuíba, a Praça da Aldeia receberá algumas festividades, como a Missa Campal, no dia 26/3.

(Colaborou Wesley Klimpel)

Informe-se sobre o local


VEJA OUTRAS DICAS DO MURAL:

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais