Descrição de chapéu Livros
Passeios

Bienal do Livro virtual vai de Xuxa a homenagem a Clarice Lispector; veja programação

Com edição presencial cancelada por causa da pandemia, evento gratuito começa nesta segunda (7)

São Paulo

As aglomerações nos estandes de editoras, os adolescentes correndo pelos corredores e os fãs lotando as palestras —cenas tão comuns durante as edições da Bienal Internacional do Livro de São Paulo— são impensáveis neste ano.

Por isso, a Câmara Brasileira do Livro, responsável pela organização do evento, adiou a 26ª edição da Bienal para 2022 e criou a primeira Bienal Virtual do Livro de São Paulo. Com sete dias de programação online e gratuita, o evento ocorre entre esta segunda (7) e domingo (12).

Dois centenários são celebrados na edição: o nascimento da escritora Clarice Lispector e a publicação do primeiro livro de Agatha Christie. Entre os palestrantes há nomes como Malu Gaspar, Nic Stone, Mauricio de Sousa e Nélida Piñon. Ao todo, são mais de 300 autores confirmados.

Com o tema "Conectando Pessoas com Livros", o evento promove painéis virtuais divididos em quatro salas com transmissão ao vivo. Todas as mesas serão gravadas e ficarão disponíveis no site até o dia 13 de janeiro.

​Quem frequenta a Bienal em busca de livros também poderá fazer suas compras. Há uma loja virtual que reúne 84 expositores, incluindo editoras como Companhia das Letras, Rocco e Panini.

Confira, abaixo, alguns destaques da programação. Para ver a agenda completa e se inscrever, é preciso acessar o site bienalvirtualsp.org.br.

*

​Homenageadas

Centenário da Obra de Agatha Christie
Tito Prates, biógrafo da escritora inglesa, o escritor Raphael Montes e a escritora e youtuber Bel Rodrigues discutem a obra de Agatha Christie, com mediação da drag queen e youtuber de literatura Madame Agatha Killer.
Arena Virtual, qua. (9): 17h. Grátis


Clarice Lispector, Marguerite Duras, Nathalie Sarraute: Mulheres à Procura de um Novo Romance
As pesquisadoras Teresa Montero, Germana Henriques Pereira e Ana Lúcia Lutterbach Holk discutem a obra das três autoras. A mediação é da professora Mônica Gama, da Universidade Federal de Ouro Preto.
Arena Virtual, seg. (7): 11h. Grátis


O Livro das Horas: A Hora das Estrelas
No painel, a escritora Nélida Piñon homenageia os cem anos de nascimento de Clarice Lispector.
Arena Virtual, qui. (10): 15h. Grátis


Bate-papo

A Empatia e os Amigos sem Cancelamento: Tão Perto, Tão Longe
Neste encontro, Paula Furtado conversa com o criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa —o bate-papo tem a mediação de Mariana Kotscho, apresentadora do programa "Papo de Mãe", da TV Cultura.
Salão de Ideias, sex. (11): 17h. Grátis


A vida Está nos Textos
O jornalista Chico Felitti (“A Casa”) conversa com a também jornalista Daniela Arbex (“Holocausto Brasileiro”) e com a escritora e dramaturga Patrícia Melo (“Inferno”).
Papo de Mercado, sáb. (12): 17h30. Grátis


Coisa de Menina? Uma Conversa sobre Gênero, Sexualidade, Maternidade e Feminismo
A psicanalista Maria Homem e o escritor e o psicanalista e colunista da Folha Contardo Calligaris conversam sobre o livro homônimo que lançaram no ano passado, no qual refletem sobre gênero.
Salão de Ideias, qui. (10): 19h. Grátis


Encontro com Malu Gaspar
A jornalista e autora do livro "Tudo ou Nada: Eike Batista e a Verdadeira História do Grupo X" conversa com o público sobre sua obra e carreira.
Salão de Ideias, seg. (7): 17h. Grátis


Escritor por Escritor: Machado de Assis Segundo Seus Pares 1908-2008
Os pesquisadores e escritores Hélio de Seixas Guimarães e Ieda Lebensztayn conversam sobre o legado da obra de Machado de Assis nos cem anos que seguiram sua morte.
Salão de Ideias, qui. (10): 15h. Grátis


Sentidos Imaginados
Conversa com os ilustradores Eloar Guazeli, Afonso Cruz e Mauro Manhiça —respectivamente, de origens brasileira, portuguesa e moçambicana. A mediação é de Paulo Markun.
Papo de Mercado, sex. (11): 17h


Transformação Digital e Desafios para o Mercado Editorial Pós-Pandemia
O executivo do setor de livrarias Alexandre Martins Fontes discute os impactos da pandemia com o especialista em inovação Fabio Dantas
Papo de Mercado, seg. (7): 11h. Grátis


Vidas Negras Importam
Sob a mediação das irmãs Afrofuturas, a escritora americana Nic Stone —responsável pelo livro “Cartas Para Martin”, que aparece na lista de mais vendidos do jornal New York Times— fala sobre literatura negra e sua carreira.
Arena Virtual, sáb. (12): 16h30. Grátis


Como o Budismo Entende a Morte, a Vida e Ajuda a Separar Crises e o Luto
Monja Coen discute sua nova obra, que apresenta a relação entre a religião budista e a morte.
Papo de Mercado, dom (13): 14h. Grátis.

Xuxa: Memórias e Maya
A atriz e apresentadora Xuxa Meneghel fala sobre seus dois trabalhos mais recentes, o livro de memórias e o infantil "Maya Bebê Arco-Íris".
Arena Virtual, sex. (11): 13h30. Grátis

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais