Descrição de chapéu Coronavírus
Passeios

Cinemas, teatros, museus e casas de shows; confira o que fecha em SP por conta do coronavírus

Governador Doria suspendeu programação de casas ligadas ao Estado por 30 dias

-
São Paulo

Desde a semana passada, quando a OMS (Organização Mundial da Saúde) elevou a classificação do surto de coronavírus para pandemia, praticamente toda a agenda cultural paulistana está suspensa. Shows, peças, festas e várias outras atrações vêm sendo canceladas ou adiadas.

Por determinação do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), museus, teatros, bibliotecas e centros culturais operados pelo Estado ficarão fechados por 30 dias, a contar da terça (17).

No domingo (15), o governador já havia recomendado a todos os teatros e cinemas que interrompessem suas atividades. Na quatra (18), fez o mesmo para os shoppings.

O prefeito Bruno Covas (PSDB) também determinou por tempo indeterminado o fechamento dos espaços municipais de cultura e todos os eventos culturais promovidos pela prefeitura.

Na quarta (18), a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) recomendou que os shoppings funcionem em horário reduzido, das 12h às 20h. Até o fechamento desta edição, não havia decretos obrigando espaços culturais e estabelecimentos privados a fecharem as portas. Bares, restaurantes e cinemas, por exemplo, estão avaliando diariamente se vão funcionar, de que maneira e até quando.

A seguir, confira as principais alterações emergenciais com o que não fazer em SP. Para manter-se informado sobre o abre e fecha, acompanhe o site do Guia.

EVENTOS

Parada do Orgulho LGBT
Prevista para junho, a Parada do Orgulho LGBT adiou a programação do evento para novembro.

EQUIPAMENTOS PÚBLICOS

Estado de São Paulo
O governador João Doria (PSDB-SP) anunciou o fechamento de equipamentos culturais do governo por pelo menos 30 dias, a partir da última terça-feira (17). Entram na lista casas como:

Pinacoteca: Estava com uma mostra dedicada ao Hudinilson e previa a abertura de uma exposição de OsGemeos na próxima semana.

MIS: Inaugurou, há uma semana, uma exposição com fotografias de John Lennon feitas por Bob Gruen.

+ FECHAMENTOS
- Museu do Futebol
- Museu Afro Brasil
- Museu da Imigração
- Teatro Procópio Ferreira
- Teatro Sérgio Cardoso
- Parques Estaduais

Prefeitura de São Paulo
Todos os eventos promovidos pelo poder público municipal em equipamentos da prefeitura foram cancelados. A Secretaria Especial de Comunicação disse que a suspensão é por tempo indeterminado. Entram na lista casas como:

- Centro Cultural São Paulo
- Biblioteca Mário de Andrade
- Centro Cultural da Diversidade
- Teatro Cacilda Becker
- Teatro Arthur Azevedo
- Parques Municipais

ESPAÇOS PRIVADOS

CCBB
O Centro Cultural Banco do Brasil está fechado desde sábado (14). A exposição Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade, que já teve 150 mil visitantes, era uma das principais atrações do local.

IMS Paulista
O local fechou as portas por tempo indeterminado; estavam previstas para esta semana a abertura da exposição da fotógrafa Paz Errázuriz e sessões de cinema.

Instituto Tomie Ohtake
O espaço fechou temporariamente. Por ali, estava em cartaz com a mostra Tomie Ohtake - A Poesia se Medita, que explora as obras de Tomie com Haroldo de Campos.

Itaú Cultural
O Itaú Cultural também fechou por tempo indeterminado. Por ali, estava em cartaz a mostra dedicada à carreira da artista plástica Sandra Cinto e outra dedicada ao arquiteto contemporâneo Rino Levi.

Fiesp
O Centro Cultural Fiesp suspendeu todas as suas atividades desde a última sexta (13). O espaço
não informou data para o retorno de suas atividades.

Masp
O museu fechou suas portas a partir desta terça-feira (17) por tempo indeterminado. As aberturas previstas para esta semana, de Hélio Oiticica, Trisha Brown e Babette Mangolte serão adiadas até o retorno das atividades.

Sescs
Todas as 43 unidades do Sesc do estado de São Paulo estão fechadas desde terça (17) até o dia 31 de março.

CRIANÇA

Estabelecimentos voltados para o público infantil suspenderam as atividades a fim de evitar aglomerações de pais, avós, e outros familiares e responsáveis por cuidar das crianças.

Teatro Viradalata: Fechado por tempo indeterminado
Parque da Mônica: Fechado até 18 de abril
Museu Catavento: Fechado até 17 de abril
Sítio de Picapau Amarelo: Fechado por tempo indeterminado
Museu da Imaginação: Fechado até 31 de março

TEATROS

Peças
Sejam pequenos, grandes ou alternativos, todos os teatros da cidade suspenderam a programação. Na maioria dos casos, as atividades foram paralisadas até abril ou maio, mas os prazos podem ser prorrogados. Entre em contato com os estabelecimentos ou canais de compra para reembolso ou mudança de datas, quando houver.

Teatro Oficina
Suspendeu suas reestreias de “Roda Viva” e “Bailado do Deus Morto”.

TUCA
Adiou sua programação, que incluía “Baixa Terapia”, com Antonio Fagundes, e a peça infantojuvenil “Carmen, a Grande Pequena Notável”.

+ FECHAMENTOS
- Teatro Bradesco
- Teatro Opus
- Teatro Renaissance
- Teatro Itália
- Teatro Alfa
- Espaço Parlapatões
- Teatro Eva Herz
- Teatro Folha
- Teatro das Artes
- Teatro Porto Seguro

Musicais
Sempre com casa cheia na capital, os bem-sucedidos musicais também suspenderam suas apresentações.

Devem voltar em abril
- “Silvio Santos Vem Aí”, no Teatro Bradesco
- “Quando A Gente Ama - Um Musical com Sambas de Arlindo Cruz”, no Teatro Porto Seguro
- “Donna Summer Musical”, no Teatro Santander

Remarcadas
- “Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate”, no Teatro Alfa: Com estreia programada para a quinta (19/3), a megaprodução foi adiada para, a princípio, 23 de abril.

Sem previsão
- “Um Dia na Broadway”, no Teatro Bradesco

SHOWS

Casas suspenderam suas programações e algumas já reagendaram os shows, mas a maioria ainda não divulgou datas. Todas devem oferecer políticas de reembolso dos ingressos.

Audio
Adiou eventos de março e os marcados até 17 de abril

Auditório Ibirapuera
Programação suspensa a partir desta sexta (20)

Bourbon Street Music
Eventos adiados por tempo indeterminado

Blue Note
Shows suspensos pelos próximos 30 dias

Casa de Francisca
Cancelou as apresentações de março, além dos almoços

Cine Joia
Fechado por quatro semanas a partir de 16 de março

Casa Natura Musical
Adiou toda a programação de março. Por ora, a agenda de abril está mantida

Espaço das Américas
Adiou 12 shows marcados desde quinta (19)

JazzNosFundos e JazzB
Agenda cancelada por tempo indeterminado

Tom Brasil
Adiou seis shows, o primeiro aconteceria em 16 de maio

Villa Country
Eventos de março e abril cancelados por tempo indeterminado

ATRAÇÕES INTERNACIONAIS

Backstreet Boys
Com ingressos esgotados para último domingo (15), o show foi adiado quando a banda já estava no Brasil, mas a nova data ainda não foi divulgada

Dire Straits Legacy
Aconteceria nesta semana (18/3), mas não tem nova data

McFly
Apresentação estava agendada para março e foi adiada para 24 de setembro

Offspring
Aconteceria nesta semana (22/3) e foi adiada sem previsão de nova data

Diversas apresentações também serão remarcadas:
- Bonnie Tyler
- Converge
- Wu-Tang Clan
- Il Divo
- Renaissence
- Tokio Hotel
- Young the Giant

Lollapalooza
Maior evento musical marcado em São Paulo até o fim de 2020, que aconteceria entre os dias 3 e 5 de abril, foi cancelado para o segundo semestre. Apesar de ainda não divulgar quanto do lineup original será mantido, o festival garantiu a presença de seus três headliners —Guns N’ Roses, The Strokes e Travis Scott. Quem não puder ir na nova data (4, 5 e 6 de dezembro), poderá solicitar reembolso. As Lolla Parties, shows paralelos de artistas marcadas próxima à data do festival no Cine Joia também foram canceladas.

Concertos

As temporadas sinfônicas que haviam acabado de começar oficialmente também foram interrompidas. Entram na lista casas e instituições como:

Sala São Paulo
A Fundação Osesp, gerida pelo governo, decidiu suspender as atividades previstas a partir de 14 de março, que incluem concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, da série Matinais e encontros com a Jazz Sinfônica.

Cultura Artística
Instituição privada, também interrompeu todas as apresentações, como as do Trio Wanderer, que se
apresentaria nos dias 24 e 25 de março na Sala São Paulo.

Theatro Municipal de São Paulo
Cancelou todos os concertos e eventos na Praça das Artes por tempo indeterminado. a ópera Aída, que abriria a temporada lírica no próximo dia 28, foi suspensa.

Theatro São Pedro
Da organização social Santa Marcelina Cultura, também suspendeu sua agenda.

+ EVENTOS

Casacor
​A mostra de arquitetura, decoração e paisagismo exibe ambientes decorados e projetados por arquitetos também foi adiada, mas a nova data ainda não foi informada. O evento estava previsto para o início de junho.

Fellini
O espaço do Banco do Brasil, na avenida Paulista, receberia a mostra “O Centenário - Fellini no Mundo”, mas o evento foi adiado por tempo indeterminado

SPFW
A São Paulo Fashion Week cancelou os desfiles previstos de 24 a 28 de abril. A temporada SPFW N50, que celebra os 25 anos da semana de moda, está mantida entre os dias 16 e 20 de outubro.

SP Arte
A 16º edição do evento, que aconteceria de 1º a 5 de abril, no Pavilhão da Bienal, foi suspensa por tempo indeterminado.

Virada Cultural
O evento que, no ano passado, reuniu cinco milhões de pessoas, aconteceria em maio. Agora, a Secretaria Municipal da Cultura adiou a programação para setembro.

CINEMA

Festival É Tudo Verdade
O festival, que completa 25 anos em 2020, foi adiado para setembro. O evento estava previsto para começar nesta quinta-feira (26) reuniria 83 médias e curtas metragens. No entanto, a organização do evento oferece uma parte digital a partir de quinta (26).

Todos os cinemas, em shoppings, rua ou salas especiais estão fechados.

Cinesesc
O Cinesesc permanece fechado assim como todas as unidades do Sesc de São Paulo. Por ali, aconteceria a partir desta quinta-feira (26), a Mostra Tiradentes, que reuniria longas vencedores da edição mineira de 2020. Ainda não foi comunicada uma nova data.

Shoppings
A maioria dos shoppings estão apenas com as operações essenciais funcionando, como farmácias e supermercados, das 12h às 20h.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais