Criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa iniciou sua carreira com tirinhas de Bidu e Franjinha, na Folha de Manhã, há 60 anos. Só depois surgiu o quarteto formado por Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha. Hoje, suas criações já foram reproduzidas em 130 países e traduzida para 60 idiomas.
A partir desta quarta-feira (17), a Fiesp recebe a mostra “Olá, Mauricio”, em homenagem às seis décadas de carreira do cartunista e empresário brasileiro, que, durante todos esses anos, ele criou quase 500 personagens.
A mostra foi organizada por Jacqueline Mouradian e fica em cartaz até dezembro. Ali, está exposta a primeira tirinha de jornal de Bidu, alguns quadros da série Histórias em Quadrões, em que a turma aparece em releituras de obras. Este projeto foi importante para a divulgação e popularização do trabalho de Mauricio no exterior.
Há, ainda, itens pessoais de Mauricio, como seus primeiros cadernos de desenho, diplomas e troféus, além do acervo com personagens que só apareceram nos gibis.
Centro Cultural Fiesp - Av. Paulista, 1.313, térreo, Bela Vista, região central, tel. 3322-0050. Ter. a sáb.: 10h às 22h. Dom.: 10h às 20h. Até 15/12. Livre. Abertura qua. (17). Grátis
Comentários
Ver todos os comentários