Semana tem exibição de filmes de Zé do Caixão e outras 63 atrações gratuitas; confira

Guia indica programação para aproveitar a semana na cidade sem gastar nada

São Paulo

A partir das 23h desta sexta (13), a Cinemateca exibe gratuitamente os três filmes do cineasta José Mojica Marins com o personagem que o consagrou: o Zé do Caixão. O programa começa com “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”, segue com “Esta Noite Encarnarei Teu Cadáver” e termina com “Encarnação do Demônio”.

No domingo (15), o Centro Cultural Olido recebe a cantora e compositora paulistana Anelis Assumpção, que interpreta o terceiro disco de sua carreira, “Taurina” (2018), que tem influências de dub, reggae e afrobeat.

No Cinesesc, o projeto exibe a animação “Frozen 2” (2019), que recupera fatos da infância de Elsa e Anna.
No filme, as irmãs precisam desvendar mistérios do passado para salvar o reino de Arendelle.

Confira essas e outras atrações gratuitas para aproveitar a semana na cidade.

CINEMA

Trilogia do Zé do Caixão
A partir das 23h desta sexta (13), a Cinemateca exibe gratuitamente os três filmes do cineasta José Mojica Marins com o personagem que o consagrou: o Zé do Caixão. O programa começa com “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”, segue com “Esta Noite Encarnarei Teu Cadáver” e termina com “Encarnação do Demônio”. Para os menos notívagos, a Cinemateca repete os títulos também no sábado (14) e no domingo (15).
Os ingressos devem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência.

O Chão Sob Meus Pés
Nesta segunda-feira (16), às 20h, a Folha realiza uma pré estreia do filme “O Chão Sob Meus Pés”, no no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca. Na sequência, há debate com Vera Gomes, coordenadora da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia (Abre), e com Cristiano Noto, psiquiatra e orientador do programa de pós-graduação em psiquiatria e psicologia médica da Unifesp. A mediação será feita por Mariana Versolato, editora de Ciência e Saúde da Folha. A entrada é gratuita e os ingresso podem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência para o evento.
Sala e horário | 32

SHOWS

Anelis Assumpção
A cantora e compositora paulistana interpreta, em show gratuito, o terceiro disco da carreira, “Taurina” (2018), que tem participação de nomes como Liniker e os Caramelows, Ava Rocha e Céu, e influências de dub, reggae e afrobeat.
Centro Cultural Olido - sala Olido - Av. São João, 473, Centro, região central, s/ tel. 297 lugares. Dom. (15):
19h. Livre. GRÁTIS

Francisco, el Hombre
Formado por músicos mexicanos e brasileiros, o grupo do autoproclamado gênero transculturalismo transamericano ruidoso faz show de seu segundo disco, “Rasgacabeza” (2019), além de revisitar anteriores como “Triste, Louca ou Má”.
Sesc Parque Dom Pedro II - R. São Vito, s/nº, Brás, região leste, tel. 3111-7000. Sáb. (14): 18h. 90 min. Livre. Ingr.: GRÁTIS

Nublu
O festival, que completa dez anos, promove na sexta (13) o encontro entre o grupo Otis Trio 7, com mais de uma década de estrada, e a cantora Negra Li. Quem se junta a eles é Slum Village, grupo de hip-hop de Detroit. No dia seguinte, Juçara Marçal dedica-se ao repertório de Brigitte Fontaine, cantando em francês. Quem também toca é a lenda John Cale, que fundou o Velvet Underground ao lado de Lou Reed e colaborou com nomes como Iggy Pop. No domingo (15) é feito o encerramento do festival. A música fica por conta do projeto da saxofonista Ilhan Ersain, o Nublu Jams, que se une à banda paulistana GoatFace!, com Guilherme Granado à frente.
Sesc Pompeia - comedoria - R. Clélia, 93, Água Branca, região oeste, tel. 3871-7700. 800 pessoas. Dom. (15): 18h30. GRÁTIS

Yzalú e Shirley
As rappers seguem com o show baseado em “Quântica”, EP com cinco músicas que refletem suas vivências como mulheres negras inseridas na cultura do hip-hop e da cena musical independente, como “Ovelha Negra” e “Rainhas da Noite”.
Sesc Bom Retiro - pça. de convivência - Al. Nothmann, 185, Campos Elíseos, região central, tel. 3332-3600. Dom. (15): 16h. 90 min. Livre. GRÁTIS

TEATRO E DANÇA

Frida Kahlo - Viva la Vida
Durante um Dia dos Mortos, a pintora surrelista mexicana abre as portas de sua casa. Enquanto espera seus convidados vivos, mortos ou mortos-vivos, ela relembra sua trajetória e pessoas que passaram por ela. A peça de Humberto Robles, escrita em 1998, ganhou esta montagem com direção de Cacá Rosset e interpretação de Christiane Tricerri, integrantes da companhia Teatro do Ornitorrinco.
Teatro Arthur Azevedo - Av. Paes de Barros, 955, Mooca, tel. 2604-5558. 349 lugares. Sáb.: 21h. Dom.: 19h. Até 29/3. GRÁTIS

As Mamas de Tirésias
O drama do francês Guillaume Apollinaire (1880-1918), que inaugurou o surrealismo nas artes, ganha montagem inédita. A peça conta a história de Teresa, uma mulher que amarra seu ex-marido, se veste com as roupas dele, sai de casa lutando por liberdade e inicia uma campanha contra a procriação. Em resposta, o homem gera sozinho, num só dia, 40 mil crianças que assumem formas macabras.
Oficina Cultural Oswald de Andrade - R. Três Rios, 363, Bom Retiro, tel. 3222-2662. 30 lugares. Sáb.: 11h. Até 25/4. GRÁTIS

Cancioneiro Terminal
O espetáculo surge a partir de uma documentação fotográfica e audiovisual da trajetória do grupo. Os performers se relacionam com as imagens gravadas e se perguntam com quais delas gostariam de contar a história do seu presente. Juntas, contam a narrativa processual do grupo, que trabalha a partir de suas próprias vivências transformadas em cena.
Biblioteca Mário de Andrade - auditório - R. da Consolação, 94, Consolação, tel. 3775-0002. 170 lugares. Sex. e sáb.: 19h. Até 14/3. Retirar ingresso com antecedência 1h. GRÁTIS

A Jaula Invisível
Na performance, a artista boliviana fica cercada por uma espécie de gaiola, mostra cartazes, fala com o público e levanta questões relacionadas com o feminismo.
Companhia de Teatro Heliópolis - R. Silva Bueno, 1.533, Ipiranga, s/ tel. Sex.: 9h. Até 13/3. GRÁTIS

Recolon
Os impactos ambientais causados pelas construções de usinas hidrelétricas na bacia no Rio Madeira, em Rondônia, foram o ponto de partida para que o artista manauara Leonardo Scantbelruy criasse este solo. Ele utiliza uma pasta de mandioca para aplicar no rosto e se desconfigurar gradativamente.
Vila Itororó - R. Pedroso, 238, Bela Vista, tel. 3253-0187. 60 lugares. Sáb. e dom.: 17h. Até 15/3. GRÁTIS

Sopro
O português Tiago Rodrigies, artista em foco desta edição da MITsp, revisita clássicos da dramaturgia e homenageia os bastidores das produções. A ideia surgiu após ver como trabalha uma profissional que sopra no ouvido de atores em cena trechos do texto interpretado. A peça estreou há três anos no Festival de Avignon, na França.
Teatro Seso - Av. Paulista 1313, 1.313, Bela Vista, região central, s/ tel. Sex. e sáb.: 20h. Dom.: 19h. Até 15/3. Ingresso pelo site sesisp.org.br/meu-sesi. GRÁTIS

tReta
O grupo Original Bomber Crew, de Teresina, usa elementos do hip-hop, acompanhados de uma sonoridade metálica e densa. O espetáculo busca dialogar com a violência que existe no Brasil e a realidade de corpos considerados descartáveis.
Centro Cultural Tendal da Lapa - R. Guaicurus, 1.100, Água Branca, região oeste, tel. 3862-1837. Sex. e sáb.: 20h. Até 14/3.

Zoo
Em um ambiente sensorial carregado de cheiros e sons, o coletivo Macaquinhos encena uma festa mal acabada. A montagem é uma instalação performativa para falar sobre os países colonizadores da Europa durante o século 20.
Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo - Vd. do Chá, s/ nº, Centro, tel. 3214-3249. Sáb.: 19h. Dom.: 17h. Até 15/3. crdsp.com.br. Retirar ingresso com antecedência de 1h. GRÁTIS

Antílope
Trabalhando com linguagens da arte, da ciência e da tecnologia, a pernambucana Flávia Pinheiro usa sensores biométricos e ópticos para transformar seus movimentos em ruídos. Com os dispositivos desenvolvidos por Leandro Olivan, o espetáculo suscita um debate sobre a relação entre corpo e tecnologia.
Oficina Cultural Oswald de Andrade - R. Três Rios, 363, Bom Retiro, tel. 3222-2662. 30 lugares. Dom.: 14h. Até 15/3. GRÁTIS

Black Brecht - E se Brecht Fosse Negro?
Inspirada na peça “O Julgamento de Luculus”, de Bertolt Brecht, o espetáculo se passa em um tribunal. Luculus Brasilis, o general civilizador, precisa provar que é digno de entrar no Reino dos Bem-Aventurados. Estão lá para julgá-lo um professor, uma vendedora de peixe, um coveiro, uma ama de leite e um feto.
Casa do Povo - R. Três Rios, 252, Bom Retiro, tel. 3227-4015. Sex.: 20h. Até 13/3. GRÁTIS

A Floresta
Pai, mãe e filha encontram-se refugiados em uma casa isolada no meio da floresta. Numa cenografia escura e claustrofóbica, o grupo começa a receber visitas inesperadas e, de repente, se vê obrigado a lidar com o medo e a rever suas convicções.
Teatro de Contêiner Mungunzá - R. dos Gusmões, 43, Santa Efigênia, tel. 97632-7852. Sex.: 18h e 23h. Até 13/3. GRÁTIS

O Jardim Suspenso ou a Lucidez do Amor Irracional
Márcio já não aguenta colecionar fracassos amorosos, e busca mudar sua forma de se relacionar. Quando ele encontra uma fórmula científica capaz de mudar a cor de uma rosa para qualquer outra, passa a acreditar que seu comportamento também pode ser adaptado conforme o desejado.
Oficina Cultural Oswald de Andrade - R. Três Rios, 363, Bom Retiro, região central, tel. 3222-2662. 30 vagas. Seg.: 20h. Até 30/3. Retirar ingresso com antecedência de uma hora. GRÁTIS

Mar [Uma Dança Com o Vento]
Usando um manto prateado formado por várias capas térmicas de resgate, os dançarinos falam sobre a degradação do planeta.
Pça. Cel. Fernando Prestes, s/ nº, Bom Retiro, s/ tel. Sáb.: 12h. Até 14/3. GRÁTIS

Sísifo
A peça parte da história de Sísifo, personagem da mitologia grega que, por enganar os deuses, é castigado com o trabalho eterno e repetitivo de carregar um rochedo até o cume de uma montanha. Em cena, dois personagens refletem sobre sua relação com o poder e a felicidade, enquanto trabalham carregando suas pedras diárias.
Galpão do Folias - R. Ana Cintra, 213, Campos Elíseos, tel. 3361-2223. 99 lugares. Sex. e sáb.: 19h. Dom.: 17h. Até 15/3. Ingr. distribuídos pelo sympla.com.br e no local 1h antes. GRÁTIS

Space Invaders
Na peça, o menino Caio precisa lidar com os três filhos de seu padrasto, a depressão da mãe e a nova escola. Ele fica em seu quarto onde decide escrever sua própria HQ, “Space Invaders”, onde desenha-se como um astronauta perdido sozinho no espaço, e os novos irmãos como vilões invasores. Juntos na mesma casa, os quatro procuram seu lugar no mundo e enfrentam o desafio do crescimento na adolescencia.
Oficina Cultural Oswald de Andrade - R. Três Rios, 363, Bom Retiro, tel. 3222-2662. 30 lugares. Sáb. e dom.: 15h. Até 15/3. Reservas pelo sympla.com.br.. GRÁTIS

Desvitruviana
Concepção, coreografia e interpretação: Beatriz Evrard. Direção: Rhena de Faria. Livre.
Inspirada na figura do Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci, que representa o ideal clássico da beleza, a artista sobe em uma roda cyr (aro em que o artista equilibra-se, movimenta-se e gira) para questionar os padrões rígidos sob o corpo feminino.
Sesc Avenida Paulista - Av. Paulista, 119, Bela Vista, tel. 3170-0800. Sáb. e dom.: 16h. Até 22/3. GRÁTIS

Chão de Pequenos
Temas como abandono parental, luta de classes, preconceito e racismo permeiam a trama desta peça, que estreou no Festival de Curitiba. O espetáculo conta a história de dois jovens que, abandonados pela família, precisam aprender a viver em orfanatos e nas ruas de grandes cidades.
Biblioteca Mário de Andrade - R. da Consolação, 94, Consolação, tel. 3775-0002. Seg.: 19h. Até 30/3. Retirar ingresso com antecedência de uma hora. GRÁTIS

Isto É um Negro?
O espetáculo, cujo título faz alusão à obra “Isto É um Homem?” de Primo Levi (1919-1987), discute o que é ser negro no Brasil atual. Para tal, o texto mescla realidade e ficção e os atores interpretam situações em uma série de formatos, que vão do stand-up ao vídeoclipe.
Sesc Interlagos - Av. Manuel Alves Soares, 1.100, Parque Colonial, tel. 5662-9500. 362 lugares. Sáb.: 15h. Até 28/3. sescsp.org.br. GRÁTIS

A Mãe - Canções para Acordar Berthold Brecht
A Companhia do Feijão apresenta espetáculo inspirado na adaptação teatral de Bertolt Brecht para o romance “A Mãe”, de Máximo Gorki. A trama acompanha a trajetória de uma mulher comum dedicada à causa pela qual luta seu filho.
Itaú Cultural - sala Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, Bela Vista, tel. 2168-1777. Sex. e sáb.: 20h. Dom.: 19h. Até 15/3. Retirar ingresso com antecedência de uma hora. GRÁTIS

Deus nos Acudi
O coreografo e bailarino de Maputo apresenta um espetáculo que revive mitos africanos.
Sesc Pompeia - R. Clélia, 93, Água Branca, tel. 3871-7700. Sáb.: 20h. Até 14/3. GRÁTIS

Iara
A performance, apresentada na área da piscina do Sesc 24 de Maio, dialoga com a mitologia folclórica. O espetáculo nasceu a partir de uma residência num território vulnerável de uma cidade do litoral brasileiro, com foco em mulheres. A performer interpreta uma espécie de sereia que se perde e acaba no canal do porto de Santos.
Sesc 24 de Maio - piscina - R. Vinte e Quatro de Maio, 109, República, tel. 3350-6300. Sex.: 16h30. Sáb. e dom.: 17h. Até 15/3. sescsp.org.br. GRÁTIS

EXPOSIÇÕES

Hudinilson
No ano em que a Pinacoteca completa 115 anos, quem abre as comemorações é o pioneiro da xerografia no Brasil, morto em 2013, aos 55 anos. A retrospectiva que soma 77 obras do artista paulista, reúne fotografias, xilogravuras, desenhos, documentos, cadernos, objetos e trabalhos em xerografia.
Pina Estação - Lgo. Gen. Osório, 66, Santa Efigênia, região central, tel. 3335-4990. Seg. e qua. a dom.: 10h às 18h. Até 17/8. 14 anos. Abertura sáb. (14), às 11h. pinacoteca.org.br. GRÁTIS

colagem com xerox e fotos de revista de torsos nus
Colagem sem título de Hudinilson Jr. de 1980-2009 exibida em 'Hudinilson Jr.: Explícito', na Pina Estação - Isabella Matheus/Cortesia Pinacoteca de São Paulo/Divulgação

Gisela Eichbaum: Trabalhos Sobre Papel
Nascida na Alemanha, Gisela Eichbaum refugiou-se em São Paulo nos anos 1930, após viver sob o clima da hostilidade e da perseguição. Em homenagem à sua trajetória, o museu montou uma exposição com 38 obras, que sublinham sua preferência pelo papel como suporte e também por pequenos formatos.
Museu Lasar Segall - R. Berta, 111, Vila Mariana, região sul, tel. 2159-0400. Seg. e qua. a dom.: 11h às 19h. Até 18/5. Livre. museusegall.org.br. GRÁTIS

Gabriel Wickbold 2020
Gabriel Wickbold apresenta uma retrospectiva em cinco salas expositivas de obras dos últimos 12 anos. Em seus trabalhos, ele aplica tinta e glitter em modelos, cujos corpos são registrados, muitas vezes, em movimento.
MAB-Faap - R. Alagoas, 903, Higienópolis, tel. 3662-7198. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb. e dom.: 10h às 18h. Até 23/5. Livre. faap.br. GRÁTIS

Limiares
A mostra inaugural do novo endereço do Paço das Artes reúne obras de Regina da Silveira —sendo duas feitas exclusivamente para o espaço. Os trabalhos inauguram o acervo de arte contemporânea digital do lugar.
Paço das Artes - Av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. 2117-4777. Ter. a sáb.: 11h às 20h. Dom.: 11h às 18h. Até 10/5. pacodasartes.org.br. GRÁTIS

Marcia Pastore: Contracorpo
Conhecida por explorar a relação entre a arquitetura e a arte, Marcia Pastore apresenta 40 obras produzidas nos últimos 30 anos. Na individual, ela enfatiza as relações poéticas entre força, matéria e espaço. Há, ainda, quatro obras inéditas que foram feitas para esta exposição, como “Linha d’Água” e “Linhas de Força”.
Pina_Estação - Lgo. Gen. Osório, 66, Santa Efigênia, região central, tel. 3335-4990. Seg. e qua. a dom.: 10h às 18h. Até 6/4. Livre. pinacoteca.org.br. GRÁTIS

Ressetar
A mostra reúne 12 artistas que foram desafiados pelo curador Duilio Ferronato a criarem obras sobre a retomada da vida após situações de trauma e desmoronamentos. Os trabalhos se utilizam de diferentes técnicas, como colagens, pinturas, instalações, esculturas e desenhos.
Museu da Diversidade Sexual - R. do Arouche, 24, República, s/ tel. Ter. a dom.: 10h às 18h. Até 23/5. mds.org.br. GRÁTIS

Egito Antigo: do cotidiano à eternidade
Com 140 peças do Museu Egípcio de Turim, a exposição reúne esculturas, pinturas, amuletos, objetos litúrgicos e óstracons. O destaque da mostra que ocupa todo o prédio do CCBB são as múmias (humanas e de animais), além de um espaço que conta com um vídeo 3D que percorre lugares no Egito antigo.
CCBB - R. Álvares Penteado, 112, Centro, região central, tel. 3113-3651. Seg. e qua. a dom.: 9h às 21h. Até 11/5. Livre. culturabancodobrasil.com.br. GRÁTIS

Maureen Bisilliat
Nascida no Reino Unido e naturalizada brasileira, a fotógrafa Maureen Bisilliat é conhecida por registrar personagens por aqui. Na galeria, estão reunidas obras dos anos 1960 a 2018 em lugares como o morro da Mangueira, no Rio. Há, ainda, filmagens relacionadas à sua atuação no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, além de trechos de entrevistas que ela realizou ao longo da vida com personalidades como Darcy Ribeiro e Roberto Burle Marx.
IMS Paulista - Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, tel. 2842-9120. Ter., qua. e sex. a dom.: 10h às 20h. Qui.: 10h às 22h. Até 5/4. Livre. ims.com.br. GRÁTIS

Paz Errázuriz
A mostra apresenta um panorama da carreira da fotógrafa chilena que registrou os habitantes do seu país, sobretudo aqueles que não se enquadravam nos padrões sociais. Suas fotografias também captam as contradições de sua terra natal. Para a abertura, Errázuriz participa de um bate-papo com o público, às 19h.
IMS Paulista - Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, tel. 2842-9120. Ter., qua. e sex. a dom.: 10h às 20h. Qui.: 10h às 22h. Abertura ter. (17). Até 26/7. Livre. ims.com.br. GRÁTIS

Retratos de Mulheres Por Mulheres
Com curadoria de João Kulcsár, a mostra reúne 21 fotógrafas e pretende discutir a representação da mulher nas artes e as temáticas que norteiam seu cotidiano. Ao todo, são exibidas 71 imagens, como o de Luisa Dörr, conhecida pelos retratos do projeto Firsts da revista Times, que apresenta seu acervo sobre a luta de cholitas, mulheres mestiças que vestem trajes tradicionais na Bolívia.
Fiesp - Av. Paulista, 1.313, Bela Vista, tel. 3322-0050. Ter. a sáb.: 10h às 22h. Dom.: 10h às 20h. Até 3/5. Livre. centroculturalfiesp.com.br. GRÁTIS

Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu
Imensas ondas de mares agitados e céus estrelados são a marca registrada da pintora e escultora Sandra Cinto e se fazem presente na sua mostra. Com 200 peças, a exposição tem curadoria de Paulo Herkenhoff, que batizou cada um dos três andares com termos meteorológicos, como garoa, neblina e chuva. Por ali, estão expostos documentos, vídeos de processos de produção, depoimentos e a instalação site-specific.
Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, Bela Vista, tel. 2168-1777. Ter. a sex.: 9h às 20h. Sáb. e dom.: 11h às 20h. Até 3/5. Livre. itaucultural.org.br. GRÁTIS

Bruno Munari: Sempre uma Coisa Nova
A exposição se debruça sobre o trabalho de Bruno Munari e reúne cerca de 40 trabalhos que compreendem o período de 1947 e 1995. O italiano ficou conhecido por quebrar paradigmas entre a arte e o design.
Galeria Bergamin & Gomide - R. Oscar Freire, 379, Cerqueira César, tel. 3853-5800. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 10h às 15h. Até 18/4. Livre. bergamingomide.com.br. GRÁTIS

Coleção de um Artista
Nesta exposição que dura apenas nove dias, o marchand Ricardo Camargo reúne nove artistas renomados, como Alfredo Volpi, Amélia Toledo, Antonio Dias e Mira Schendel, por meio de 31 obras produzidas entre 1958 e 2008.
Ricardo Camargo Galeria - R. Frei Galvão, 121, Jardim Paulistano, tel. 3031-3879. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 10h às 14h. Até 27/3. Livre. Abertura qua. (18), às 19h. rcamargoarte.com.br. GRÁTIS

Modos de Condenar Certezas
Na individual, José Bechara apresenta 15 trabalhos recentes, que vão de pinturas de grande formato a esculturas. A mostra parte de uma pesquisa cromática luminosa em que o artista constrói espaços geométricos que oscilam entre o rigor formal e ocorrências randômicas.
Galeria Marília Razuk - R. Jerônimo da Veiga, 131B, Jardim Europa, tel. 3079-0853. Seg. a sex.: 10h30 às 19h. Sáb.: 11h às 16h. Até 18/4. Abertura qua. (18), 19h às 22h. galeriamariliarazuk.com.br. GRÁTIS

Ximena Garrido-Lecca
A primeira mostra da Bienal de Arte é da artista peruana Ximena Garrido-Lecca. Ela exibe uma pesquisa acerca de seu país natal, dos impactos dos processos coloniais e suas consequências contemporâneas.
Pavilhão da Bienal - Av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, portão 3, Parque Ibirapuera, tel. 5576-7600. Qua. a dom.: 10h às 18h. Até 15/3. Livre. bienal.org.br. GRÁTIS

PASSEIOS

Festival Serrote
Escritores, jornalistas e pesquisadores reúnem-se para debater política, cultura e sociedade. Entre os destaques desta terceira edição está a jornalista Nikole Hannah-Jones, do New York Times, especializada em questões raciais.
IMS Paulista - Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, tel. 2842-9120. Sex.: 20h às 22h. Sáb.: 15h às 21h. Livre. Retirar ingr. com uma hora de antecedência. GRÁTIS

E Se Meu Fusca Falasse?
A exposição reúne dez Fuscas para contar a história de mais de 60 anos do primeiro automóvel produzido pela Volkswagen. Estão contemplados modelos desde os anos 1960 até os mais atuais, como o New Beetle, lançado no fim dos anos 1990.
Shopping Frei Caneca - R. Frei Caneca, 569, Consolação, região central, tel. 3472-2075. Seg. a sáb.: 10h às 22h. Dom.: 14h às 20h. Até 5/4. GRÁTIS

Japão em Sonhos
Nesta mostra, o público entra em um espaço preenchido por projeções de grande escala em vídeo mapping para ser transportado a eventos tradicionais do Japão, como a florada das cerejeiras, o festival das lanternas e até uma floresta misteriosa habitada pelos yokai, como são chamados os espíritos do folclore japonês.
Japan House - Av. Paulista, 52, Bela Vista, região central, tel. 3090-8900. Ter. a sáb.: 10h às 20h. Dom.: 10h às 18h. Até 26/4. Livre. GRÁTIS

Feira Sabor Nacional
A feira chega à 14ª edição e reúne 90 produtores gastronômicos. Desta vez, o evento se propõe a pensar ainda mais nas questões acerca da sustentabilidade ao promover reciclagem das embalagens e lixos, valorização dos pequenos produtores e conscientização acerca da diminuição do uso de plástico. A programação tem atividades para entreter as crianças, como a contação de histórias que ocorre neste sábado (14), às 11h30.
Museu da Casa Brasileira - Av. Brig. Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano, região oeste, tel. 3032-3727. Sáb. e dom.: 10h às 19h. Até 15/3. Livre. GRÁTIS

Feira de Moda Plus Size
A feira recebe 70 expositores de roupas, calçados e acessórios. Além das peças, acontecem duas rodas de conversas temáticas. No sábado (14), às 16h, será debatido o futuro do mercado plus size. Já no dia seguinte, também às 16h, a roda de conversa trata sobre as tendências para o atendimento e varejo.
Club Homs - Av. Paulista, 735, tel. 3289-4088, região central. Sáb. (14) e dom. (15): 11h às 20h. clubhoms.org.br. GRÁTIS

Solar da Marquesa de Santos
Reaberto em novembro de 2011 após três anos de restaurações, o prédio do século 18 abriga uma exposição permanente que reúne objetos pessoais de Domitila de Castro Canto e Melo (1797-1867), a Marquesa de Santos, que foi amante do imperador dom Pedro 1º. O local ficou conhecido pelas inúmeras festas que sua antiga —e famosa— moradora costumava promover.
R. Roberto Simonsen, 136, Sé, região central, tel. 3241-1081. Ter. a dom.: 9h às 17h. Livre. GRÁTIS

Futebol das Drag
Em frente à casa de shows Blue Space, que celebra o aniversário de 24 anos, acontece um jogo de futebol protagonizado por drag queens e funcionários da casa, que competem em uma divertida partida. Depois do jogo, o local abre para receber os clientes em mais uma edição da matinê.
Blue Space - R. Brigadeiro Galvão, 723, Barra Funda, região central, tel. 3666-1616. 1.000 pessoas. Dom. (15): 16h. GRÁTIS. Matinê: R$ 35 (entrada) ou R$ 80 (consumo). bluespace.com.br

Slam da Norte
A batalha de poesia falada reúne competidores que precisam apresentar ao menos três textos, versos ou poemas de autoria própria na batalha.
Biblioteca Afonso Schmidt - Av. Elísio Teixeira Leite, 1.470, Vila Brasilândia, região norte, tel. 3975-2305. Sáb.: 14h às 16h. Até 14/3. 120 min. GRÁTIS

Slam das Minas
O coletivo promove uma batalha de poemas feitos para mulheres e pessoas trans. O júri é convocado na hora dentre o público presente. Há, ainda, uma discotecagem por conta da DJ Sophia e Princesas do Guetto.
Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura - Av. Paulista, 37, Bela Vista, região central, tel. 3285-6986. Sáb.: 19h às 21h. Até 14/3. 60 min. Livre. GRÁTIS

CRIANÇA

A Cidade Politicamente Correta
Durante o lançamento do livro homônimo, os pequenos participam de oficina lúdica em que recebem giz e lápis de cor para criar uma cidade ideal.
Livraria NoveSete - R. França Pinto, 97, Vila Mariana, tel. 5573-7889. Sáb. (14): 15h30. Livre. GRÁTIS

O Universo Teatral Infantil
Técnicas teatrais de interpretação e desinibição são trabalhadas na oficina que usa elementos relacionados ao cotidiano dos participantes.
Oficina Cultural Maestro Juan Serrano - R. Joaquim Pimentel, 200, Conjunto Residencial Elisio Teixeira Leite, tel. 3971-3640. 12 vagas. Seg.: 14h às 16h. Até 30/3. 120 min. Livre. É necessário inscrição p/ tel. até 24/1. GRÁTIS

Cineclubinho
O projeto exibe gratuitamente “Frozen 2” (2019). Na trama, Elsa desperta os espíritos de uma floresta mágica com seus poderes e Arendelle passa a correr perigo. Ao lado da irmã Anna, ela parte em uma jornada para desvendar segredos do passado e salvar o reino.
Cinesesc - Sala única - R. Augusta, 2.075, Cerqueira César, tel. 3087-0500. Dom. (15): 11h. 104 min. GRÁTIS

Cine Meninada!
A animação “Hotel Transilvânia 3” (2018) acompanha Drácula em um cruzeiro para tenta relaxar, mas que acaba em confusão quando ele se apaixona por uma humana.
Sesc Bom Retiro - Al. Nothmann, 185, Campos Elíseos, tel. 3332-3600. Sáb. (14): 12h. 97 min. GRÁTIS

Sou Princesa, Sou Real
Inspiradas em personagens da Disney, 19 fotógrafas registraram meninas e mulheres com características como coragem, resistência e liderança.
MIS - Av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. 2117-4777. Ter. a dom.: 9h às 20h. Até 26/3. Livre. GRÁTIS

Patrulha Canina
O shopping Butantã recebe um circuito com atividades para crianças de até 12 anos. Lá, é possível escorregar no Farol da Patrulha Canina, como os personagens fazem no desenho animado.
Butantã Shopping - Av. Prof. Francisco Morato, 2.718, Butantã, região oeste, tel. 3723-3900. Seg. a dom.: 12h às 20h. Até 29/3. 20 min. 3 a 12 anos. GRÁTIS

Mapinguary
Músicas inéditas e brincadeiras inusitadas estão no centro deste espetáculo protagonizado pelo monstro Mapinguary durante uma excêntrica e animada festa no céu.
Sesc Belenzinho - área de convivência - R. Pe. Adelino, 1.000, Quarta Parada, tel. 2076-9700. Sáb. e dom.: 16h. Até 15/3. 60 min. Livre. GRÁTIS

Água
No espetáculo circense, um grupo de palhaços embarca numa série de aventuras e confusões depois de desperdiçar um valioso líquido transparente e fundamental.
Sesc Santana - deque - Av. Luiz Dumont Villares, 579, Jardim São Paulo, tel. 2971-8700. Sáb.: 14h. Até 28/3. GRÁTIS

Depósito
Na montagem da Cia. Palhadiaço, a arte se tornou um vírus que contagia as pessoas fazendo com que fiquem com o nariz vermelho. Os infectados são isolados em um depósito onde se passam cenas divertidas, com muita palhaçada.
Praça do Forró - Pça. Pe. Aleixo Monteiro Mafra, s/ nº, São Miguel Paulista, s/ tel. Sáb.: 15h30. Até 14/3. GRÁTIS

O Jardim do Imperador
As palhaças Paola Musatti e Vera Abbud, da Cia. Pelo Cano, se inspiram no conto chinês “A Semente da Verdade” para apresentar a história de um imperador que precisa achar seu sucessor com base na melhor semente plantada. O espetáculo tem tradução em Libras.
Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, Bela Vista, tel. 2168-1777. Sáb. e dom.: 15h. Até 29/3. Reserva p/ http://itaucultural.byinti.com. GRÁTIS

Nas Terras de Kublai Khan
A peça conta as aventuras de Marco Pólo nos domínios do imperador mongol Kublai Khan. No espetáculo, a personagem Marola se envolve nos ensaios para a encenação do encontro entre os personagens históricos.
Sesc 24 de Maio - R. Vinte e Quatro de Maio, 109, República, tel. 3350-6300. Sáb. e dom.: 16h. Até 15/3. GRÁTIS

NOITE

Bloco Siga Bem Caminhoneira
Para continuar a comemoração do Dia Internacional da Mulher, o espaço no Mirante 9 de Julho recebe a energia carnavalesca do Siga Bem Caminhoneira, dedicado à visibilidade lésbica e bissexual. O DJ set fica por conta de Luana Coelho e Gab Delgado, que tocam hits de mulheres e famosos no universo LB.
Mirante 9 de Julho - R. Carlos Comenale, s/ nº, Bela Vista, região central, s/ tel. Sex. (13), a partir das 16h. Livre. GRÁTIS

​Carlos Capslock
Os DJs Belisa, Max Underson, Paco Talocchi e Tessuto fazem seleção que passa por eletrônica, house e techno e ocupam o Centro Cultural Olido com a edição gratuita.
Centro Cultural Olido - Av. São João, 473, Centro. Dom. 15: a partir das 15h. 18 anos. GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais