Descrição de chapéu Coronavírus
Passeios

Vai sair no Carnaval? Saiba como se proteger da Covid e qual máscara usar

Apesar da liberação de eventos presenciais, coronavírus ainda circula entre a população

São Paulo

Apesar de as altas taxas de vacinação no Brasil terem proporcionado um certo alívio em relação à pandemia de Covid-19, que está prestes a completar o segundo aniversário, o coronavírus ainda mata muita gente no país —atualmente, a média móvel de óbitos é de 803 por dia.

Por isso, embora cada vez mais haja um ar de "liberou geral", as recomendações dos médicos para o combate à Covid-19 ainda são praticamente as mesmas de dois anos atrás: evitar aglomerações, manter o distanciamento social, usar a máscara corretamente, higienizar as mãos e, é claro, ter a vacinação em dia.

Integrantes da escola de samba Águia de Ouro durante ensaio na quadra da agremiação, na Várzea da Barra Funda, em São Paulo
Integrantes da escola de samba Águia de Ouro durante ensaio na quadra da agremiação, na Várzea da Barra Funda, em São Paulo - Adriano Vizoni/Folhapress

Para Leonardo Weissmann, médico do Instituto Emílio Ribas e diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, os desfiles de escolas de samba e dos blocos de Carnaval foram suspensos em boa parte do país como um alerta para a população. "Ainda não é hora para aglomerações", diz.

O médico lembra que enfrentar a Covid é um trabalho coletivo. "Todos têm que colaborar para que não tenhamos uma nova piora dos números —ou até mesmo o aparecimento de uma nova variante do vírus", afirma.

Os blocos de rua estão suspensos em São Paulo, mas há uma série de eventos carnavalescos, em locais fechados, programados na cidade. Para aqueles que forem sair de casa para festejar, mesmo com os alertas, a orientação é manter a máscara no rosto.

Evite o equipamento feito de tecido. Weissmann afirma que as máscaras do tipo PFF2 ou N95 são as mais indicadas, pois oferecem maior barreira, com altíssima capacidade de filtragem das partículas de ar. "É importante que a máscara esteja bem ajustada ao rosto para oferecer maior proteção." Outra boa opção é a cirúrgica, que também deve cobrir nariz e boca. "Só não deixe de usar", diz.

Se o baile de máscaras deste Carnaval é do tipo PFF2, é importante só retirar a proteção na hora de comer e beber. Além disso, é fundamental sempre ter as mãos higienizadas e evitar aglomerações em locais fechados. Se possível, priorize eventos em locais abertos, pois a troca de ar e a ventilação são aliados na hora de se proteger contra a Covid.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais