Tradicional Festival das Estrelas reúne música e gastronomia japonesa na Liberdade

80 bambus gigantes coloridos decoram as ruas do bairro durante o evento

Isabel Teles
São Paulo

Habitualmente conhecida por receber uma feira de artigos japoneses, a praça da Liberdade terá uma celebração especial neste fim de semana, quando recebe a 41ª edição do Tanabata Matsuri, o Festival das Estrelas.

A festa de origem japonesa é realizada neste mês ao redor do mundo. Neste sábado (13) e domingo (14), São Paulo recebe o Tanabata, que originou-se a partir de uma lenda milenar, segundo a qual uma princesa e um pastor se apaixonam e, como castigo, são transformados em estrelas e separados por uma galáxia. Os dois se encontram anualmente no mês de julho. 

Durante os dias do festejo, as ruas do bairro são decoradas com 80 bambus gigantes de 13 metros e outros 500 de dois metros e enfeites coloridos de papel, que simbolizam estrelas, nos quais o público pode depositar desejos. Ao final das celebrações, os bilhetes coloridos são queimados para que possam chegar até os deuses. 

Entre as atrações, há shows de cantores, dança folclórica com 800 voluntários, taikô (instrumento de percussão japonês), oficinas de origami e gastronomia. 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais