Com o início da Bienal, confira eventos que permitem encontrar escritores

Sessões de autógrafos, bate-papos e lançamentos de livros estão na programação

São Paulo

Depois de passar horas a fio enredado em uma história, o leitor mais aficionado pode querer encontrar ao vivo aquele escritor que o fez mergulhar em um mundo diferente ou que lhe apresentou uma nova perspectiva nas páginas de um livro. 

O problema é: se as obras estão acessíveis em livrarias, bibliotecas e sebos, alguns escritores são conhecidos como reservados. Para ajudar o leitor dedicado a conseguir um autógrafo, uma foto ou um abraço, o Guia reuniu um roteiro de eventos em que os escritores saem das páginas para a vida real. 

A primeira dica é aproveitar a 25ª Bienal do Livro, que começa nesta sexta (3). Em dez dias de feira, passarão pelo Pavilhão do Anhembi 313 autores brasileiros e estrangeiros, em sessões de autógrafos e debates.

Entre os destaques internacionais há os best-sellers americanos David Levithan, autor de “Todo Dia”, e A. J. Finn, do thriller “A Mulher na Janela”. Representando o Brasil estão Mauricio de Sousa, que discute a franquia da Turma da Mônica, e a atriz Fernanda Montenegro, que fala sobre o livro “Fernanda Montenegro: Itinerário Fotobiográfico”.

A presença de personalidades como a atriz, que lançam livros sem serem escritores, é uma tendência do evento. Youtubers como RezendeEvil e blogueiras como Camila Coutinho devem lotar os corredores de fãs.

Para quem quer curtir a literatura fora da Bienal, há lançamentos e bate-papos com autores como Milton Hatoum, Noemi Jaffe e José Miguel Wisnik. Boa leitura!

Bienal. Pavilhão do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, tel. 3060-4717. Seg. a sex.: 9h às 22h. Sáb. e dom.: 10h às 22h. Até 12/8. Ingr.: R$ 20 a R$ 25. Ingr. p/ totalacesso.com

 

DESTAQUES DA BIENAL

A. J. Finn
O americano, autor do thriller best-seller “A Mulher na Janela”, que será adaptado para os cinemas com direção de Joe Wright e com Amy Adams como protagonista, fala ao público sobre sua carreira. 
Arena Cultural. Dom. (5): 13h30 às 14h30.

David Levithan
Autor de romances adolescentes com temática LGBT como “Will e Will” (2010)  e “Todo Dia” (2012), cuja adaptação para o cinema está em cartaz em São Paulo, o escritor americano participa de bate-papo no evento.
Arena Cultural. Sáb. (11): 18h30 às 19h30.

Fernanda Montenegro
A atriz, destaque também na Flip, conversa com o público sobre o novo livro, “Fernanda Montenegro - Itinerário Fotobiográfico”. A obra traz fotos, documentos e depoimentos sobre a vida da artista. 
Arena Cultural. Sáb. (11): 16h às 17h. 

A Incrível Máquina de Livros
O projeto itinerante de estímulo à leitura que já passou por 13 estados brasileiros estaciona na entrada da Bienal. A máquina permite que o leitor deposite um livro novo ou usado e receba outro em troca. Há duas opções: obra infantil ou adulta.
Entrada do Pavilhão. Sex. (3) a dom. (5): 10h às 19h. GRÁTIS

Lázaro Ramos
O ator Lázaro Ramos, autor das obras infantis “A Velha Sentada” (2010) e “Caderno de Rimas de João” (2015) e do livro de memórias “Na Minha Pele” (2017), que discute racismo, fala com os fãs a respeito de sua carreira na literatura e na televisão. 
Arena Cultural. Sáb. (4): 16h às 17h.

Literatura Periférica Hoje
Conhecido por obras como “Capão Pecado” (2000), o escritor paulistano Ferréz fala, no estande do Sesc, sobre a literatura desenvolvida por autores vindos da periferia ou que versa sobre temas relacionados à vida em espaços afastados dos centros das cidades.
BiblioSesc. Sex. (3): 20h às 21h.

A Montanha Mágica de Ziraldo e Mauricio de Sousa
Dois importantes nomes da literatura infantil nacional, Mauricio de Sousa, idealizador da Turma da Mônica, e Ziraldo, criador do Menino Maluquinho, conversam com o público sobre suas obras e carreiras. 
Arena Cultural. Sáb. (4): 15h às 16h.

O Ofício do Quadrinista
Vencedor do Prêmio Eisner, mais importante honraria literária das histórias em quadrinhos, o paulistano Marcelo D’Salete discorre sobre o trabalho cotidiano de um quadrinista neste bate-papo organizado pelo Sesc.
BiblioSesc. Sex. (10): 14h às 15h.

Yoav Blum
A Arena Cultural recebe palestra do israelense Yoav Blum, autor de best-sellers como “Os Criadores de Coincidências” (2017).
Arena Cultural. Ter. (7): 13h30 às 14h30.

Young Adult Nacional
Sucesso entre adolescentes, as escritoras Thalita Rebouças (“Fala Sério, Mãe!”), Luiza Trigo (“Meus Quinze Anos”) e Bruna Vieira (criadora do blog e autora do livro “Depois dos Quinze”) conversam sobre o mercado literário para jovens leitores.
Arena Cultural. Qui. (9): 13h30 às 14h30.

 

LANÇAMENTOS

Como aproveitar ao máximo uma sessão de autógrafos
Chegue pelo menos meia hora antes
Principalmente em eventos com escritores muito populares, a pontualidade pode evitar filas.
Ou espere até o final
​Antes do lançamento, o autor geralmente está nervoso e cercado de editores. Se quiser conversar com mais calma, espere até o fim do lançamento.
Escreva seu nome em um papel e o coloque dentro do livro
​O procedimento é importante para evitar que o escritor tenha dificuldades (ou erre) na hora de autografar.
Seja breve e objetivo
​É claro que, ao encontrar um autor de quem é fã, você queira aproveitar ao máximo o momento com ele, mas pense em quem está atrás de você na fila e bata um papo rápido.

​IMS Paulista

Serrote nº 29
A 29ª edição da revista de ensaios do IMS traz a reflexão de seis autores sobre figuras da República, como o eleitor e o juiz. Quatro deles, Conrado Hübner Mendes, Luiz Felipe de Alencastro, Noemi Jaffe e Renato Lessa, participam de debate no lançamento.
IMS Paulista - Cineteatro - Av. Paulista, 2.424, térreo, Bela Vista, região central, tel. 2842-9120. 145 lugares. Qua. (8): 19h. Livre. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS

Livraria da Vila - Pinheiros

‘Os Arqueólogos’, de Vinicius Calderoni
O dramaturgo, ator e diretor Vinicius Calderoni lança, pela editora Cobogó, o texto da peça “Os Arqueólogos” (2016), que venceu o prêmio APCA de melhor autor. Na trama, dois arqueólogos que vivem em um futuro distópico investigam por que a sociedade deu errado.
Livraria da Vila - R. Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, tel. 3814-5811. Ter. (28): 18h30 às 21h30. Livre. GRÁTIS

‘Sertão Japão’, de Xico Sá
O jornalista e escritor lança seu novo livro, editado pela Casa de Irene, editora que fundou ao lado da companheira, Larissa Zylbersztajn. Inspirado por caminhadas pelo bairro da Liberdade,  compôs uma série de haicais (forma de poesia curta) que aproxima o Japão do sertão cearense, onde nasceu. 
Livraria da Vila - R. Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, tel. 3814-5811. Qui. (9): 18h30 às 21h30. Livre. GRÁTIS

‘Tempo de Espalhar Pedras’, de Estevão Azevedo
O autor celebra nova edição deste livro, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2015. A trama narra os conflitos de uma vila desgastada pelo garimpo. O evento terá debate entre o autor, o escritor Milton Hatoum e o jornalista da Folha Maurício Meireles.
Livraria da Vila - R. Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, tel. 3814-5811. Qui. (9): 19h às 21h30. Livre. GRÁTIS

Livraria da Vila - Jardins

‘Maquinação do Mundo’, de José Miguel Wisnik
O músico e ensaísta José Miguel Wisnik autografa e participa de bate-papo com o público no lançamento do novo livro, “Maquinação do Mundo”, pela Companhia das Letras. Na obra, o autor associa a exploração mineradora na cidade de Itabira (MG) à obra de seu mais famoso morador, o poeta Carlos Drummond de Andrade.
Livraria da Vila - Al. Lorena, 1.731, Jardim Paulista, tel. 3062-1063. Ter. (21): 19h às 21h30. Livre. GRÁTIS

‘Pai de Menina’, de Marcos Mion
Depois do sucesso da série “O Papai É Pop”, de Marcos Piangers, é a vez de o apresentador de TV Marcos Mion lançar, pela editora Planeta, um relato sobre o que é ser pai de uma menina.
Livraria da Vila - Al. Lorena, 1.731, Jardim Paulista, região oeste, tel. 3062-1063. Ter. (7): 18h às 21h30. Livre. GRÁTIS

Ugra Press

‘Imaginário Coletivo’, de Wesley Rodrigues 
A editora Dark Side lança seu primeiro quadrinho nacional, assinado pelo animador Wesley Rodrigues, em evento na livraria Ugra. A trama fala sobre força de vontade e desejo de liberdade por meio da história de 
uma vaca que quer se tornar um pássaro.
Ugra - R. Augusta, 1.371, lj. 116, Consolação, tel. 3589-5459. Sáb. (4): 16h às 19h. Livre. GRÁTIS

‘Quem Matou o Caixeta?’, de Rainer Petter
Publicada pela editora Avec, a HQ do mineiro Rainer Petter é lançada em evento com sessão de autógrafos. A obra policial investiga o assassinato do youtuber Caixeta, morto em circunstâncias misteriosas.
Ugra - R. Augusta, 1.371, lj. 116, Consolação, região central, tel. 3589-5459. Sáb. (18): 16h às 19h. Livre. GRÁTIS

Saraiva - Shopping Pátio Higienópolis

‘Índia’, de Zeca Camargo e Varunesh Tuli
Fruto de viagens feitas à Índia, o livro do jornalista Zeca Camargo traz relatos e 30 receitas vegetarianas tradicionais da culinária do país. Escrito em parceria com o amigo e empresário indiano Varunesh Tuli, foi editado pela Companhia das Letras e terá lançamento com sessão de autógrafos com os dois autores.
Livraria Saraiva - Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618, tel. 3660-0200. Sáb. (25): 17h às 22h. Livre. GRÁTIS

Livraria Cultura - Shopping Iguatemi

‘Hannah Arendt: Pensamento, Persuasão e Poder’, de Celso Lafer
O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer lança edição revista e ampliada de sua obra de 1979 sobre a filósofa alemã Hannah Arendt (1906-1975). Em 19 artigos, o autor discute temas centrais no trabalho de Arendt, como poder e violência.
Livraria Cultura - Av. Brig. Faria Lima, 2.232, 3º piso, Jardim Paulistano, tel. 3030-3310. 50 lugares. Qua. (8): 19h às 22h. Livre. GRÁTIS

 

BATE-PAPOS

Sou o próximo da fila, e agora?
Escritores comentam o que o leitor deve (ou não) fazer em uma sessão de autógrafos

“O leitor não precisa de instruções. Fico muito feliz quando vem bastante gente e grata pela paciência que mostram na fila… Não faço ideia do que pode ser desagradável. Alguém beber muito prosecco e vomitar na mesa? Nunca rolou” 
Laerte Coutinho

“Escrever é um ofício digno como todos os outros e, quando a dor bate, todos precisamos de uma aspirina e de um abraço. Incomodam aqueles que falam demais nas sessões de autógrafos e estão lá mais para falar de si do que para prestigiar o seu livro”
Noemi Jaffe

“Um lançamento é um momento bem especial entre autor e público. Mas talvez seja interessante o 
leitor entender que, infelizmente, as conversas no lançamento têm que ser curtas, devido ao número de pessoas” 
Marcelo D’Salete

Biblioteca de São Paulo

Segundas Intenções
O projeto mensal de bate-papos promovido pela Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca do Parque Villa-Lobos convida escritores para debater questões relacionadas às suas obras. O próximo encontro, em 25/8, será com o mineiro Evandro Affonso Ferreira, autor de “O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam”, na Biblioteca de São Paulo. 
Biblioteca de São Paulo - Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Canindé, tel. 2089-0800. Sáb. (25): 11h às 13h. 120 min. Livre. GRÁTIS

IMS Paulista

Os Caminhos da Crônica no Acervo do IMS
A coordenadora de literatura do IMS, Elvia Bezerra, e o jornalista e escritor Humberto Werneck falam ao público sobre as cerca de 8.000 crônicas —assinadas por nomes como Rachel de Queiroz e Paulo Mendes Campos— presentes no acervo do IMS.  
IMS Paulista - Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, tel. 2842-9120. Sáb. (4): 11h. 60 min. Livre. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS

Itaú Cultural

Mekukradjá  - Círculo de Saberes
Na terceira edição, o ciclo de debates que discute arte, cultura e identidade indígena reúne escritores de diferentes etnias e acontece no Itaú Cultural nos dias 22 e 23. Jaider Esbell, da etnia macuxi, de Roraima, e Luciano Ariabo Kezo, da balatiponé, do Mato Grosso, debatem oralidade na literatura em 22/8.
Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, Bela Vista, região central, tel. 2168-1777. Debates: Qua. (22) e qui. (23): 15h, 17h e 19h. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS

Sesc 24 de Maio

Encontro com o Cordel
O evento discute o universo da literatura de cordel e suas relações com outras formas de expressão artística. Serão realizadas feiras de cordel e xilogravura com poetas e artistas, shows e sessões de contação de histórias, além de debates com autores como Bráulio Tavares, Jerusa Pires Ferreira, Moreira de Acopiara e Assis Ângelo.
Sesc 24 de Maio - R. Vinte e Quatro de Maio, 109, República, tel. 3350-6300. 216 lugares. Sáb. (25): 21h. Dom. (26): 18h. 90 min. 12 anos. Ingr.: R$ 15 a R$ 50. Ingr. p/ sescsp.org.br.

Sempre um Papo
Criado em 1986, o evento promove encontros temáticos mensais entre autores e público. A próxima edição, no dia 28/8, no Sesc 24 de Maio, recebe o rapper, escritor e ativista MV Bill, autor de “Cabeça de Porco”, que discute o tema “O país que queremos”.
Sesc 24 de Maio - R. Vinte e Quatro de Maio, 109, República, tel. 3350-6300. 216 lugares. Ter. (28): 19h30. 90 min. 12 anos. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS 

Sesc Avenida Paulista

LiteraSurda
Promovido ao longo do segundo semestre deste ano, o LiteraSurda é um clube de leitura que valoriza a produção literária de autores surdos convidando os escritores para comentar seus trabalhos. O evento deste mês reúne os escritores Rodrigo Custódio e Isadora Borges.
Sesc Avenida Paulista - Av. Paulista, 119, Bela Vista, tel. 3170-0800. 45 pessoas. Qui. (23): 19h30. 60 min. Livre. GRÁTIS

A escritora Rutendo Tavengerwei, do Zimbábue, fala ao público no evento Vozes da África
A escritora Rutendo Tavengerwei, do Zimbábue, fala ao público no evento Vozes da África - Divulgação

Vozes da África
A escritora do Zimbábue Rutendo Tavengerwei conversa com o público sobre sua obra e sua carreira em evento no Sesc. A autora teve seu primeiro livro, “Esperança para Voar”, que narra a amizade entre duas jovens tendo como pano de fundo a crise política no Zimbábue, traduzido pela editora Kapulana.
Sesc Avenida Paulista - Av. Paulista, 119, Bela Vista região central, tel. 3170-0800. Ter. (7): 19h às 20h30. 90 min. Livre. GRÁTIS

Sesc Pompeia

Play_Lit
O talk-show do Sesc Pompeia convida escritores a ouvir e comentar trechos de obras que os inspiraram, além de passagens dos próprios livros. Em 28/8, o convidado é Evandro Affonso Ferreira. Os encontros são mediados pelo escritor Joca Reiners Terron.
Sesc Pompeia - R. Clélia, 93, Água Branca, região oeste, tel. 3871-7700. Ter. (28): 19h30 às 21h30. Livre. GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais