Veja passeios e lugares para entender mais sobre a Revolução Constitucionalista

A data 9/7, feriado em São Paulo, celebra o movimento que quis pôr fim ao governo Vargas

O Obelisco aos Heróis de 32, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera ou Obelisco de São Paulo, é um monumento funerário localizado no parque Ibirapuera.
O Obelisco aos Heróis de 32, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera ou Obelisco de São Paulo, é um monumento funerário localizado no parque Ibirapuera. - Rafael Neddermeyer/Divulgação
Amanda Ribeiro Priscila Camazano
São Paulo

Hoje e Sempre
A mostra do Tribunal de Justiça de São Paulo, na praça da Sé, reúne cerca de 70 itens que contam a história da Revolução Constitucionalista. Há, dentre outros objetos, cadernos com anotações de presos paulistas, fotos e recortes de jornal que mostram a participação das mulheres na luta.
Praça da Sé, s/nº, Brás, região central, tel. 3277-7903. Seg. a sex.: 12h30 às 19h.

Obelisco
​Oficialmente chamado Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, o monumento localizado dentro do parque do Ibirapuera homenageia os estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, mártires do movimento assassinados pelas tropas do governo, além dos outros 713 combatentes mortos na revolução. Com 72 m² e feito de mármore travertino, o Obelisco é um projeto do escultor italiano Galileu Emendabile.
Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº. Seg. a dom.: 5h às 24h.

Prova Ciclística 9 de Julho
Vale acordar cedo para ver uma das mais tradicionais provas ciclísticas do Brasil. Realizada desde 1933 no feriado, nela competem aspirantes e atletas de elite do Brasil e da América do Sul. A largada e a chegada —sempre emocionantes, decididas cabeça a cabeça— acontecem na av. Lineu de Paula Machado, próximo ao Jockey Club. Confira o trajeto em https://bit.ly/2u8IKgZ

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais