Descrição de chapéu mídia jornalismo
Passeios

Mostra interativa faz viagem ao tempo e revê os 50 anos da mídia no Brasil

No Unibes Cultural, exposição tem curadoria assinada pelo ex-diretor da Globo, Boni e Thomaz Soutom da Abril

São Paulo

Novelas são uma paixão nacional desde quando eram transmitidas em rádios, mas se transformaram em hits no Brasil assim que passaram a ser exibidas na televisão, nos anos 1960. Marcos históricos como este são mostrados na exposição "50 anos de mídia no Brasil - 1968-2018", no Unibes Cultural.

A mostra comemora o meio século do Grupo de Mídia de São Paulo, uma das mais antigas entidades do mercado publicitário brasileiro, que conta com profissionais da área de mídia e de agências de publicidade. 

Como uma espécie de linha do tempo interativa, a exposição revê a trajetória da mídia das últimas cinco décadas, com os maiores acontecimentos jornalísticos unidos as revoluções tecnológicas. Nela, o foco é em programas televisivos, revistas e o surgimento da internet. 

O percurso começa num ano marcado pela restrição da liberdade de expressão, em 1968, devido a instauração do AI-5 na ditadura militar. Apesar do período sombrio, foi o ano em que a revista Veja, da editora Abril, começou a circular. 

Além do veículo semanal, outros acontecimentos marcaram os anos seguintes como a Copa de 1970, vencida pelo Brasil e o início dos programas de nomes como Silvio Santos, Chacrinha e Hebe. Foi, também, quando surgiu a TV em cores. 

Alguns fatos da cultura pop também são relembrados, como a morte de John Lennon, em 1980, que apareceu na primeira página desta Folha

São relembrados também a cobertura das mídias durante as Diretas Já, entre 1983 e 1984, o boom das revistas no início da década de 1990 e o começo da internet discada que revolucionou a comunicação.

A exposição, em cartaz até fevereiro de 2019, foi organizada pelo ex-diretor da Globo, Boni, e por Thomaz Soutom, da Editora Abril. Montada de forma interativa, é possível ouvir e assistir a trechos de novelas, jornais e programas de televisão marcantes dos últimos anos. 

 

Confira os principais acontecimentos das últimas cinco décadas:

1968-1977: Massificação das mídias 

No ano em que foi instituído o AI-5, em 1968, a revista Veja, da editora Abril, começou a circular. Além do veículo impresso semanal, outros eventos ficaram marcados na história, como a Copa de 70, que o Brasil venceu, além da vitória nos campos, a tecnologia deu um grande passo neste período com transmissão em cores. Além disso, apresentadores como Silvio Santos, Chacrinha e Hebe, despontaram nessa década. 

1978-1987: O Brasil via Embratel
Nesta época, marcada pelo retorno dos exilados políticos na ditadura militar, a mídia teve um grande papel na cobertura de eventos históricos como o Diretas Já e a eleição indireta de Tancredo Neves, morto em 1985, aos 75 anos. Como entretenimento, a década teve "Dancin' Days", com Beatriz Segall e Antônio Fagundes, e o programa de humor "Perdidos na Noite", apresentado por Fausto Silva.

1988-1997: Quantidade e Qualidade
Década foi marcada pelo boom revistas, como a Trip. Na televisão, uma aproximação dos jovens com a música foi intensificada com a chegada da MTV ao Brasil, que trouxe estética ágil, clipes e programas de comportamento. Além disso, no final dos anos 1990, a internet discada passou a existir e surgiram os primeiros portais de notícias, como o UOL, em 1996. 

1998-2007: A Internet veio para ficar 
Nesta era de transição, o bug do milênio trouxe ferramentas gratuitas como o IG e o BOL. Houve, também, o surgimento de portais como o Terra e Yahoo, e portais de mensagem eletrônica como ICQ e MSN revolucionaram a comunicação. As primeiras redes sociais começaram a mostrar as caras, como os extintos MySpace e Orkut, mais tarde seria a vez do Facebook. E as revistas, começaram a expandir suas transmissões para o digital. Na televisão, surgiram os famosos reality shows como Casa dos Artistas e Big  Brother Brasil. 

2008-2018: A Era Digital 
A última década foi marcada por plataformas exclusivamente digitais, como blogs, sites, redes sociais. Além dos vídeos sob demanda, como "Breaking Bad", "Game of Thrones". Na internet, os trend topics do Twitter passaram a anunciar os assuntos mais comentados no mundo.

 

50 anos de mídia no Brasil - 1968-2018
Unibes Cultural,  r. Oscar Freire, 2.500. Ter. a dom. das 10h30 às 18h30. R$ 20, às quartas a entrada é gratuita. Até 3/2.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais