Memória da comunidade LGBT é tema de debates online no mês do orgulho

Evento faz parte da programação da exposição da fotógrafa Madalena Schwartz

Benê Lacerda, do Dzi Croquettes, em 1974

Benê Lacerda, do Dzi Croquettes, em 1974, em foto de Madalena Schwartz Madalena Schwartz/Acervo IMS/Divulgação

São Paulo

Em meio aos eventos para promover o mês do orgulho LGBT, o Instituto Moreira Salles de São Paulo promove o ciclo de debates "Arquivos LGBT+ na América Latina".

Ainda por causa da pandemia, os dois encontros serão online e refletem a atuação de ativistas no continente latino na documentação e preservação da memória LGBT.

Os encontros, gratuitos, acontecem na quarta (9) e na quinta (10), nos canais do YouTube e do Facebook do IMS Paulista, sempre às 19h.

Os encontros integram a programação da exposição de fotos "Madalena Schwartz, As Metamorfoses – Travestis e Transformistas na SP dos Anos 70", que está em cartaz até setembro na unidade do IMS da avenida Paulista e celebra o centenário da fotógrafa húngara com mais de cem imagens, clicadas entre os anos de 1971 e 1976.

Na quarta, dia 9, participam do debate Remom Bortolozzi, fundador do Acervo Bajubá, uma iniciativa comunitária de pesquisa da memória e cultura LGBT no Brasil, e a ativista cubana Librada González Fernández, idealizadora do Archivo CubaneCuir, que preserva documentos LGBT do país caribenho.

O bate-papo terá a mediação do museólogo Tony Boita e comentários de Gonzalo Aguilar, cocurador da exposição de Madalena Schwartz.

Já na quinta, dia 10, a atividade reúne a ativista María Belén Correa, fundadora da Associação de Travestis da Argentina e do Archivo de la Memoria Trans de Argentina, e o boliviano David Aruquipa Pérez, presidente do Directorio de la Comunidad Diversidad e autor do livro “La China Morena: Memoria Histórica Travesti”, que conta a história dos primeiros homossexuais e travestis a participarem de festas populares na Bolívia.

Em junho se comemora o mês do orgulho LGBT, com vários eventos no Brasil e no mundo. O mês foi escolhido por conta da revolta de Stonewall, uma série de manifestações que aconteceram em junho de 1969, contra a invasão da polícia a um bar gay, o Stonewall Inn, em Nova York.

Arquivos LGBT+ na América Latina
Na quarta (9) e quinta (10), às 19h. Ao vivo nos canais do IMS no YouTube e no Facebook. Tradução simultânea do espanhol. Grátis.

Madalena Schwartz: As Metamorfoses - Travestis e Transformistas na São Paulo dos Anos 70
IMS Paulista (av. Paulista, 2.424, Bela Vista). Ter. a dom. e feriados (exceto às segundas), das 12h às 18h. Até 26 de setembro. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais