Quadrinista da DC Comics, Ivan Reis é tema de exposição no Memorial da América Latina

​O Memorial da América Latina recebe, a partir desta sexta (18), a exposição "A Era Heroica - O Universo da DC Comics", uma homenagem ao quadrinista paulista Ivan Reis, que trabalha na editora americana DC Comics desde 2003.

A mostra reúne cerca de 200 itens, como artes, colecionáveis e HQs raras do artista, que ganhou destaque após repaginar os heróis Lanterna Verde e Aquaman.

"O Lanterna foi o meu primeiro grande personagem, o que catapultou minha carreira. Eu passei um bom tempo desenvolvendo a mitologia do herói e a mesma coisa aconteceu com o Aquaman. Eles mostraram o meu trabalho para o grande público", diz Reis.

Antes, o quadrinista já havia trabalhado para a concorrente Marvel e também para a Mauricio de Sousa Produções. "Hoje tenho mais autonomia, mas em contrapartida é um trabalho solitário, introspectivo. Você está sozinho o tempo todo", avalia.

Para atender às expectativas das editoras e do público, Reis diz ser necessário combinar "organização, disciplina, velocidade e qualidade".

"O importante é como eu encaro o meu trabalho, com paixão e dedicação. Eu faço arte para conseguir despertar um sentimento ou uma conexão emocional. A partir daí o leitor vai criar aquele mundo imaginário em sua cabeça, enquanto lê e vê os desenhos. Nesse sentido ele também acaba sendo artista."

Na exposição, é possível conferir as várias etapas de criação de uma HQ e entendê-las não somente como forma de entretenimento, mas também como "registro histórico". "Quadrinhos são alegorias de momentos, pessoas e situações reais. Eles retratam sua época, porque o artista passa aquilo que ele vivencia para o seu trabalho."

Exemplo disso foi a decisão de fazer do Lanterna Verde original, Alan Scott, um homem gay, durante a reformulação de seu universo, em 2012. Reis foi um dos quadrinistas que fez parte desse processo.

Estes e outros momentos importantes da carreira do paulista estão na mostra, que fica em cartaz até 17/9.

Memorial da América Latina - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, região oeste, tel. 3823-4605. Abertura 18/8​. Ter. a dom.: 9h às 18h. Até 17/9Livre. Estac. R$ 25 (portões 4 e 15). GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais