Depois de passar por Argentina, Costa Rica, México e Chile, a menina que questiona o mundo à sua volta —indagando, com alma infantil, problemas políticos e sociais— chega a São Paulo. Trata-se da pequena Mafalda, estrela da exposição "O Mundo Segundo Mafalda".
A mostra abre ao público nesta quarta (17/12), na Praça das Artes (região central de SP), em comemoração dos 50 anos da personagem mais famosa criada pelo argentino Quino, hoje com 81 anos. "É a exposição completa, original. A única adaptação foi a tradução para o português", explica a curadora Sabina Villagra.
Com entrada grátis, a exposição está dividida em módulos que ajudam a compreender diversos assuntos pelo olhar da menina. Em um deles, é possível conferir os "gostos e desgostos" de Mafalda. Em outro, globos terrestres de formas inusitadas representam, com olhar bem-humorado, "os mundos" da personagem.
Já na oficina de recursos criativos, as crianças podem colocar um avental, escolher carimbos e colorir os personagens da tirinha, formando seus próprios quadrinhos. A interatividade com os pequenos, por sua vez, é um dos focos do evento. "As crianças precisam ter a oportunidade de conhecer a Mafalda. Temos muito o que aprender com o que ela disse, pois mesmo em 50 anos, ela é atual", ressalta Sabina.
Para fechar a mostra, uma ala mescla quadrinhos com os direitos das crianças —reafirmando o cunho social da pequena e irreverente argentina.
Comentários
Ver todos os comentários