'Black Mirror' inspira evento sobre impacto da tecnologia

No Itaú Cultural, programação conta com debate e exibição de episódios da série

Isabella Menon
São Paulo

É comum ouvir pessoas brincarem sobre fenômenos sociais ligados à revolução tecnológica com a frase “isso é muito Black Mirror”.

Criada pelo britânico Charlie Brooker, a série, transmitida pela Netflix, permeia o evento Impactos da Tecnologia nas Relações Humanas cujo objetivo é debater as mudanças comportamentais e de relacionamentos ligadas ao rápido desenvolvimento digital.

Cena do quarto episódio da terceira temporada de 'Black Mirror', 'San Junipero'
Cena do quarto episódio da terceira temporada de 'Black Mirror', 'San Junipero' - Reprodução

Em cada encontro —são três ao todo— será exibido um episódio da série. O primeiro deles é “San Junipero” (2016), da terceira temporada, no qual mulheres descobrem amor e sexualidade em vida virtual. Antes, está prevista uma visita guiada para exposição “Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico”, que dialoga sobre arte e tecnologia.

Idealizada por Marcos Cuzziol e em cartaz no espaço desde o final de março, a exposição "Consciência Cibernética - Horizonte Quântico" reúne obras em que robôs —às vezes com corpo, às vezes simples softwares— refletem sobre as crescentes similaridades entre o cérebro humano e a inteligência artificial.

Entre os trabalhos, está o vídeo em que um humano ensina movimentos de dança a um androide, e um corredor interativo que busca exemplificar como funciona o conceito da física quântica, segundo o qual não existe apenas uma realidade, mas várias possíveis.

Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, Bela Vista, região central, tel. 2168-1777. 40 vagas. Qua.: 17h. 60 min. Livre. Grátis. Outros encontros: qua. (22) e qua. (29). 

Veja a programação completa do evento:

QUARTA, 15

17h  - Visita monitorada à exposição Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico, com Marcos Cuzziol e Rejane Cantoni.

19h - Projeção de "San Junipero"

20h - Debate com o médico e patologista Paulo Saldiva e o artista visual Rejane Cantoni. A conversa será mediada pelo psicanalista Christian Dunker.

QUARTA, 22

19h - Projeçãode "The Entire Story of You"

20h - Debate com a geneticista Mayana Zatz, geneticista e o biblioteconomista e historiador Marcos Galindo. A mediação é do do psicanalista Christian Dunker.

QUARTA, 29 

19h - Exibição de Playtest 

20h - Debate com Jeferson J. Arenzon, do Instituto de Física da UFRGS, e Sílvio Meira, co-fundador do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife e pesquisador na área de Engenharia de Software. A mediação é do psicanalista Christian Dunker.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais