Programação gratuita da semana tem show do Metá Metá e mostra de cinema para crianças

Seleção traz atrações para curtir sem gastar nada

São Paulo

A semana pode ser animada mesmo sem gastar nada. O Guia desta sexta (18) traz muitas atrações gratuitas além da seleção abaixo, que inclui feira de discos no Sesc Santo Amaro, neste sábado (19), e show do Metá Metá, no Centro Cultural da Juventude, neste domingo (20).

Entre as peças em cartaz, há as estreias de "E o que Fizemos Foi Ficar Lá ou Algo Assim", da Cia de Teatro Acidental, no Oficina Cultural Oswald de Andrade, e "Quando Ismália Enlouqueceu", com texto de Fernando Cardoso, na Biblioteca Mário de Andrade.

Neste fim de semana, o Sesc Avenida Paulista recebe a companhia circense italiana Puntino para um espetáculo com números de acrobacia, roda alemã, malabarismo e equilibrismo.

A Mostra Brasileirinhos de Cinema para Crianças, que acontece no CCBB, realiza uma sessão gratuita do premiado "Sobre Rodas”, seguida por um debate com o diretor Mauro D’Addio, nesta quarta (23).

 

Metá Metá, trio formado por Juçara Marçal, Thiago França e Kiko Dinucci
Metá Metá, trio formado por Juçara Marçal, Thiago França e Kiko Dinucci - Fernando Eduardo/Divulgação

Metá Metá
Conhecido por mesclar música brasileira, africana, jazz e rock, o trio, formado pela cantora Juçara Marçal, pelo saxofonista Thiago França e pelo guitarrista Kiko Dinucci, faz show com sucessos como “Trovoa”.
Centro Cultural da Juventude - anfiteatro - Av. Dep. Emílio Carlos, 3.641, Limão, tel. 3343-8999. 400 pessoas. Dom. (20): 18h. 90 min. 16 anos. Retirar ingresso com antecedência de uma hora. GRÁTIS

Tuyo
Formado pelo músico Jean Machado e pelas irmãs Lio e Lay Soares, o trio paranaense de folk futurista mostra a mistura de voz, violão e beats de músicas como “Terminal” e “Vida Loca” do primeiro disco “Pra Curar” (2018).
Sesc Pompeia - deque - R. Clélia, 93, Água Branca, região oeste, tel. 3871-7700. Dom. (20): 16h. 90 min. Livre. GRÁTIS

E o que Fizemos Foi Ficar Lá ou Algo Assim
Texto: Artur Kon. Direção: Cia de Teatro Acidental. Com: Artur Kon, Cauê Gouveia, Chico Lima e outros. 80 min. 14 anos.
O novo espetáculo da Cia. Teatro Acidental se passa ao longo de uma reunião. A trama investiga os motivos do encontro, que à primeira vista parece uma reunião de condomínio. À medida que a história avança, no entanto, os participantes se mostram presos em um filme de terror.
Oficina Cultural Oswald de Andrade - R. Três Rios, 363, Bom Retiro, tel. 3222-9574. Qui. e sex.: 20h. Sáb.: 18h30. Estreia quinta (24). Até 23/2. Retirar ingresso com antecedência de uma hora. GRÁTIS

Rita Batata (esq.), Isabel Setti, Munir Pedrosa, Lucy Ramos e Anna Toledo (dir.) no espetáculo "Hotel Mariana".
Rita Batata (esq.), Isabel Setti, Munir Pedrosa, Lucy Ramos e Anna Toledo (dir.) no espetáculo "Hotel Mariana". - Folhapress

Hotel Mariana
Texto: Munir Pedrosa. Direção: Herbert Bianchi. Com: Angela Maria de Barros, Bruno Feldman, Clarissa Drebtchinsky e outros. 70 min. 14 anos.
Relatos de sobreviventes da tragédia ocorrida em Mariana (MG), em 2015, são contados nesta peça. Usando fones de ouvido, os atores escutam as histórias e as reproduzem para o público. Os depoimentos foram coletados uma semana depois do desastre.
Oficina Cultural Oswald de Andrade - R. Três Rios, 363, Bom Retiro, tel. 3222-9574. 30 lugares. Seg. e ter.: 20h. Até 12/2. Retirar ingr. com antecedência de uma hora. GRÁTIS 

Quando Ismália Enlouqueceu
Concepção: Fernando Cardoso. Interpretação: Maria do Carmo Soares, Salete Fracarolli, Cleide Queiroz e Joseli Rodrigues. 60 min. Livre.
A peça do grupo As Tias apresenta versões musicadas e dramatizadas de poemas de Olavo Bilac, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e outros nomes dos séculos 19 e 20 para discutir a condição da mulher na terceira idade.
Biblioteca Mário de Andrade - R. da Consolação, 94, Consolação, região central, tel. 3775-0002. 170 lugares. Sáb. e dom.: 18h. Estreia sábado (19). Até 17/2. facebook.com/BibliotecaMariodeAndrade. Retirar ingresso com antecedência de uma hora. GRÁTIS 

A_ponte
Com o objetivo de destacar produções teatrais desenvolvida por estudantes brasileiros, o Itaú Cultural promove a mostra a_ponte - Cena do Teatro Universitário a partir de quinta (24). Ao longo de 12 dias de programação, serão apresentados 14 peças, vindas de estados como Amazonas, Mato Grosso, Santa Catarina e Paraíba. As obras foram selecionadas por meio de um edital, que teve 230 inscrições.
O primeiro grupo a se apresentar, na quinta, é o Coato, da Bahia, com o espetáculo “Eu É Outro: Ensaio sobre Fronteiras”. Dirigida por Marcus Lobo, a peça reflete sobre a coletividade e a relação do indivíduo com o outro.
Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, Bela Vista, região central, tel. 2168-1776. Eu É Outro: qui. (24): 20h. Até 4/2. Retirar ingresso com uma hora de antecedência. GRÁTIS

Cena do filme “São Paulo, Sociedade Anônima” no  vale do Anhangabaú, em São Paulo
Cena do filme “São Paulo, Sociedade Anônima” no vale do Anhangabaú, em São Paulo - Divulgação

Cinemário
O projeto da Biblioteca Mário de Andrade, que promove exibições de filmes acompanhadas de bate-papo, pega carona no aniversário de São Paulo para a programação de janeiro, projetando filmes que têm a cidade como cenário. Nesta quarta (23), há sessão gratuita de “São Paulo, Sociedade Anônima” (1965), de Luiz Sérgio Person. Em seguida, participa de roda de conversa a filha do diretor, Marina Person. Em 30/1, é a vez de “Não por Acaso” (Philippe Barcinski; 2007) ser exibido.
Salas e horários

Homem Bomba
Texto: Cynthia Paulino. Direção: Luiz Arthur. Com: Cia. Teatro Adulto. 50 min. 12 anos.
Inspirada em “O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde”, a trama se passa em um mundo desigual que lembra um grande abatedouro. Para entender o sentido da vida, um homem decide usar métodos drásticos.
Oficina Cultural Oswald de Andrade - R. Três Rios, 363, Bom Retiro, tel. 3222-9574. Ter. e qua.: 20h. Até 23/1. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS

Isto É um Negro?
Texto: José Fernando Peixoto de Azevedo. Direção: Tarina Quelho. Com: Ivy Souza, Lucas Wickhaus, Mirella Façanha e Raoni Garcia. 100 min. 18 anos.
O espetáculo, que em faz alusão à obra “Isto É um Homem?” de Primo Levi, discute o que é ser negro no Brasil atual. Para tal, o texto mescla real e ficção e os atores interpretam situações em formatos que vão do stand-up ao vídeoclipe.
Sesc Campo Limpo - tenda - R. Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Chácara Nossa Senhora do Bom Conselho, região oeste, tel. 5510-2700. 50 lugares. Qui. e sex.: 20h. Sáb.: 19h. Até 19/1. Retirar ingresso com antecedência de uma hora. GRÁTIS

Cena do filme ‘Sinfonia Amazônica’ (1953), exibido na mostra Brasileirinhos
Cena do filme ‘Sinfonia Amazônica’ (1953), exibido na mostra Brasileirinhos - Divulgação

Mostra Brasileirinhos de Cinema para Crianças
A partir desta quarta (23), até o dia 4/2, o CCBB realiza a Mostra Brasileirinhos de Cinema para Crianças. A programação apresenta clássicos e novidades do cinema infantil e infantojuvenil nacional, com sessões para diferentes idades. Na quarta, o filme “Sobre Rodas” ganha exibição gratuita seguida por um debate com Mauro D’Addio, diretor do longa que estreia em março. Premiada no Festival de Cinema Infantil de Toronto, a trama apresenta Lucas, um garoto cadeirante que embarca em uma aventura com uma amiga.
R. Álvares Penteado, 112, Centro, tel. 3113-3651. Qua. (23): 15h às 18h. Até 4/2. Ingr.: R$ 5 a R$ 10. Programação completa: culturabancodobrasil.com.br/portal/sao-paulo

Il Grande Circo
Concepção e interpretação: Circo Puntino. 60 min. Livre.
A companhia circense italiana Puntino apresenta números de acrobacia, roda alemã, malabarismo e equilibrismo.
Sesc Avenida Paulista - Av. Paulista, 119, Bela Vista, tel. 3170-0800. 150 pessoas. Sáb. e dom.: 18h. Até 20/1. GRÁTIS 

Claudia Andujar: A Luta Yanomami
A mostra apresenta uma retrospectiva da carreira da fotógrafa Cláudia Andujar. O recorte curatorial privilegia a luta da artista pela proteção dos índios ianomâmi, com os quais estabeleceu contato pela primeira vez nos anos 1970.
IMS - Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, tel. 2842-9120. 145 lugares. Ter., qua. e sex. a dom.: 10h às 20h. Qui.: 10h às 22h. Até 7/4. Livre. GRÁTIS

Meteorológica
A subversão de códigos e linguagens e o processo de constituição do conhecimento, temas recorrentes nos trabalhos da dupla Angela Detanico e Rafael Lain, guiam “Meteorológica”, nova mostra que o casal apresenta no Espaço Cultural Porto Seguro a partir deste sábado (19).
Com curadoria de Rodrigo Villela, a exposição apresenta 14 obras, em sua maioria instalações inéditas, criadas por meio de vídeos, objetos, textos e esculturas.
Entre as obras, destaca-se uma instalação concebida especialmente para ocupar o espaço cultural. Formado por colunas de vinil alternadas, o trabalho foi concebido como um novo alfabeto pela dupla.
Espaço Cultural Porto Seguro - Al. Br. de Piracicaba, 610, Campos Elíseos, tel. 3226-7361. Ter. a sáb.: 10h às 19h. Dom.: 10h às 17h. Abertura sábado (19). Até 7/4. Livre. GRÁTIS

Bom Retiro meu Amor
Texto: César Vieira e Rogério Tarifa. Direção: César Vieira, Mei Hua Soares e Rogério Guarapiran. Com: Ana Elisa, Angelita Alves, Babi Pacini e outros. 70 min. 12 anos.
O espetáculo faz uma imersão histórica no Bom Retiro, bairro fabril que, por ter recebido muitos imigrantes, abriga hoje uma imensa diversidade cultural.
Tuov - Teatro Popular União e Olho Vivo - R. Newton Prado, 766, Bom Retiro, região central, tel. 3331-1001. Sex.: 21h. Sáb. e dom.: 16h30 e 19h30. Até dom. (20). Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS

Imagens Impressas
A mostra traça um percurso da história da gravura europeia por meio de 160 imagens que pertencem ao acervo do Itaú Cultural. A seleção inclui obras de nomes como Martin Schongauer, Rembrandt e Goya.
Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, Bela Vista, região central, tel. 2168-1777. Ter. a sex.: 9h às 20h. Sáb. e dom.: 11h às 20h. Até 17/2. Livre. GRÁTIS

Architecture for Dogs
Com curadoria do designer japonês Kenya Hara, a mostra apresenta uma série de casas de cachorro criadas por nomes como Hiroshi Naito, Kazuyo Sejima, Kengo Kuma e Shigeru Ban.
Av. Paulista, 52, Bela Vista, região central, tel. 3090-8900. Ter. a sáb.: 10h às 20h. Dom.: 10h às 18h. Até 7/4. Livre. Abertura sábado (19). GRÁTIS

Plural 24h
São exibidos na coletiva desenhos e fotografias de 12 artistas —como Carolina Carettin, Iano Coimbra e Fe Maidel— que retratam o cotidiano de pessoas que integram a comunidade LGBT. As obras abordam temas como a rotina no trabalho, a relação com o corpo e a convivência com o outro.
Museu da Diversidade Sexual - R. do Arouche, 24, República, região central, s/ tel. Ter. a dom.: 10h às 18h. Até 11/5. Livre. Abertura quinta (24). GRÁTIS 

Dentro
Concepção e interpretação: Coletivo Qualquer. 60 min. Livre.
O espetáculo propõe um passeio sonoro pelo Sesc 24 de Maio e explora suas singularidades. O objetivo é apresentar novas perspectivas de visão do local e uma reflexão sobre tempo.
Sesc 24 de Maio - ginástica - 10º andar - R. Vinte e Quatro de Maio, 109, República, tel. 3350-6300. Qui. a sáb.: 19h. Até 26/1. Retirar ingresso com antecedência de uma hora. GRÁTIS 

Feira de Discos
Dez lojistas, selos e vendedores apresentam na feira de vinis lançamentos e raridades. Três DJs completam a programação com sets escolhidos para serem tocados durante o evento.
Sesc Santo Amaro - R. Amador Bueno, 505, Santo Amaro, tel. 5541-4000. Sáb. (19): 12h às 18h30. Livre. GRÁTIS  

São Paulo Mal- Assombrada
São narrados contos e lendas urbanas de assombração passadas em São Paulo. Entre elas, o Castelinho da rua Apa e a capela da Sta. Cruz dos Enforcados, além de contos de terror do vale do Anhangabaú.
Centro Cultural Santo Amaro - Av. João Dias, 822, Santo Amaro, região sul, tel. 5541-7057. Qua. (23): 15h. Livre. GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais