Conheça 5 walking tours grátis para desbravar o centro de SP e outras regiões a pé

Roteiros passam por lugares como praça da Sé, vale do Anhangabaú e museus da avenida Paulista

São Paulo

Não que São Paulo seja a cidade mais convidativa para caminhar —tem trânsito, gente demais nas calçadas, ladeiras, buracos, isso sem falar nos problemas críticos de segurança pública, sobretudo no centro da cidade. Mas a capital promove uma série de passeios a pé, batizados de walking tours, organizados por grupos e empresas que levam paulistanos e turistas para bater perna por aí.

Os roteiros, muitos deles gratuitos, passam por marcos históricos e figurinhas batidas da cidade, como o centro e a avenida Paulista. Mas há opções menos óbvias —entre elas, um rolê temático de terror pelo bairro do Ipiranga.

Antigo prédio do Banespa, onde hoje fica o Farol Santander
Antigo prédio do Banespa, onde hoje fica o Farol Santander, no centro de São Paulo, por onde passa o roteiro Café e Cafeterias - Eduardo Knapp/Folhapress

Praça da Sé, largo São Bento, largo São Francisco, vale do Anhangabaú, museus da avenida Paulista e o parque da Independência são alguns dos pontos que podem ser visitados —e, é claro, fotografados e publicados nas redes sociais— pelos caminhantes.

Veja abaixo cinco opções para curtir São Paulo a pé. É só preparar o tênis, a garrafinha de água e o fôlego, sem mexer na carteira, já que todos são de graça.

Café e Cafeterias
Até o fim de novembro, o grupo Caminhos do Triângulo, em parceria com o Pátio Metrô São Bento, vai guiar turistas e moradores pelas ruas do centro de São Paulo marcadas pela expansão cafeeira. O roteiro passa por lugares onde funcionaram cafeterias e restaurantes entre praça da Sé, largo São Bento e largo São Francisco, região que ficou conhecida como o Triângulo Histórico.
Pátio Metrô São Bento - lg. São Bento, 109, Sé, região central, patiosaobento.com.br. Sáb., às 11h; até 26/11. Grátis, retirar senhas às 10h30 no local


Fantasmas Imperiais no Parque da Independência
No clima do Dia das Bruxas, a ideia do passeio pelo parque da Independência é conhecer histórias sobrenaturais que envolvem as figuras ligadas à família real portuguesa e à família imperial brasileira. O tour, que começa na cripta imperial, é gratuito. O grupo, porém, realiza arrecadação de alimentos não perecíveis para entidades parceiras do projeto.
Parque da Independência - av. Nazaré, s/n°, Ipiranga, região sul, reconhecasaopaulo.com.br/oqueteassombra. Sáb. (29), às 11h. Grátis


Para Conhecer a Arte na Avenida Paulista
Diferentemente do passeio que apresenta os marcos históricos da região, o tour promovido pelo Sesc Avenida Paulista prioriza a visita a instituições culturais e pontos artísticos da região. É possível conhecer e fotografar da região e conhecer mais sobre endereços como o Masp.
Sesc Avenida Paulista - av. Paulista, 119, Bela Vista, região central, tel. (11) 3170-0800. Dom. (13/11), às 15h. Grátis. Inscrições a partir desta sex. (27) em sescsp.org.br


#APaulistaéTop
O passeio ocorre sempre no primeiro domingo do mês e leva visitantes a pontos turísticos clássicos da avenida Paulista. As paradas incluem lugares como Casa das Rosas, que tem um jardim na parte externa, museus como a Japan House e termina na praça Marechal Cordeiro de Farias, entre a Paulista e a Consolação.
Praça Oswaldo Cruz, s/n°, Bela Vista, região central, tel. (11) 3154-1710. Dom. (6/11), às 9h45. Grátis, em topcentershopping.com.br


Shopping Light
A programação de passeios guiados a pé foi retomada pelo shopping, que fica em frente ao Theatro Municipal. Os tours mensais existem desde 2016 e passam por espaços históricos da região, como o viaduto do Chá, o Pateo do Collegio, o vale do Anhangabaú e a Praça das Artes.
Shopping Light - r. Coronel Xavier de Toledo, 23, Centro, tel. (11) 3154-2299. Dom. (20/11), às 9h45. Grátis, em shoppinglight.com.br

No terraço do shopping Light, Priceless tem vista para o Theatro Municipal
Vista do terraço do shopping Light, onde fica o restaurante Priceless - Wesley Diego Emes/Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais