'Guia' testa 20 pistas de corrida nas cinco regiões de São Paulo

SAO PAULO - SP - 28.03.2016 - Especial Morar Zona Leste. Com diversas areas verdes a zona leste teve um crescimento imobiliario nas areas próximas a parques. Parque do Carmo – Olavo Egydio Setúbal t
Corredor no parque do Carmo, na zona leste - Raquel Cunha - 28.mar.2016/Folhapress


Ícone de Erramos Erramos: esse conteúdo foi alterado

Já se passaram quase duas semanas da virada do ano. Com 2017 engrenando (não venha com a desculpa de que ele só começa depois do Carnaval), é hora de colocar em prática as resoluções do Réveillon. Se fazer atividades físicas foi uma das promessas, poucas são mais fáceis de dar a largada do que correr.

Com um par de tênis adequado –e orientação médica prévia, premissa para praticar qualquer esporte–, é só basicamente sair por aí. São Paulo tem parques com boa estrutura para a corrida em todas as regiões, e vias como as avenidas Paulista, Sumaré e Braz Leme também têm virado local de treino para muita gente (que não se incomoda de dividir espaço na ciclovia).

São áreas que agradam mesmo a quem não vai necessariamente correr: pela paisagem ou pelas atrações da região, valem um passeio a qualquer hora.

Mapa pistas de corrida de São Paulo - Guia *** ****

Uma pesquisa nacional da consultoria esportiva Iguana Sports mostrou que 96% dos corredores preferem se exercitar ao ar livre.

O número de gente que adere ao esporte também só cresce: por causa da demanda, a Nike, que tem grupos de corrida em São Paulo desde 2014, teve que aumentar a frequência dos treinos, de duas para quatro vezes por semana.

O "Guia" calçou os tênis, ajustou o cronômetro e correu muito. Somando 43,8 km, testamos 20 pistas de corrida, entre parques, praças, centros esportivos abertos ao público e avenidas (que ficam fechadas para carros em determinados períodos ou que dispõem de ciclovias já usadas por corredores).

Em cada uma, avaliamos o nível de dificuldade, a distância do percurso, a estrutura de bebedouros e banheiros, a conservação da pista e os atrativos culturais e da paisagem.

Para mantê-lo motivado, também listamos as principais provas de rua agendadas para 2017 (de 5 a 21 km). Clique aqui e veja dicas para correr em segurança.

Para começar na atividade ou para variar o treino, escolha sua pista e pé no asfalto!


ZONA SUL

AV. INDIANÓPOLIS 
Distância: 3,51 km
Nível: Indicada para intermediários
Pelo caminho: da av. Jabaquara até a av. Ibirapuera, o corredor passeia entre casas e algum comércio 
Quando: pela manhã ou à noite, quando há menos sol 

Extensa e plana na maior parte do percurso, a calçada da avenida é usada como pista pelos corredores de bairros como São Judas e Moema. Aos domingos, a via tem uma ciclofaixa na área central. 

Como pista informal, o solo tem buracos e desníveis, cruzamentos (com e sem semáforo) e pouca sombra. Um dos pontos positivos é que as guias são rebaixadas entre os quarteirões, o que evita tropeços. Dica: iniciantes devem preferir o sentido Ibirapuera, para descer ao invés de subir.

Av. Indianópolis.

Legenda: SAO PAULO - SP, BRASIL, 21-03-2012, 16h00: LAGARTAS EM PALMEIRAS DA CIDADE. Apesar da Prefeitura manter uma enorme divisao de parques e jardins com inumeros profissionais e agronomos, mais de
A calçada na av. Indianópolis é plana na maior parte do percurso - Adriano Vizoni/Folhapress

JARDIM BOTÂNICO
Distância: 2,8 km (uma volta)
Nível: Indicada para intermediários
Pelo caminho: vegetação nativa (repare nas palmeiras-reais), um lago e animais, como bugios 
Quando: pela manhã, antes da abertura para visitantes

Fica distante do centro, mas vale o desvio para quem quer mudar o cenário e correr em um lugar calmo, com bastante verde (há estacionamento).

Não existe pista definida, mas o lugar abriga trajetos bons para iniciantes (no entorno do orquidário e do lago) e avançados –indo sem destino há subidas, descidas, terra batida e paralelepípedos. Para correr por lá é preciso fazer uma carteirinha (R$ 6 a R$ 15). O regulamento autoriza esportes só das 6h às 9h, antes da abertura.

Av. Miguel Stéfano, 3.031. Ter. a dom.: 6h às 9h.

PARQUE BURLE MARX 

Distância: 750 m (uma volta)
Nível: Boa para iniciantes
Pelo caminho: dá para ver o jardim Burle Marx, com palmeiras-imperiais e um espelho d'água
Quando: de manhã ou ao entardecer

A única prática esportiva permitida no local é o jogging, informa a placa logo na entrada. Pois bem, eis um território sem disputa para você, corredor.

Para contornar o parque é preciso encarar chão de terra em quase metade do percurso (quando chove, a pista fica enlameada).

Apesar de bem próximo à marginal Pinheiros, o lugar tem mata fechada, que isola do ambiente urbano de São Paulo. Quem quiser acrescentar uma subida (bem íngreme) ao treino, pode deixar a pista e voltar em direção à entrada principal.

Av. D. Helena P. de Moraes, 200. Seg. a dom.: 7h às 19h.

Legenda: SÃO PAULO, SP, 24.05.2016: PARQUE-SP - Parque Burle Marx, que tem um dos seus acessos pela ponte Laguna, não permite a entrada de ciclistas. (Foto: Fabio Braga/Folhapress) ***  ****
Para relaxar após a corrida, observe as palmeiras-imperiais no parque Burle Marx - Fabio Braga/Folhapress

PARQUE IBIRAPUERA

Distância: 2,7 km (uma volta)
Nível: Boa para iniciantes
Pelo caminho: há museus, como o MAM e o Afro Brasil, para um passeio cultural pré ou pós-corrida
Quando: evite os horários de pico (12h às 18h) nos fins de semana

O parque mais famoso da cidade é também um dos mais populares entre os corredores –não à toa, está no percurso de várias provas de rua. Tem terreno plano e ampla área verde.

A pista que circunda o parque e acompanha a ciclovia tem 2,7 km, mas dá para aumentar a distância explorando as alamedas centrais. Há sombra, bebedouros e vendedores de água de coco (geladíssima), um alívio nos dias de calor. Pela manhã e à noite, é comum dividir espaço com grupos de corrida uniformizados.

Av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº. Seg. a dom.: 5h às 24h.

capa guia :: corrida
O Ibirapuera é um dos parques mais populares entre os corredores de São Paulo - Danilo Verpa/Folhapress


CENTRO

AV. PAULISTA 
Distância: 2,61 km
Nível: Boa para iniciantes 
Pelo caminho: além do Masp, aprecie a música e outras artes que afloram aos domingos 
Quando: domingos, pela manhã ou ao entardecer

Em dias úteis, o fluxo de carros e pedestres é intenso, mas há quem o enfrente para correr na calçada ou na ciclovia.

Aos domingos, porém, quando a via fecha para carros (atenção no cruzamento da av. Brigadeiro Luís Antônio, o único a ficar aberto), o espaço aumenta.

Corredores dividem o percurso com skatistas e patinadores e, vez ou outra, é preciso desviar de aglomerações que se formam para ver bandas e dançarinos. Não há sombras; se o sol castigar, fuja para o parque Trianon. Bateu sede? Lanchonetes e bancas de jornal vendem água pelo caminho.

Av. Paulista. Fechada para carros: dom.: 10h às 19h.

Legenda: SAO PAULO, SP, 01.11.2015: Pessoas caminham e praticam esporte na Avenida Paulista que esta fechada para carros na manha deste domingo (01). (Foto: Bruno Poletti/Folhapress, FSP-COTITIANO) **
É fácil fazer um programa cultural após correr na avenida Paulista - Bruno Poletti/Folhapress

MINHOCÃO

Distância: 2,79 km
Nível: Boa para iniciantes 
Pelo caminho: as empenas cegas dos prédios têm grafites e jardins verticais 
Quando: de seg. a sáb., à noite, ou domingo, pela manhã ou à noite

Quem gosta de correr na rua, mas se aborrece a cada pausa num farol, pode desfrutar do Minhocão nos horários em que ele fecha para trânsito de carros.

Com quase 3 km e asfalto em boas condições, o elevado é percorrido sem cruzar com outras vias. Mas quem corre ali precisa dividir a pista com ciclistas, skatistas, cachorros e vendedores ambulantes (de tapioca, suco, refrigerante). A segurança ainda é um ponto delicado; evite ir sozinho à noite e tenha cuidado com pertences como o celular.

Elevado Pres. João Goulart. Fechado para carros: seg. a sex., 21h30 às 6h30; sáb., a partir das 15h; dom., dia todo.

Legenda: SAO PAULO, SP, BRASIL - 04.07.2015: O Elevado Costa e Silva (Minhocão) é fechado neste sabado (04) pela segunda vez no ano. (Foto: Fabio Braga/Folhapress, COTIDIANO) ***  ****
Uma das vantagens do Minhocão é que não há cruzamento com outras vias - Fabio Braga/Folhapress

PARQUE DA ACLIMAÇÃO  

Distância: 980 m
Nível: Boa para iniciantes 
Pelo caminho: há um lago, no centro da pista, além da vegetação local 
Quando: prefira correr pela manhã, pois há trechos sem sombra

Uma boa pista de cooper contorna o parque urbano. Plano, o percurso tem quase 1 km (inscrições no asfalto indicam a distância percorrida) e é protegido pela copa das árvores.

Quem quiser dificultar um pouco a corrida e ainda esticar a distância pode acessar a trilha lateral, que inclui subidas e descidas. Há bebedouros espalhados por todo o parque.

Curiosidade: a pista foi batizada como Antonio Daoud para homenagear um atleta que morreu em uma das primeiras provas de triatlo da cidade, na USP, em 1984.

R. Muniz de Sousa, 1.119. Seg. a dom.: 6h às 20h.

Legenda: SÃO PAULO, SP - 21/01/2014: PARQUE DA CLIMAÇÃO - Paulistanos usam parque da Aclimação para pratica esportiva. Especial de aniversário da cidade recebe sugestão de leitores, através do mapa in
Além da pista, há uma trilha para dificultar a corrida no parque da Aclimação - Davi Ribeiro/Folhapress

PARQUE BUENOS AIRES 

Distância: 380 m
Nível: Melhor para avançados 
Pelo caminho: há intervenções de arte pelo parque, feitas em crochê, além da "geladeiroteca", para pegar e doar livros 
Quando: pela manhã e à tarde –não há seguranças no local

Pequenino, cheio de árvores e com bastante sombra, esse misto de parque e praça pode parecer ideal para quem está começando a correr. Doce engano: a pista (asfaltada), com modestos 380 m, é repleta de subidas e descidas.

Para os iniciantes, pode ser melhor transformar o entorno do parque (no perímetro formado pela av. Angélica e ruas Piauí, Bahia e Alagoas) em pista –o caminho passa a ter 700 m, mas fica mais plano; tome cuidado com imperfeições na calçada.

Av. Angélica, 1.500. Seg. a dom.: 6h às 22h.

Legenda: SAO PAULO, SP, BRASIL, 28 - 04 - 2012, 15:24. O estudante Jose Lameza, 21, corre no Parque Buenos Aires. Ele usa o esporte como forma de relaxar nos estudos.( Foto: Alessandro Shinoda/Folhapr
A pista do parque Buenos Aires é repleta de subidas e descidas - Alessandro Shinoda/Folhapress


ZONA LESTE

CERET 
Distância: 750 m ou 1,5 km
Nível: Boa para iniciantes 
Pelo caminho: uma estrutura de clube, com quadras, piscina e playground 
Quando: pela manhã ou à noite, pois há trechos sem sombras

O Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador, no Tatuapé (com entrada gratuita), tem 268 mil metros quadrados voltados ao esporte.

Há duas pistas asfaltadas no parque, ambas em bom estado –uma de 750 m e outra com 1,5 km–, com banheiros e bebedouros. Para saber o caminho, basta seguir as faixas pintadas no asfalto (azul para o percurso menor, vermelho para o maior).

O mais longo ainda tem uma subidinha no final do trajeto. Há também uma pista de atletismo, com 400 m de extensão.

R. Canuto de Abreu, s/ nº.

Legenda: SAO PAULO, SP, BRASIL, 19-12-2014 - VIVA BEM O VERÃO - 12:00:00 - O Parque do Ceret, localizado na rua Canuto de Abreu, s/n°, Vila Formosa, é uma ótima opção para este verão. (Foto: Fábio H.
O Ceret tem estrutura de clube e duas pistas para corrida - Fabio Mendes/ Folhapress

PARQUE DO CARMO 
Distância: 4,16 km
Nível: Melhor para avançados 
Pelo caminho: avista-se a entrada do famoso bosque das cerejeiras 
Quando: pela manhã ou à tarde

A floração das cerejeiras, entre o final de julho e o começo de agosto, costuma deixar o parque, no extremo leste da cidade, apinhado de gente. Mas o bosque não é a única atração local.

Uma pista circunda toda a extensão do lugar, ora com piso asfaltado, ora com terra batida. O caminho, com mata fechada em alguns trechos (mais inseguros no período da noite), quase permite esquecer que se está em São Paulo. Para uma rota mais leve, sem tantas subidas e descidas, permaneça na parte central, contornando o grande lago.

Av. Afonso de S. e Sousa, 951. Seg. a dom.: 5h30 às 20h.

PARQUE DO PIQUERI  
Distância: 1,18 km
Nível: Boa para iniciantes 
Pelo caminho: espécies vegetais, algumas ameaçadas de extinção 
Quando: a qualquer hora, mas o lugar fecha cedo, às 18h (durante o horário de verão, às 19h)

A lateral do parque fica encostada na marginal Tietê, mas passa quase despercebida por quem está no trânsito –o lugar é um verdadeiro refúgio verde, que abriga mais de 150 espécies vegetais, como grumixama, sibipiruna e jacarandá-mimoso.

O parque conta ainda com uma pista de cooper, com pouco mais de 1 km de extensão, de trajeto bem plano e em meio às árvores –o que deixa sombra de sobra. Ponto negativo: o chão é de terra batida, o que torna a corrida quase inviável pós-chuva.

R. Tuiuti, 515. Seg. a ​dom.: 6h às 18h.

Legenda: SAO PAULO - SP - 28.03.2016 - Especial Morar Zona Leste. Com diversas areas verdes a zona leste teve um crescimento imobiliario nas areas próximas a parques, O Parque do Piqueri está localiza
O parque do Piqueri é um refúgio verde ao lado da marginal Tietê - Raquel Cunha/Folhapress

PARQUE DA V. PRUDENTE  

Distância: 1,27 km
Nível: Indicada para intermediários 
Pelo caminho: próximo à entrada, há aparelhos para alongamentos e exercícios funcionais 
Quando: pela manhã ou à noite, pois há trechos sem sombra

Rebatizado como parque Professora Lydia Natalizio Diogo, o local fica próximo ao crematório da Vila Prudente.

Em boas condições, a pista cimentada que circunda o espaço tem pouco mais de 1 km, com árvores altas em boa parte do caminho. O trajeto inclui subidas e descidas e, por isso, é preciso ter certo preparo físico para percorrê-lo correndo.

Há boa estrutura de banheiros e bebedouros, mas o gramado ao redor da pista precisa ser aparado.

R. João Pedro Lecor, s/ nº. Seg. a dom.: 6h às 22h.


​ZONA OESTE

AV. SUMARÉ
Distância: 3,29 km
Nível: Indicada para intermediários 
Pelo caminho: da av. Antártica à av. Henrique Schaumann, a via é arborizada, com comércio –e, para os mais fitness, o Escadão 
Quando: pela manhã e à tarde, pois há trechos com pouca iluminação

O canteiro central das avenidas Sumaré e Paulo 6º é usado por corredores, apesar de originalmente ser uma ciclovia.

Fique atento: alguns trechos são estreitos, dificultando as ultrapassagens. Entre uma "ilha" e outra, em cruzamentos, observe os semáforos (nem sempre há sinalização para pedestres). Um bom número de árvores ameniza os efeitos do sol. Aos domingos, a pista entre a pça. Márcia Aliberti Mammana e a rua Ministro Godói fica fechada para os carros.

Av. Sumaré. Fechada para carros: dom.: 10h às 19h.

Legenda: SAO PAULO, SP, BRASIL, 3-1-2016 - VIAS EM SAO PAULO ABREM PARA LAZER - 14:04:26 - Alem da Avenida Paulista, aberta oficialmente para pedestres, ciclistas e demais usuarios neste domingo. Um t
A corrida na avenida Sumaré é beneficiada pela sombra das árvores - Rivaldo Gomes/Folhapress

PARQUE DA ÁGUA BRANCA

Distância: 1,47 km
Nível: Indicada para intermediários 
Pelo caminho: além da vegetação e dos prédios em estilo normando, se o horário coincidir, dá para espiar um pouco das aulas de equitação 
Quando: pela manhã ou à noite

Com entrada pela avenida Francisco Matarazzo, o parque tem 137 mil metros quadrados; 79 mil deles, de área verde.

Pistas pavimentadas recortam todo o espaço –a mais longa contorna o parque, com subidas e descidas ao longo do percurso. Para uma rota mais plana, o entorno da pista de equitação funciona bem.

Às terças, aos sábados e aos domingos há uma feira de orgânicos no local. Depois do treino, aproveite para se hidratar com um suco fresco, batido na hora, numa das bancas.

Av. Prof. F. Matarazzo, 455. Seg. a dom.: 6h às 20h.

Legenda: SAO PAULO - SP, BRASIL, 26-06-2012, 16h00: PARQUE DA AGUA BRANCA. O Ministerio Publico entrou com acao contra obras de reformas feitas no parque entre 2010 e 2011 pedindo reparacao por danos
Animais como patos e galinhas podem cruzar seu caminho no parque da Água Branca - Adriano Vizoni/Folhapress

PARQUE VILLA-LOBOS 

Distância: 4 km
Nível: Boa para iniciantes 
Pelo caminho: há o "circuito das árvores", um orquidário e o Ouvillas, espaço com músicas de Villa-Lobos 
Quando: pela manhã e ao entardecer: há trechos com pouca sombra

Nos 732 mil metros quadrados voltados ao lazer e aos esportes, há diversos caminhos para corredores, costurando quadras, áreas para piquenique etc.

Se a ideia for contornar o parque, o percurso tem cerca de 4 km, em trechos sombreados e outros nem tanto. Para dias quentes, além dos bebedouros aqui e ali, há totens que disparam vapor de água gelada ao acionar de um botão.

Recentemente, o parque ganhou um serviço, batizado de ​SportsBase, que empresta tênis de corrida, entre outros equipamentos, de graça.

Av. Professor F. Rodrigues, 2.001. Seg. a dom.: 5h30 às 20h.

Legenda: FSP - SAO PAULO, SP, BRASIL, 06-11-2009, 19h00. FECHAMENTO DOS PARQUES. Alguns parques da cidade ja mudaram o horario de funcionamento para se adaptar ao horario de verao, que tem sol por mai
Parque Villa-Lobos, na zona oeste - Adriano Vizoni/Folhapress

USP

Distância: 2,11 km
Nível: Boa para iniciantes 
Pelo caminho: avista-se a raia olímpica de um lado e a praça do Relógio de outro 
Quando: pela manhã ou ao entardecer; à noite, por segurança, prefira correr acompanhado

Maior que o Ibirapuera, a Cidade Universitária abarca diversas vias favoráveis à corrida. A avenida Prof. Mello Morais, que margeia a raia olímpica, por exemplo, é plana e tem bastante sombra –dá para correr pela calçada ou pelo canteiro central, apesar das imperfeições no chão.

Há quem prefira ir pelo asfalto; neste caso, melhor se manter próximo à guia. Para ter mais segurança, longe dos carros, aposte na praça do Relógio. Algumas faculdades permitem o uso de banheiros e bebedouros.

Av. Escola Politécnica, s/ nº. Seg. a sex.: 5h às 24h. Sáb.: 5h às 14h.

Legenda: SAO PAULO, SP, BRASIL, 05-08-2010, 12:00. O analista comercial, Ismael Paulo Santos, 29, corre em praca na Cidade Universitaria. Ele ja participou de mais de 50 corridas e considera a USP o m
Na USP, se for à noite, prefira correr acompanhado - Alessandro Shinoda/Folhapress


ZONA NORTE

AV. BRAZ LEME
Distância: 3,35 km
Nível: Indicada para intermediários 
Pelo caminho: há restaurantes, como o Boali (nº 2.079), de cozinha saudável 
Quando: pela manhã ou à tarde

Apesar do intenso vaivém de carros, a corrida no canteiro central da avenida, da ponte da Casa Verde à praça Heróis da FEB, é agradável, com árvores no percurso –com direito a palmeiras-reais.

Ciclistas e corredores têm pistas separadas, mas há cruzamentos (sinalizados) em alguns pontos. À noite, evite o trecho próximo à ponte da Casa Verde –a região é escura e deserta. A área onde se concentram restaurantes (do número 1.975 ao 3.351) é mais movimentada e conta com um posto policial.

Av. Braz Leme.

Legenda: SAO PAULO, SP, BRASIL, 5-3-2014 - VIGILANTE AGORA - 11:24:18 - O Agora faz Vigilante sobre as condicoes gerais das pistas de caminhadas em avenidas da periferia da cidade. A pista da avenida
Corredores e ciclistas têm pistas separadas na av. Braz Leme - Rivaldo Gomes/Folhapress

AV. ENGENHEIRO CAETANO ÁLVARES  
Distância: 2,84 km
Nível: Indicada para intermediários 
Pelo caminho: há uma porção de bares e restaurantes 
Quando: de manhã ou à tarde, há trechos mal-iluminados no percurso

Da av. Voluntários da Pátria à rua Orense, uma pista de cimento foi instalada no canteiro central, repleto de árvores. Atenção: no caminho, além de imperfeições no solo, há diversos cruzamentos. Redobre o cuidado nos retornos onde não há semáforos (são quatro). Como os carros viram nos dois sentidos, é preciso olhar para trás e verificar se é seguro.

Depois de correr, vale tomar uma cerveja num dos bares entre os números 5.364 e 5.682. Na linha fitness, há uma lanchonete de açaí no 5.656.

Av. Eng. Caetano Álvares, do número 3.013 ao 5.903.

CENTRO ESPORTIVO TIETÊ 
Distância: 500 m
Nível: Boa para iniciantes  
Pelo caminho: avista-se o trânsito da av. Santos Dumont, bem próxima 
Quando: pela manhã ou ao entardecer, já que há poucas sombras

No espaço recém-reformado pela prefeitura, dá gosto de ver a pista de atletismo, pintada de vermelho (vibrante) e branco e com um gramado verdinho no centro.

O piso sintético (inclusive nas raias) é igual àqueles usados em quadras de futebol society –a sensação é de um chão mais macio, com menor impacto nas pisadas. Em dias de chuva, porém, fica escorregadio.

Apesar das árvores, há pouquíssima sombra na pista; evite horários de sol a pino. Os banheiros são bem cuidados.

Av. Santos Dumont, 843. Seg. a sáb.: 7h às 23h. Dom: 7h às 18h.

Legenda: SAO PAULO - SP - 10.05.2016 - Especial Morar Zona Norte. O bairro do Tremembé cresceu 50% nos ultimos 20 anos. Horto Florestal fica no extreme Norte da cidade. (Foto: Raquel Cunha/Folhapress,
Há tanto verde no Horto Florestal que nem parece que você está em São Paulo - Raquel Cunha/Folhapress

HORTO FLORESTAL 

Distância: 1,66 km (uma volta)
Nível: Boa para iniciantes 
Pelo caminho: árvores nativas, espécies da mata atlântica e animais 
Quando: evite os fins de semana, quando o parque fica lotado

O Parque Estadual Alberto Löfgren (o Horto Florestal) abarca uma extensa área de mata atlântica, em 174 hectares –de tanto verde, nem parece São Paulo.

Há diversas pistas asfaltadas pelo parque, todas interligadas, cabendo ao corredor escolher o caminho e o nível de dificuldade: a parte central, que circunda os lagos e as quadras de futebol, é a opção mais plana. Aproveite as sombras e as bicas de água potável para espantar o calor e se hidratar durante a corrida.

R. do Horto, 931. Seg. a dom.: 6h às 19h (após o fim do horário de verão, 6h às 18h).


Ícone de Erramos ERRAMOS: O conteúdo desta página foi alterado para refletir o abaixo

O serviço de empréstimo de itens esportivos no parque Villa-Lobos é batizado de SportsBase, não ​SportsZone.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais