Cinema ao ar livre e comédia teatral são destaques gratuitos da semana

Guia indica programação para curtir a semana em São Paulo sem gastar nada

São Paulo

Durante as quintas-feiras de junho, a praça Victor Civita recebe sessões de cinema,  que celebram o mês do orgulho LGBT. Nesta semana (6), às 19h, o projeto Cine na Praça exibe “Bohemian Rhapsody” (6/6), que narra a história do Freddie Mercury, líder da banda Queen. 

Parte do Cultura Inglesa Festival,  o espetáculo "Heather" se baseia em um texto de Thomas Eccleshare. Em cartaz neste sábado (1º) e domingo (2),  a peça acompanha uma reclusa escritora infantojuvenil, vira um fenômeno de vendas do dia para a noite e vê sua vida tornar-se pública.  

Para os fãs de humor, a peça "Comédias Furiosas", em cartaz de sexta (31) a domingo (2),  narra como enorme engarrafamento impacta a vida de quatro personagens. Em comum, eles partilham a dificuldade de comunicação —além de serem assombrados justamente pela logomarca de uma empresa de telefonia. 

Com crianças, vale conferir a montagem de "Pescadora de Ilusão" na Biblioteca Mário de Andrade neste domingo (2). Antes do espetáculo, inspirado no livro "A Mulher que Matou os Peixes", de Clarice Lispector (1968), a biblioteca oferece uma atividade que mescla arte com educação, além de uma contação de histórias do grupo Dudu Badé. 

Confira essas e outras atrações gratuitas selecionadas pelo Guia para aproveitar a cidade.

CINEMA

Cine na Praça
Ao longo de junho, a praça Victor Civita recebe sessões de cinema que celebram o mês do orgulho LGBT. Semanais, as projeções acontecem às quintas e são gratuitas. Os filmes selecionados foram “Bohemian Rhapsody” (6/6), “XXY” (13/6), “A Garota Dinamarquesa” (20/6) e “Desobediência” (27/6). No dia 21/6, há programação especial, com o longa “Paraíso Perdido”, roda de conversa e show do cantor Jaloo.
Pça. Victor Civita - R. Sumidouro, 580, Pinheiros. Qui.: 19h. Até 27/6. GRÁTIS

SHOWS

Festival Lula Livre
Artistas se unem em um festival que pede pela liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No lineup aparecem nomes clássicos, como Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Fernanda Takai e Odair José, e grandes destaques da cena atual, como BaianaSystem, Anelis Assumpção, Criolo, Emicida, Otto e Francisco, el Hombre. 
Praça da República - Pça. da República, s/ nº, República, região central, s/ tel. Dom. (2/06): 13h. Livre. GRÁTIS

Yzalú e Shirley Casa Verde
As rappers lançam “Quântica”, EP de cinco músicas que refletem suas vivências como mulheres inseridas na cultura do hip-hop e na cena musical independente. Além das canções do disco, elas também mostram outras de suas carreiras.
Centro Cultural Olido - Av. São João, 473, Centro, região central, tel. 2899-7370. 297 lugares. Sex. (31): 19h. GRÁTIS  

CONCERTOS

Ocam
A Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da USP apresenta, sob a regência de John Boudler, concertos no Masp e no Instituto Tomie Ohtake com participação das violinistas Elizabeth Chang e Eliane Tokeshi. O grupo executa composições de Barber, Alfred Schnittke, Thomas Adés e Andrew Norman.
Instituto Tomie Ohtake - R. dos Coropés, 88, Pinheiros, tel. 2245-1900. Dom. (2/06): 17h. 90 min. Livre. GRÁTIS 

TEATRO

Comédias Furiosas
Um enorme engarrafamento impacta a vida de quatro personagens. Em comum, eles partilham a dificuldade de comunicação —além de serem assombrados justamente pela logomarca de uma empresa de telefonia. Uma mulher tenta voltar para casa enquanto passa a limpo sua relação com o marido pelo celular; um publicitário acometido por uma crise de pânico busca abrigo no apartamento do sócio; um pintor recluso é visitado por um burocrata de uma cidade do interior; e um diretor de cinema, prestes a ser agraciado com o maior prêmio da carreira, tem a autoria de seus filmes questionada. 
Teatro Cacilda Becker - R. Tito, 295, Vila Romana, tel. 3864-4513. Sex. e sáb.: 21h. Dom.: 19h. Estreia sex. (31). Até 23/6. 14 anos. GRÁTIS

Conto de Inverno
O Núcleo sem Querer de Tentativas Teatrais encerra a Trilogia da Taverna, que traz peças adaptadas para o público jovem, com esta comédia de Shakespeare. Na trama, o rei da Sicília se convence de que seu amigo o trai com sua mulher. Enlouquecido de ciúmes, manda prendê-la grávida e rejeita sua filha.
Viga Espaço Cênico - sala Taverna - R. Capote Valente, 1.323, Pinheiros, região oeste, tel. 3801-1843. 40 lugares. Dom.: 15h. Até 23/6. Ingr.: R$ 20. Seg. e ter.: grátis.  

Di Repente
Com canções tocadas ao vivo, o musical do grupo Luz e Ribalta acompanha três trabalhadores nordestinos, que se encontram em um canteiro de obras em São Paulo. A amizade dos homens com uma jovem mineira, que trabalha como doméstica, acaba levando a uma série de situações.
Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba, região leste, tel. 2621-2719. Sáb. e dom.: 20h. Até 23/6. GRÁTIS  

Argumento contra a Existência de Vida Inteligente no Cone Sul
Na trama de Santiago Sanguinetti, quatro amigos decidem realizar um atentado contra a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. A falta de planejamento para tal, porém, serve como crítica ao esvaziamento das revoluções sociais hoje.
Teatro de Contêiner Mungunzá - R. dos Gusmões, 43, Santa Efigênia, região central, tel. 97632-7852. 99 lugares. Qui. a sáb.: 21h. Dom.: 20h. Até dom. (2). GRÁTIS

Entre
Com texto de Eloisa Elena, que também atua, a trama acompanha o encontro de três irmãos para planejar a festa de bodas dos pais. Uma briga do casal do apartamento ao lado motiva um debate sobre se eles devem ou não intervir no conflito.
Oficina Cultural Oswald de Andrade - R. Três Rios, 363, Bom Retiro, tel. 3222-2662. 50 lugares. Ter. e qua.: 20h. Até 26/6. 14 anos. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS 

Alexandre Cioletti, Cláudio Queiroz e Eloisa Elena estrelam 'Entre'
Alexandre Cioletti, Cláudio Queiroz e Eloisa Elena estrelam 'Entre' - Henrique Resende/Divulgação

 

[Entre]
A relação dos adolescentes com o ambiente escolar é o ponto de partida deste espetáculo, que reúne dez jovens entre 14 e 17 anos.
Escola Estadual Doutor Alarico Silveira - R. Conselheiro Brotero, 100, Barra Funda. 50 pessoas. Qui. e sex.: 18h30. Até sex. (31). Retirar ingr. 30 min antes. GRÁTIS  

Glória
A comédia completa a tetralogia filosófica do Grupo Gattu. Na trama, uma eleição em uma ilha isolada opõe uma líder comunitária e uma sacerdotisa.
Teatro do Sol - R. Damiana da Cunha, 413, Santa Teresinha, região norte, tel. 3791-2023. 60 lugares. Qui. a sáb.: 21h. Dom.: 19h. Até dom. (2). GRÁTIS

Vem Buscar-Me que Ainda Sou Teu
Celebrando os 80 anos de nascimento do dramaturgo Carlos Alberto Soffredini (1939-2001), autor do texto, o espetáculo —dirigido por sua filha, Renata Soffredini— usa a linguagem do teatro de revista para narrar a luta de uma trupe circense para sobreviver em meio às revoluções da indústria cultural.
Itaú Cultural - sala Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, Bela Vista, região central, tel. 2168-1777. 208 lugares. Qui. a sáb.: 20h. Dom.: 19h. Estreia qui. (6). Até 9/6. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS 

Agosto na Cidade Murada
Na peça-show, uma sociedade partida por um longo muro é governada por um homem que adora uma divindade metade cachorro, metade urubu. Um dia, dois estudantes descobrem o ponto frágil da construção com a ajuda do espírito da cidade e de um velho louco.
Sesc Campo Limpo - R. Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Chácara Nossa Senhora do Bom Conselho, região oeste, tel. 5510-2700. 70 pessoas. Sex.: 20h. Sáb. (1º) e dom. (2): 18h. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS 

A Invenção do Nordeste
O espetáculo do grupo Carmin parte do livro “A Invenção do Nordeste e Outras Artes”, de Durval Muniz de Albuquerque Jr., para refletir sobre a identidade nordestina. Na trama, um diretor seleciona dois atores da região para um período de preparação.
Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, Bela Vista, tel. 2168-1777. Sáb.: 20h. Dom.: 19h. Até dom. (2). Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS  

Portar(ia) Silêncio
Construído a partir de experiências de nove porteiros que migraram do Nordeste para São Paulo, o monólogo de João Júnior discute a condição e o modo de vida de quem opta por essa profissão.
Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, Bela Vista, região central, tel. 2168-1777. 224 lugares. Sex. (31): 20h. GRÁTIS

Pow Pow Pow
O espetáculo se passa em um programa de auditório apresentado pelos atores Thiago Amaral e Fabrício Licursi. Nele, dez especialistas em dança indiana —cujos rostos são cobertos por máscaras de palhaço— competem pelo título de melhor intérprete, a ser decidido pela plateia.
Sesc Guarulhos - espaço de convivência - R. Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos, tel. 2475-5550. Sex. (31): 18h30. GRÁTIS 

O Resto É Silêncio
Apresentada ao mesmo tempo em português e libras, a peça discute as barreiras de comunicação encontradas por um jovem surdo na sociedade brasileira hoje.
Centro Cultural Santo Amaro - Av. João Dias, 822, Santo Amaro, região sul, tel. 5541-7057. Sex. (31): 21h. GRÁTIS 

Territórios de Resistência, Narrativas em Disputa
Dividida em três partes  —Florestanias, Sertanias e Ribeirias— a leitura cênica teve seu texto construído com base em obras de acervo do Museu do Ipiranga. A montagem trata de temas como a colonização do Brasil, o uso do trabalho escravo e a Guerra do Paraguai.
Museu do Ipiranga - Av. Nazaré, s/ nº, Ipiranga, região sul, s/ tel. Sáb. e dom.: 15h. Até 21/7. Retirar ingr. uma hora antes na bilheteria do Sesc Ipiranga. GRÁTIS  

Heather
Um dos ganhadores do edital da Cultura Inglesa, dedicado a versões de peças de dramaturgos britânicos contemporâneos, o espetáculo se baseia em um texto de Thomas Eccleshare. Nele, Heather, uma reclusa escritora infantojuvenil, vira um fenômeno de vendas do dia para a noite. Quando a vida 
pessoal da protagonista vêm à público, surgem questionamentos sobre os limites entre autor e obra, e ficção e realidade.
Teatro Cultura Inglesa - Pinheiros - R. Dep. Lacerda Franco, 333, Pinheiros, região oeste, tel. 3814-0100. 173 lugares. Sáb. (1º): 21h. Dom. (2): 19h. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS

Imagine
A pergunta de como continuar a crer em um mundo melhor no contexto atual guia a coreografia de Beatriz Sano e Julia Rocha, inspirada na letra de “Imagine”, de John Lennon. Acompanha o espetáculo um texto inédito assinado pela poeta Angélica Freitas e pelo artista visual Fabio Morais.
Centro Brasileiro Britânico - sala Cultura Inglesa - R. Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros, região oeste, tel. 3039-0500. 157 lugares. Qui. a sáb.: 21h. Dom.: 19h. Até 9/6. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS

Slowsoul
Com participação das integrantes do bloco Ilú Oba de Min Jackie Cunha e Beth Beli, a coreografia de Alysson Amaral baseada no conceito da desaceleração lança luz sobre temas tão diversos quanto o medo da intimidade ou o lugar dos negros e das mulheres na sociedade.
Centro Brasileiro Britânico - sala Cultura Inglesa - R. Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros, região oeste, tel. 3039-0500. 157 lugares. Sex. e sáb.: 21h. Dom.: 19h. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS  

Brancos e Malvados ou Ensaio sobre os 3 Porquinhos
O Pessoal do Faroeste comemora 21 anos de atividade com este musical, que discute temas como a ditadura de 1964, a violência, a tortura e suas implicações atuais no bairro da Luz, que abrigou a sede do antigo Dops. A trama acompanha dois atores à espera do diretor para começarem um ensaio. Os dois são moradores de um antigo cortiço, desocupado para a criação de uma ONG. Por serem os únicos brancos, foram os únicos a permanecer no local.
Teatro Cia. Pessoal do Faroeste - R. do Triunfo, 305, Santa Efigênia, região central, tel. 3331-8943. 40 lugares. Seg.: 19h e 21h30. Dom.: 16h. Até 5/8. GRÁTIS

DANÇA

Gestus 4.13
Quarto e última peça do projeto Situações Coreográficas, do Núcleo Entretanto, a apresentação resulta do encontro entre o multiartista Daniel Kairoz e o Núcleo Kasa, grupo da zona leste que pesquisa a estética urbana periférica.
Galeria Formosa - Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo Vd. do Chá, s/ nº, Centro, região central, tel. 3214-3249. 60 lugares. Seg., ter. e qua.: 19h. Até 5/6. GRÁTIS  

Sons d’Oeste
Com diferentes instrumentos de percussão em cena, o espetáculo da Trupe Benkady usa timbres da natureza para estabelecer um diálogo sobre os ritmos e movimentos tradicionais da cultura mandingue, da região da Guiné, na costa africana.
Sesc Parque Dom Pedro 2º - tenda múltiplo uso - R. São Vito, s/nº, Brás, região leste, tel. 3111-7400. Dom. (2): 15h. GRÁTIS 
 

EXPOSIÇÕES

Miguel Rio Branco
Um dos maiores nomes da fotografia do país, Rio Branco retoma a série “Maldicidade”, publicada em um livro em 2014, na exposição que abre na Galeria Luisa Strina nesta terça (4). A individual mescla, assim, novos e antigos registros de metrópoles pelo globo.  Galeria Luisa Strina - R. Pe. João Manuel, 755, Cerqueira César, tel. 3088-2471. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 10h às 17h. Abertura ter. (4), às 19h. Até 27/7. Livre. GRÁTIS  

Hudinilson Jr.
Pioneiro da xerografia no Brasil, o artista morto em 2013 protagoniza uma retrospectiva na Galeria Jaqueline Martins a partir deste sábado (1º). No recorte de 140 peças exibido, trabalhos em suportes pouco associados à sua obra, como pinturas e esculturas, lançam luz sobre uma outra face de Hudinilson.
Galeria Jaqueline Martins - R. Dr. Cesário Mota Jr., 443, Vila Buarque, tel. 2628-1943. Ter. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 12h às 17h. Abertura sáb. (1º), às 14h. Até 3/8. Livre. GRÁTIS

A Burrice dos Homens
Uma série de conversas entre a curadora Fernanda Brenner e o artista Tiago Carneiro da Cunha (autor da escultura acima, “Latinoamericano com Flores”) guia a coletiva que a Bergamin & Gomide inaugura no sábado (1º). Nela, 19 artistas se propõem a criticar, a partir de sátiras e estereótipos, dinâmicas sociais correntes que necessitam ser reavaliadas.
Galeria Bergamin & Gomide - R. Oscar Freire, 379, lj. 1, Cerqueira César, região oeste, tel. 3853-5800. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 10h às 15h. Abertura sáb. (1º), às 11h. Até 20/7. Livre. GRÁTIS

A Noite Não Adormecerá Jamais nos Olhos Nossos
Resultado de uma convocatória nacional do coletivo Trovoa, a exposição organizada por Carollina Lauriano discute a pluralidade de linguagens e pesquisas produzidas por mulheres não brancas pelo país a partir dos trabalhos de 17 artistas, alguns deles inéditos.
Baró Galeria - R. da Consolação, 3.417, Cerqueira César, região oeste, tel. 3661-9770. Ter. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 11h às 19h. Abertura sáb . (1º), às 14h. Até 20/7. Livre. GRÁTIS

O Professor Deverá Ser o Último a Se Retirar, Mesmo nos Dias de Chuva
Por meio de desenhos e objetos, o artista Bruno Novaes reflete sobre as regras invisíveis que formatam o sistema de ensino brasileiro.
MIS - Av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. 2117-4777. Ter. a sáb.: 11h às 20h. Dom.: 11h às 18h. Até 9/6. GRÁTIS 

Da Indonésia à Amazônia 
A mostra reúne cerca de 60 fotografias da vida marinha, fruto das expedições da ONG Ocean Futures Society a países como Indonésia, Estados Unidos e Brasil.
Centro Cultural Fiesp - Av. Paulista, 1.313, Bela Vista, tel. 3322-0050. Ter. a sáb.: 10h às 22h. Dom.: 10h às 20h. Abertura ter. (4). Até 4/8. Livre.  GRÁTIS  

Julio González - Espaço e Matéria
Com cerca de 70 peças, entre esculturas, desenhos, pinturas, fotografias e documentos, a mostra revê a trajetória do consagrado artista Julio González (1876-1942), conhecido como pai da escultura moderna em ferro. Com curadoria de Elena Llorens e inédita no país, a retrospectiva desvenda cada uma das etapas criativas do catalão, do início da carreira, na oficina de serralheria do pai, às colaborações artísticas e intelectuais com nomes como Picasso e Kandinsky.
Instituto Tomie Ohtake - R. dos Coropés, 88, Pinheiros, região oeste, tel. 2245-1900. Ter. a dom.: 11h às 20h. Abertura ter. (4). Até 4/8. Livre.  GRÁTIS  

Sergio Larrain
Organizada de maneira cronológica pela frances Agnès Sire, a retrospectiva do fotógrafo chileno relembra, por meio de 140 imagens, do início de sua carreira nas ruas até sua aposentadoria precoce no fim da década de 1970. Na quarta (5), às 19h30, o escritor Jorge Schwartz realiza uma visita guiada pela exposição. As senhas serão distribuídas uma hora antes.
IMS Paulista - Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, região central, tel. 2842-9120. Ter., qua. e sex. a dom.: 10h às 20h. Qui.: 10h às 22h. Até 25/8. Livre. GRÁTIS 

Tem que Manter Isso Aí, Viu?
Cerca de cem pinturas a óleo estampando as capas de revistas protagonizadas pela ex-presidente Dilma Rousseff formam o cerne desta individual do pintor Evandro Prado. Além do políptico, instalações como “Governo Federal 2” (2018), que reproduz a fala de Temer que batiza a exposição, levantam questões sobre gênero, mídia e poder.
CCSP - R. Vergueiro, 1.000, Liberdade, região central, tel. 3397-4002. Ter. a sex.: 10h às 20h. Sáb. e dom.: 10h às 18h. Até 25/8. Livre. GRÁTIS  

Tiger, Tiger
Nesta mostra, parte do Cultura Inglesa Festival, Tiago Mestre negocia o legado histórico da cerâmica com suas novas possibilidades discursivas no âmbito da arte contemporânea.
Centro Brasileiro Britânico - R. Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros, tel. 3039-0500. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb. e dom.: 10h às 16h. Até 16/6. Livre. GRÁTIS  

El Silencio
Composta por oito pinturas e um conjunto de objetos, a individual da argentina Magdalena Jitrik reinterpreta sob um viés crítico vanguardas históricas, como o cubismo ou o neoplasticismo.
Galeria Luisa Strina - R. Pe. João Manuel, 755, Cerqueira César, região oeste, tel. 3088-2471. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 10h às 17h. Abertura ter. (4), às 19h. Até 27/7. Livre. GRÁTIS  

Hiato
Com texto curatorial de Michelle Sommer, a coletiva parte dos “Metaesquemas”, de Hélio Oiticica, para discutir as noções de interrupção e continuidade. Além do neoconcretista, participam também Juan Parada, Lais Myrrha, Ricardo Alcaide e Sam Moyer.
Sim Galeria - R. Sarandi, 113A, Cerqueira César, tel. 3062-8980. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 10h às 15h. Até 20/7. Livre. GRÁTIS

Um Minuto e Meio com Cabeça
O artista Ricardo Muñoz dialoga com o jornalismo televisivo e os meios contemporâneos de comunicação nesta exposição, organizada por Francisco Rosa.
Galeria Zero - Rua Simpatia, 23, Vila Madalena, região oeste, tel. 2364-2634. Seg. à sáb.: 11h às 20h. Abertura qua. (5), às 19h. Até 27/7. Livre. GRÁTIS

Milton Blaser
O artista exibe na individual uma série de pinturas com cores vibrantes que retratam objetos do cotidiano. Na finissage marcada para o sábado (1º), ele conduz uma visita guiada pela mostra.
Casagaleria Oficina de Arte - R. Fradique Coutinho, 1.216, Pinheiros, região oeste, tel. 3841-9620. Ter. a sex.: 13h às 19h. Sáb.: 13h às 17h. Até sáb. (1º). Livre. GRÁTIS

Niobe Xandó
Morta há quase dez anos, Niobe Xandó ganha uma retrospectiva na galeria com cerca de 50 trabalhos, produzidas entre 1960 e 1992. A época marca sua transição do figurativo para a abstração, quando começa a desenvolver os temas das máscaras que depois caracterizariam sua obra.
Simões de Assis Galeria de Arte - R. Sarandi, 113A, Cerqueira César, região oeste, tel. 3062-8980. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 10h às 15h. Até 20/7. Livre. GRÁTIS

Serenata
A exposição celebra a obra do carioca Florian Raiss, morto no ano passado, por meio de cerca de 30 trabalhos, oito deles inéditos. Os desenhos e esculturas expostos apresentam figuras místicas e eróticas recorrentes na produção do artista, como sereias e centauros.
Galeria Lume - R. Gumercindo Saraiva, 54, Jardim Europa, região oeste, tel. 4883-0351. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 11h às 15h. Até sex. (31). Livre. GRÁTIS

Todo Mar Tem um Rio
Com três metros de altura cada uma, quatro pinturas em sequência formam esta individual de Marina Rheingantz. Nas telas, imagens de pântanos, ribanceiras e galhos se confundem com padronagens típicas das tapeçarias marroquinas.
Fortes D’Aloia & Gabriel | galpão - R. James Holland, 71, Barra Funda, região central, tel. 3392-3942. Ter. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 10h às 18h. Abertura sáb. (1º), às 15h. Até 20/7. Livre. GRÁTIS  

Torrente
O gaúcho Eduardo Haesbaert exibe um conjunto de pinturas e desenhos nesta exposição, sua segunda na galeria Bolsa de Arte. Desenvolvidas a partir de experimentos com gravura em metal, as paisagens de destruição que ele retrata refletem sobre a dicotomia entre luz e escuridão.
Galeria Bolsa de Arte - R. Mourato Coelho, 790, Pinheiros, região oeste, tel. 3097-9673. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 11h às 17h. Abertura ter. (4), às 19h. Até 13/7. Livre. GRÁTIS  

História da Poesia Visual Brasileira
Com cerca de 200 obras do acervo de Paulo Bruscky e curadoria dele, de Yuri Bruscky e de Adolfo Montejo Navas, a mostra elabora uma espécie de linha de tempo da poesia visual brasileira por meio de trabalhos em suportes diversos, que ocupam de páginas de livros a peças de roupa. No sábado (1º), às 16h, os curadores apresentam a pesquisa que originou a exposição e comentam tanto o trabalho de alguns dos artistas presentes quanto o contexto contemporâneo da poesia visual brasileira.
Sesc Bom Retiro - Al. Nothmann, 185, Campos Elíseos, região central, tel. 3332-3600. Ter. a sex.: 9h às 21h. Sáb.: 10h às 21h. Dom.: 10h às 18h. Até 8/9. Livre. GRÁTIS  

Xilo: Corpo e Paisagem
A exposição, curada por Claudio Mubarac, reúne gravuras de 33 artistas brasileiros realizadas a partir da década de 1990. Entre os participantes, estão Fabrício Lopez e Ulysses Bôscolo.
Sesc Guarulhos - R. Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos, tel. 2475-5550. Ter. a sex.: 9h às 21h30. Sáb.: 9h às 20h. Dom.: 9h às 18h. Até 15/9. Livre. GRÁTIS  

São Paulo em Movimento
Parte do Mobile Photo Festival deste ano, dedicado à fotografia produzida em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, a exposição exibe ensaios inéditos realizados com celular pelos fotógrafos Miguel Costa Jr. e Mário Bock, especializados respectivamente na cobertura de automobilismo e motociclismo.
Unibes Cultural - R. Oscar Freire, 2.500, Pinheiros, região oeste, tel. 3065-4333. Ter. a dom.: 10h às 19h. Abertura qua. (5). Até 24/6. Livre.  GRÁTIS  

Tempos Vividos
Nesta coletiva, a artista Ninetta Rabner convida Evandro Jardim, Jacqueline Aronis, Nicolas Vlavianos, Sergio Fingermann e Silvia Mecozzi a dialogarem com a sua obra em seu ateliê.
Ateliê Ninetta Rabner - R. Cel. José Eusébio, 109, trav. Dona Paula, casa 37, Higienópolis. Seg. a sex.: 13h às 17h. Sáb. e dom.: 11h às 17h. Abertura sáb. (1º), às 11h. Até 7/6. Livre. GRÁTIS

PASSEIOS

Virada Feminina
A fim de discutir os desafios e conquistas das mulheres, a Fiesp promove o evento com oficinas, palestras e debates sobre o protagonismo da mulher em diferentes áreas, como na saúde, esporte, política, empreendedorismo, sustentabilidade e cultura. 
Entre os destaques, acontece um bate-papo com a modelo guineense Benazira Djoco, às 11h30. 
Centro Cultural Fiesp - Av. Paulista, 1.313, térreo, Bela Vista, região central, tel. 3322-0050. Dom. (2): 9h às 18h. Livre. GRÁTIS

Festa de São Vito
Neste sábado (1º) começa a festa de São Vito, promovida pela colônia italiana no Brás, que chega a 101ª edição. A programação conta com feira aos sábados e domingos, até 14/7. Ali, dá para provar pratos típicos como espaguete e ficazza (pizza alta), além de pernil, linguiça e churrasco. De doce, há torta de ricota, cannoli e piccigatelle.
Centro Social São Vito - R. Fernandes Silva, 96, Brás, região leste, tel. 3227-8234. 4.000 pessoas. Sáb. e dom.: 19h às 23h. Até 14/7. Livre. GRÁTIS

1º Encontro de Carros Antigos
A Secretaria Municipal do Turismo e a Galeria do Rock promovem o primeiro encontro de carros antigos. Durante o final de semana, mais de 156 clubes de veículos fabricados até 1989 foram convidados para participar da exibição, como Clube do Fordinho, Chevrolet Clube do Brasil, Clube do Opala de São Paulo, Chrysler Club do Brasil e o Fusca Clube do Brasil.
Secretaria Municipal de Turismo - Vd. do Chá, 15, Centro, s/ tel. Sáb.: 10h às 19h. Dom. (2): 8h às 18h. Livre. GRÁTIS

Jazz na Rua na Vila Madalena
O Armazém da Cidade, que desde 2015 promove eventos como o Jazz na Rua, chega ao fim. Para se despedir com grande estilo, o local conta com um show da banda Music Motion no sábado (1º) e, no domingo (2), acontece o jazz na prainha.
Armazém da Cidade - R. Medeiros de Albuquerque, 270, Jardim das Bandeiras, região oeste, s/ tel. Sáb (1º) e dom.(2): 10h às 21h. Livre. GRÁTIS 

LGBT
No mês em que acontece a Parada Gay, em São Paulo —marcada para o dia 23/6— o centro cultural promove atrações para o público LGBT. No sábado (1º), acontece uma palestra sobre saúde e prevenção e, no domingo (2), profissionais ministram uma oficina de maquiagem e cabelo sobre drag queens.
Centro Cultural da Juventude - Av. Dep. Emílio Carlos, 3.641, Limão, região norte, tel. 3343-8999. Sáb.: 16h às 19h. Dom.: 15h às 18h. Até 9/6. Livre. GRÁTIS 

17 ODS para um Mundo Melhor
Dezessete artistas, como Mundano e Priscila Barbosa, estilizaram um globo terrestre de quase dois metros de altura para a exposição interativa, que provoca os visitantes a refletir sobre questões sociais, ambientais e econômicas atuais.
Memorial da América Latina - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, região central, tel. 3823-4600. Ter. a dom.: 9h às 18h. Até 21/6. Livre. GRÁTIS  

Ocupação Gregori Warchavchik
Criador da primeira casa modernista em São Paulo, o arquiteto Gregori Warchavchik (1896-1972) é homenageado em uma ocupação no Itaú Cultural. O acervo conta com fotografias, projetos e desenhos de casas construídas por Warchvchik.
Itaú Cultural  - Av. Paulista, 149, Bela Vista, tel. 2168-1777. Ter. a sex.: 9h às 20h. Sáb. e dom.: 11h às 20h. Até 23/6. Livre. GRÁTIS  

Visitação Condomínio Edifício Martinelli
Inaugurado em 1929 pelo empresário Giuseppe Martinelli, o edifício foi o primeiro arranha-céu de São Paulo e, até 1947, o maior arranha-céu do país, com 105 metros de comprimento. O prédio refletiu o boom econômico da capital no começo do século passado e já abrigou um hotel, um cinema, restaurantes, clubes, partidos políticos e até jornais.
Condomínio Edifício Martinelli - Av. São João, 35, Centro, tel. 3116-2777. 15 vagas p/ período. Seg. a sex.: 11h às 11h40, 13h às 13h40, 15h30 às 16h10 e 17h30 às 18h10. Sáb. e dom.: 11h às 11h40, 12h às 12h40, 13h às 13h40, 14h30 às 15h10, 15h30 às 16h10, 16h30 às 17h10, 17h30 às 18h10 e 18h30 às 19h10. 40 min. Livre. GRÁTIS 

Bio Brazil Fair

Cerca de 670 produtores vendem alimentos, cosméticos, roupas e acessórios na feira de produtos orgânicos. O evento também promove painéis, como na quarta-feira (5), em que especialistas falam sobre nutrição e sustentabilidade.
Pq. Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, s/ tel. 15.000 pessoas. Qua. e qui.: 11h às 20h. Até 8/6. Livre. GRÁTIS 

Como uma Garota
O evento, criado por mulheres para mulheres, promove show da dupla Marujos, com Maria Vitória Vidal e Marcella Azevedo Vieira, às 18h. O som fica por conta da DJ Gylez e Camps, às 20h. Durante a tarde, drinques são servidos pela bartender Clara Peake. Há, ainda, uma exposição com obras de Isabella Mendonça.
R. Girassol, 234, Vila Madalena, s/ tel. Sáb.: 16h às 23h. Até 1/6. 18 anos. GRÁTIS

Feira de Adoção de Cães
O shopping promove uma feira de adoção de cães da ONG Adote um Amicão. Por ali, 60 pets buscam um novo lar. Todos eles estão castrados, vacinados e vermífugados. Para a adoção, é preciso ser maior de idade, apresentar documento de identificação e comprovante de residência.
Shopping Pátio Paulista  - R. Treze de Maio, 1.947, Bela Vista, tel. 3191-1100. Sáb.: 12h às 18h. Dom.: 14h às 17h. Até 2/6. Livre. GRÁTIS  

Feira Sabor Nacional
A mostra reúne produtos sazonais de pequenos fabricantes de alimentos e bebidas. Com a chegada das festas juninas, esta edição destaca a comida do interior. A programação conta com oficinas, como uma no domingo (2), a partir das 14h, na qual crianças experimentam o processo de preparação da tapioca, desde a mandioca até chegar à mesa.
Museu da Casa Brasileira - Av. Brig. Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano, tel. 3032-3727. Sáb. (1º) e dom. (2): 10h às 19h. Livre. GRÁTIS

Naturaltech
A feira, que acontece paralela à Bio Brazil Fair, também promove produtos que visam o estilo de vida saudável. O restaurante Le Manjue, por exemplo, está presente no evento; no estande há produtos como uma coxinha fit, preparada com mandioca ou batata-doce, cúrcuma e amaranto nas opções de sabores de frango orgânico ou jaca desfiada (R$ 10, cada um).
Pq. Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, região norte, s/ tel. Qua. e qui.: 11h às 20h. Até 8/6. Livre. GRÁTIS  

Bud Vibes
O evento, neste sábado (1º), reúne tudo que é influenciado pelo basquete, incluindo música e moda. Na quadra, localizada no Brás, acontecem shows de nomes como Stefanie MC, DJ Miria e Mooc DJS, que travam batalhas de raps. O público também acompanha embates 1x1 —nos quais apenas dois jogadores entram em quadra.
Pq. Benemérito José Brás - quadra - R. Piratininga, 365, Brás, tel. 3207-4706. Sáb.: 16h às 23h. Até 1/6. 18 anos. GRÁTIS

Meditação Heart Chakra
A prática da modalidade tem como objetivo acalmar a mente e aliviar o estresse. É recomendado chegar 30 minutos antes do início da aula para esclarecimentos sobre a meditação, levar canga ou tapete e que seja feita uma refeição leve com duas horas de antecedência.
Pq. Ibirapuera - praça da paz - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 10, Parque Ibirapuera, s/ tel. Sáb.: 9h. Até 1/6. 90 min. 18 anos. Ingr. p/ eventbrite.com.br. GRÁTIS

Parque Ecológico Imigrantes
Em meio à mata atlântica, o local promove um passeio acompanhado pelo barulho de cachoeiras e contemplação de diferentes tipos de borboletas. Por ali, há também um jardim sensorial, com plantas e flores. O acesso se dá por uma espécie de bondinho envidraçado.
Rod. dos Imigrantes, s/ nº, km 34,5, Tatetos, São Bernardo do Campo, tel. 4348-0786. Qua.: 8h às 17h. 120 min. Livre. É necessário agendar visitação p/ pei.eco.br. GRÁTIS

CRIANÇA

Pescadora de Ilusão
Neste domingo (2), a Cia. Los Lobos na Biblioteca Mario de Andrade apresenta espetáculo que dá início a uma série de apresentações voltadas para o público infantojuvenil. A ideia é que, a cada mês, a biblioteca renove os espetáculos. Antes, às 10h, a biblioteca oferece uma atividade que mescla arte com educação, além de uma contação de histórias do grupo Dudu Badé. 
Biblioteca Mário de Andrade  - R. da Consolação, 94, Consolação, tel. 3397-3950. 170 lugares. Dom.: 11h. Até 24/6. 60 min. Livre. Retirar ingr. com antecedência de uma hora. GRÁTIS  

Cena de 'Pescadora de Ilusão'
Cena de 'Pescadora de Ilusão' - Deborah Schcolnic/Divulgação

Kung Fu Panda 2
Na animação dos estúdios Paramount, o panda Po e seus amigos têm que derrotar Chen, o pavão malvado que quer conquistar a China. Mas antes, Po terá de rever seu passado. A projeção do filme é parte da programação do Cine Meninada.
Sesc Bom Retiro - teatro - Al. Nothmann, 185, Campos Elíseos, tel. 3332-3600. 291 lugares. Sáb. (1): 12h às 13h35. GRÁTIS  

A Mansão Mágica
Na animação, um gato de rua é adotado por um velho mágico que vive em uma mansão, onde brinquedos possuem vida. Quando o sobrinho dele planeja vender a casa, todos precisam se unir para evitar a ação. A exibição do filme integra a programação do Cine Clubinho. 
Cinesesc  - R. Augusta, 2.075, Cerqueira César, região oeste, tel. 3087-0500. Dom. (2): 11h. Retirar ingresso com antecedência de uma hora. GRÁTIS.

Estupendo Circo di SóLadies
Nascido em 2013, o Circo di SóLadies conta com três palhaças, interpretadas por Kelly Lima, Vanessa Rosa e Verônica Mello. No espetáculo, as palhaças, cansadas de serem empregadas dos patrões, decidem criar seu próprio circo e rodar pelo mundo. Com adaptações de cenas clássicas do circo tradicional, música, poesia e interação com a plateia, elas revelam o humor do picadeiro.
Itaú Cultural - sala multiuso - Av. Paulista, 149, Bela Vista, região central, tel. 2168-1777. 70 lugares. Sáb. e dom.: 15h. Até 9/6. 50 min. Livre. Retirar ingr. com antecedência de uma hora. GRÁTIS

Gigantes de Ar
Direção e texto: Pia Fraus Teatro. Com: Filipe Bregantim, Letícia Leão e Mateus Romero. 50 min. Livre
A peça, da companhia Pia Fraus, resgata o circo popular brasileiro com palhaços que apresentam o espetáculo ao lado de bonecos infláveis: há um leão medroso, girafas bailarinas, um tigre engraçado e um elefante azul de cinco metros de altura.
Sesc Parque Dom Pedro 2º - tenda da Arquibancada - R. São Vito, s/nº, Brás, região leste, tel. 3111-7400. Dom.: 16h. Até 2/6. GRÁTIS  

As Antiprincesas
A atividade é inspirada no livro “Coleção Antiprincesas”, da escritora argentina Nadia Fink. A proposta é de contar sobre a vida de mulheres sábias e fortes que fogem do esteriótipo de princesas, como Frida Kahlo, Violeta Parra, Clarice Lispector e Juana Azurduy. A narração é feita com músicas ao vivo e danças de roda.
Sesc Belenzinho - área de convivência - R. Pe. Adelino, 1.000, Quarta Parada, região leste, tel. 2076-9700. Sáb. e dom.: 16h às 17h. Até 2/6. 60 min. Livre. GRÁTIS  

Os Planetas do Ziraldo
O criador do Menino Maluquinho tem uma exposição em sua homenagem. Entre as curiosidades, está o bilhete do astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua. Nele, o americano afirma: “The moon is Flicts” (a Lua é Flicts, em português, em referência ao clássico livro do autor).
Casa Melhoramentos - R. Tito, 479, Vila Romana, região oeste, tel. 3874-0913. Qua. a sáb.: 9h às 20h. Até 29/6. Livre. GRÁTIS

Frutolândia
O espaço no Central Plaza Shopping une brincadeira e aprendizado. Enquanto brincam de fantoches e dedoches e escorregam na piscina de bolinhas, os pequenos aprendem sobre os benefícios de uma alimentação saudável.
Central Plaza Shopping - Av. Dr. Francisco Mesquita, 1.000, Vila Prudente, tel.: 2066-4422. Dom. a sex.: 14h às 19h30. Sáb.: 12h às 20h30. Até 14/7. GRÁTIS

Recital com o Centro Suzuki
A livraria NoveSete, dedicada à literatura infanto juvenil, recebe o recital do Centro Suzuki. No evento, crianças e adolescentes interpretam obras com diferentes instrumentos em composições folclóricas do mundo.
Livraria NoveSete - R. França Pinto, 97, Vila Mariana, tel. 5573-7889. 100 pessoas. Sáb.: 16h. Até 1º/6. 60 min. Livre. GRÁTIS 

Africanidades Brincantes
A atividade é promovida pela Cia. Alcina da Palavra, com programação composta por brincadeiras, músicas e histórias africanas. Além disso, a introdução de instrumentos como tambor, berimbau, caxixi, agogô, pandeiro, percussão e ritmos completam a vivência.
Sesc Avenida Paulista - crianças - 3º andar - Av. Paulista, 119, Bela Vista, região central, tel. 3170-0800. Sex.: 10h às 20h. Até 31/5. Livre. GRÁTIS

Meu Jardim
Texto: Mandana Sadat. Direção: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas. Com: Luiz André Cherubini e Maurício Santana. 50 min. Livre. 
Na montagem do grupo Sobrevento, a história é baseada em um conto de origem da iraniana Mandana Sadat, em que um viajante entediado decide criar um jardim no meio do deserto. Para os pequenos, a história aborda o desejo e a possibilidade de transformar o mundo.
Sesc Santana - sala de múltiplo uso 1 - Av. Luiz Dumont Villares, 579, Jardim São Paulo(Zona Norte), região norte, tel. 2971-8700. Sex. (31): 10h e 14h. Retirar ingr. com antecedência de 30 min. GRÁTIS  

A Arte de Tchaikóvski
A peça conta a história do músico e compositor russo Tchaikóvski (1840-1893), que criou obras como “O Lago dos Cisnes” e a “Quarta Sinfonia”. No espetáculo, a companhia Arte & Manhas usa bonecos para deixar a peça dinâmica e criativa. No final, a plateia é convidada a participar da oficina criativa para desenvolver objetos musicais usando as técnicas ensinadas durante a peça. O espetáculo é parte da programação Sábado e Domingo São Dias de Teatro.
Livraria Cultura (Shopping Iguatemi São Paulo) - auditório Eva Herz - Av. Brig. Faria Lima, 2.232, 3º piso, Jardim Paulistano, região oeste, tel. 3030-3310. 50 lugares. Sáb. e dom.: 15h e 17h. Até 30/6. Retirar ingr. com antecedência de 30 min. GRÁTIS

Scaratuja
O espetáculo para bebês utiliza a linguagem não verbal, explorando o corpo e o espaço. Conduzidos por linhas que partem em diversas direções, os atores convidam os pequenos espectadores a seguir o caminho de desenhos no chão. A trilha sonora é de autoria da Pequena Orquestra Interativa.
Sesc 24 de Maio - sala do curumim - R. Vinte e Quatro de Maio, 109, República, região central, tel. 3350-6300. Sex. (31): 15h. 60 min. Livre. Retirar ingr. com antecedência de 30 min. GRÁTIS 
 

NOITE

Baile do Frank Ocean
Com os DJs THFL, Naty Posner, Yasuke e Peluti responsáveis pela seleção sonora, a balada que lembra canções do músico americano e companheiros de gênero, como Childish Gambino e Khalid, celebra o R&B e ainda passa por trap, funk, rap e dancehall.
Almanaque Urbano - R. Martim Carrasco, 110, Pinheiros, tel. 97491-0317. 100 pessoas. Sex. (31), a partir das 18h. 18 anos. GRÁTIS  

GTA
Na pequena pista, os DJs Djy Wojtila e Dejota DjKbca exploram seus discos de vinil e fazem seleção de sons dançantes de ritmos como soul, funk, R&B e brasilidades.
Mandíbula - Pça. D. José Gaspar, 106, 2º andar, lj. 40, República, tel. 3129-3556. 200 pessoas. Sex. (31), a partir das 19h. 18 anos. GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais