Árvore de Natal de 52 metros deixa o Ibirapuera e é aberta no parque Villa-Lobos em SP

Saiba como visitar a atração gratuita; semana também tem exposição inspirada em futebol

-
São Paulo

Com a chegada de dezembro, o clima de Natal começa a tomar conta de São Paulo. E uma das atrações natalinas mais famosas da capital paulista nem esperou o mês virar para ser aberta ao público.

A tradicional árvore de Natal de São Paulo foi inaugurada no domingo, 27, e mudou de endereço. A atração, que era montada todo ano no parque Ibirapuera, foi instalada no parque Villa-Lobos, na zona oeste da capital. Ela tinha sido montada na ponte Estaiada nos últimos dois anos e, devido à pandemia, não recebia visitas.

Árvore de Natal de 52 metros de altura montada no parque Villa-Lobos
Árvore de Natal de 52 metros de altura montada no parque Villa-Lobos - Edson Lopes Jr/Secom/Divulgação

A árvore era montada desde 2002 no Ibirapuera e já chegou a alcançar 70 metros o equivalente a um prédio de 24 andares em 2008 e 2009. Neste ano, a instalação é 20 metros mais baixa que seu recorde e tem 52 metros de altura, iluminada por luzes de LED e decorada com uma estrela no topo. As visitas são feitas aos finais de semana de dezembro, até o dia 18.

A Copa do Mundo é outro evento que domina a agenda da cidade. Para além dos campos, o evento também inspira exposições. É o caso de "Playmode", uma exposição gratuita dedicada ao futebol e a outros jogos e esportes, inaugurada no Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB, no centro da capital.

Confira a seguir dicas de passeios para esta semana em São

Árvore de Natal do parque Villa-Lobos
A tradicional árvore de Natal paulistana tem 52 metros de altura e 22 metros de diâmetro e é iluminada por luzes de LED, decorada com uma estrela no topo e enfeites como presentes, laços e ursinhos. A atração gratuita recebe visitantes durante os finais de semana de dezembro, até o dia 18. Além disso, há a Casa do Papai Noel, com espaços instagramáveis, como um quarto de presentes e a poltrona do bom velhinho.
Parque VillaLobos - av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto de Pinheiros, região oeste. Sáb. e dom., das 15h às 21h. Até 18/12. Grátis


De Tempo Somos
O Grupo Galpão, fundado em 1982, leva um encontro entre o teatro e a música para os palcos. O sarau "De Tempo Somos" é a celebração do aniversário de 40 anos do coletivo que tem suas bases no teatro de rua, mas que dialoga com o erudito. A apresentação conta com 25 músicas autorais do grupo, além de outras canções, poesias e textos que tratam da passagem do tempo e do processo criativo da arte.
Direção: Lydia Del Picchia e Simone Ordones. Com: Antonio Edson, Beto Franco e Eduardo Moreira. Teatro Flávio Império - r. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba, região leste, tel. (11) 2621-2719. Livre. Sáb. (3/12) e dom. (4/12), às 18h. Grátis

Grupo Galpão apresenta sarau De Tempo Somos
Grupo Galpão apresenta sarau 'De Tempo Somos' - Vitor Macedo/Divulgação

Draga
O coletivo Atravessadas apresenta o espetáculo de dança contemporânea inspirado na cantora Gal Costa, que morreu no último dia 9, além dos artistas Lygia Clark, Hélio Oiticica, Lygia Pape e Jards Macalé. O espetáculo é orientado por Ana Terra e parte de práticas corporais de improviso e do desejo de experimentar possíveis relações entre movimento, corpo e visualidade.
Orientação: Ana Terra. Com: Ana Mi, Camila Almeida e Maria Reisewitz. Complexo Cultural Funarte - al. Nothmann, 1.058, Campos Elíseos, região central. Sex. e sáb., às 19h; dom., às 18h. R$30, em sympla.com.br


A Música da Independência
Não é possível ouvir D. Pedro 1º tocar uma de suas composições, mas a musicista Rosana Lanzelotte apresenta algumas delas em duas apresentações gratuitas no Museu do Ipiranga. As partituras foram recuperadas pelo instituto Musica Brasilis, especializado no resgate e difusão de repertórios brasileiros. A turnê faz parte da celebração de 200 anos da independência do Brasil, evento histórico que também teve seu hino composto pelo então imperador.
Museu do Ipiranga - r. dos Patriotas, 20, Ipiranga, região sul, museudoipiranga.org.br. Sáb. (3/12) e dom. (4/12), às 16h. Grátis, retirada na bilheteria do museu, às 15h


Playmode
Em plena Copa do Mundo, o Centro Cultural Banco do Brasil lança a exposição "Playmode", na qual os jogos trazem reflexões sobre transformações sociais e da contemporaneidade. Uma das salas da mostra é voltada para o futebol, e as obras "Morte Súbita" e "A Taça do Mundo É Nossa", de Jaime Lauriano, fazem o visitante pensar sobre a importância do esporte no contexto político e social do país. Outra obra, "Futebol", de Nelson Leirner, tem bibelôs, imagens religiosas, figuras de animais e um cofre de brinquedo posicionados em um campo de futebol.
Centro Cultural Banco do Brasil - r. Álvares Penteado, 112, Centro, região central, tel. (11) 4297-0600. Seg. a dom., das 9h às 20h. Até 16/01/2023. Grátis

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais