Carnaval em SP: veja agenda dos principais blocos de rua, dia a dia

Cidade terá mais de 507 cortejos nas ruas, com opções com multidões ou folia mais moderada

São Paulo

Depois de dois anos sem ver seus megablocos lotando as avenidas da cidade e foliões pulando o Carnaval sem medo, o momento chegou. Entre o sábado, 18, e terça-feira, 21, São Paulo finalmente retoma com sua programação cheia de desfiles, com cortejos que podem reunir até meio milhão de pessoas, segundo a prefeitura

Contando o esquenta do pré-Carnaval e a pós-folia, no fim de semana dos dias 25 e 26 de fevereiro, 507 blocos ganham as ruas da capital. E tem festa para todo mundo.

Foliões durante o desfile de 2019 do bloco Tarado Ni Você, no centro da cidade de São Paulo
Foliões durante o desfile de 2019 do bloco Tarado Ni Você, no centro da cidade de São Paulo - Gabriel Cabral/Folhapress

Quem gosta de blocos com shows pode acompanhar desfiles dos trios comandados por Pabllo Vittar, Gloria Groove ou Michel Teló, por exemplo. Os que preferem famosas canções da música brasileira tocadas em formato de marchinha podem ir atrás de grupos como o Filhos de Gil, que homenageia Gilberto Gil, ou o Tarado Ni Você, que mergulha na discografia de Caetano Veloso —mas também celebra Gal Costa neste ano.

Também há opções para os que preferem uma folia moderada, como o Bastardo, o Manada e o Maracatu Bloco de Pedra, e também para quem gosta de sentir o gostinho de outros carnavais —desfilam por aqui o Galo da Madrugada, do Recife, e o Bunytos de Corpo, do Rio de Janeiro.

Veja 30 blocos para aproveitar o retorno do Carnaval.

SÁBADO (18)

Agrada Gregos
O cortejo do bloco LGBTQIA+, que também faz festas com frequência na noite paulistana, desfila entre as árvores da região do parque Ibirapuera com convidadas como Gretchen, Aretuza Lovi e Vanessa Apetitosa entre as atrações.
Av. Pedro Álvares Cabral (entre Obelisco e Monumento às Bandeiras), Vila Mariana, região sul. Sáb. (18), às 13h, Instagram @agradagregos


Bastardo
O cortejo é conhecido por desfilar em todos os quatro dias de Carnaval pelas ruas de Pinheiros, com um pequeno grupo tocando marchinhas.
Pinheiros (rua ainda não divulgada), região oeste. Sáb. (18) a ter. (21), Instagram @blocobastardo


Bloco das Gloriosas
O bloco comandado por Gloria Groove, uma das drag queens mais famosas do Brasil, ocupa a Faria Lima com o tema Folia nas Estrelas --do trio, ela deve cantar hits de sua carreira, especialmente os mais recentes, como "Vermelho" e "Bonekinha", e convidar nomes como Valesca Popozuda, o DJ Ruxell, e a festa Batekoo.
Av. Faria Lima, 4.150, Vila Olímpia, região oeste. Sáb. (18), às 14h, Instagram @gloriagroove


Bunytos de Corpo
Foliões com roupas neon e de ginástica bem ao estilo das que Jane Fonda usava nos anos 1980 se reúnem no desfile do grupo carioca, que desembarcou na capital paulista há alguns anos com sua crítica
debochada ao culto ao corpo.
Lgo. Padre Pericles, Barra Funda, região oeste. Sáb. (18), às 14h, Instagram @bunytosdecorpo


Bloco do Beco
O bloco, que também é uma associação cultural, resgata o Carnaval de rua no Jardim Ibirapuera. O traço peculiar dele é que o cortejo é tocado por moradores envolvidos com o samba. Neste ano, convidam
o Afro É Di Santo e o maracatu Baque Atitude.
R. Salgueiro do Campo, 612, Jardim Ibirapuera, região sul. Sáb. (18), às 12h. Instagram @blocodobeco


Manada
No cortejo que traz apenas instrumentos de sopro e percussão, sem nenhum tipo de música mecânica, hits de bandas e artistas como A-Ha, Bonnie Tyler, Djavan e MC Marcinho se misturam a marchinhas
carnavalescas clássicas.
R. Conselheiro Brotero, 39, Barra Funda, região oeste. Sáb. (18), às 9h, Instagram @fanfarramanada


Maracatu Bloco de Pedra
O bloco de maracatu, formado por integrantes das oficinas do Projeto Calo na Mão, que completa duas décadas neste ano, celebra o aniversário do grupo.
R. Cipriano Jucá na Vila Madalena, região oeste. Sáb. (18), às 13h, Instagram @blocodepedra


Minhoqueens
Fundado pela drag queen Mama Darling, o bloco LGBTQIA+ movimenta, anualmente, multidões no centro de São Paulo. No primeiro dia de Carnaval, eles vão levar as suas potentes caixas de som que soltam hits do pop. Nesta edição, a drag Grag Queen será convidada para subir no trio elétrico.
Av. Ipiranga esq. com a pça. da República, Centro. Sáb. (18), às 12h, Instagram @minhoqueens


Tarado Ni Você
A homenagem a Caetano Veloso na clássica esquina da Ipiranga com a São João segue firme e forte, do alto do trio elétrico. Sob o tema "Gogóia", o cortejo também presta homenagem à cantora Gal Costa, parceira de Caetano no tropicalismo, morta no ano passado.
Av. Ipiranga esq. com a São João, Centro. Sáb. (18), às 10h, Instagram @blocotaradonivoce


Urubó + Urubózinho
O bloco com 13 anos de desfiles pela Freguesia do Ó leva a sua proposta de Carnaval com marchinhas clássicas para as ruas. Para aqueles que querem iniciar criançada na folia, haverá uma versão infantil do cortejo, que começa três horas antes da principal, no mesmo local.
Urubózinho - lgo. da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215, Freguesia do Ó, região norte. Sáb. (18), das 9h às 12h (Urubózinho) e das 12h às 17h (Urubó).. Instagram @blocourubo e @urubozinho


Vai Quem Qué
Fundado em 1981, o grupo carnavalesco retorna às ruas do Butantã após o período pandêmico, quando não desfilou
Pça. Elis Regina, Butantã, região oeste. Sáb. (18), às 14h, Instagram @vaiquemq


DOMINGO (19)

Bem Sertanejo
O bloco comandado pelo sertanejo Michel Teló deixou o Ibirapuera e estará na Faria Lima na edição deste ano. Depois de um esquenta com DJs, o cantor sobe no trio para três horas ininterruptas de show e com banda completa, mergulhando em músicas de sua autoria e hits do gênero —adaptados para o formato das marchinhas, é claro.
Av. Faria Lima, 4.150, Vila Olímpia, região oeste. Dom. (19), às 11h, Instagram @micheltelo


Bloco da Pabllo
A drag queen, que é uma das cantoras mais famosas do Brasil, arrasta uma multidão que pode chegar a 500 mil pessoas na região do parque Ibirapuera. Para seu desfile na capital paulista, que acontece pouco tempo após o lançamento de seu novo disco, "Noitada", ela convida MC Carol, Lia Clark e MC Tchelinho, do grupo carioca de funk Heavy Baile.
Bloco da Pabllo - av. Pedro Álvares Cabral (entre Obelisco e Monumento às Bandeiras, Vila Mariana, região sul. Dom. (19), às 13h


Caras e Caretas para Espantar a Caramunha
Ao som do samba de bumbo, o bloco desfila pelas ruas na zona leste com sua intervenção artística tocada pelo Cordão Sucatas Ambulantes —bonecos cabeçudos que misturam a memória do bairro de Itaquera, mitos do folclore e personagens da cultura popular.
Pça Brasil - av. Nagib Farah Maluf, s/n, Conjunto Residencial José Bonifácio, região leste. Às 15h. Instagram @sucatas_ambulantes


Explode Coração
Feito em homenagem à cantora Maria Bethânia, o cortejo sai neste ano com o tema "Brasileirinho", que convida os foliões a explorar as belezas da flora e da fauna nacional em suas fantasias e colore o centro da cidade com as suas tradicionais cores verde, amarelo, vermelho e branco. O repertório da banda, contudo, não se restringe às canções de Bethânia e abriga espaço para outras brasilidades.
Explode Coração - pça. da República, 292, Centro. Dom. (19), às 13h, Instagram @blocoexplodecoracao


Ilu Obá de Min
Fundado há 18 anos, o grupo volta às ruas com o tema "Akíkanjú: Pensamento e Bravura de Sueli Carneiro" e seus trabalhos de preservação da cultura afro-brasileira. Cantos e batuques são entoados pelos membros do bloco, que desfilam trajados de orixás.
R. Conselheiro Brotero 195, Santa Cecília, região central. Dom. (19), às 13h, Instagram @iluoba


QuilomboLab
O bloco criado pela gravadora Laboratório Fantasma, dos irmãos Emicida e Fióti, retoma os trabalhos sob o tema "O Carnaval dos Carnavais - A Esperança Mora no Samba", que mergulha no gênero e também em ritmos como o reggae, o pagode e o funk. Tocam, no desfile, além dos irmãos, artistas como Drik Barbosa, Danny Bond, FBC e Rael.
Av. Dumont Villares (altura da estação Parada Inglesa), região norte. Dom. (19), às 13h, Instagram @lab_fantasma


Saia de Chita
Criado em São Luiz do Paraitinga em 2007, o bloco convida os foliões a vestirem peças feitas de chita. No repertório, o grupo inclui marchinhas de autoria própria e clássicos do cancioneiro brasileiro.
Pça. Dr. Vicente Tramonte Garcia, Pompeia, região oeste. Dom. (19), às 9h. Instagram @blocosaiadechita


SEGUNDA (20)

Ano Passado eu Morri
O bloco batizado com um trecho do famoso refrão da canção "Sujeito de Sorte", de Belchior, desfila ao som de faixas do cantor cearense, mas também inclui no setlist artistas que dialogam com sua obra, como Tom Zé, Caetano Veloso e Gilberto Gil —todas as canções desses artistas são tocadas por sua bateria.
Pça. Rio dos Campos, Perdizes, região oeste. Seg. (20), às 14h, Instagram @blocoanopassadoeumorri


Afro É Di Santo
Com as cores amarelo e branco, o bloco desfila pelo bairro de M’Boi Mirim ao som de músicas autorais e versões de samba-reggae e de outros ritmos de origem afro-brasileira.
Casa de Cultura M’Boi Mirim - av. Inácio Dias da Silva, s/nº, Piraporinha, zona sul. Seg. (20), às 14h, Instagram @bloco_afro_edisanto


Bloco Emo
Embora o revival do gênero tenha acontecido só recentemente, a criação do bloco, que se diz o primeiro dedicado ao estilo de música, é mais antiga, de 2018. A bateria capricha em versões pesadas, em formato carnavalesco, de sucessos de bandas como NX Zero, Green Day, Simple Plan, Fresno e My Chemical Romance, entre outros, para fazer os emos mais felizes.
Av. Dumont Villares (altura da estação Parada Inglesa), região norte. Seg. (20), às 13h, Instagram @blocoemo


Charanga do França
O projeto do saxofonista Thiago França, integrante da banda Metá Metá, foi criado para relembrar a sonoridade das charangas de estádios de futebol e se tornou um dos blocos queridinhos de São Paulo. Ele faz seu já tradicional cortejo de músicos de sopro e percussão com concentração no entorno do restaurante Conceição Discos.
Conceição Discos - R. Imaculada Conceição, 151, Vila Buarque, região central. Seg. (20), às 9h. Instagram @charangadofranca


Filhos de Gil
Criado em homenagem a Gilberto Gil, o bloco monta repertório a partir das composições do artista, celebrando gêneros musicais em que ele mergulhou ao longo da carreira, como o samba, o ijexá e o reggae. O cortejo convida Anastácia, conhecida como a rainha do forró. O tema do ano é o reencontro pós-pandemi.
Av. Faria Lima, 4.150, Vila Olímpia, região oeste. Seg. (20), às 11h, Instagram @filhosdegil


Lua Vai
Dedicado aos amantes do pagode da década de 1990, o bloco desfila ao som de versões divertidas de grupos como Raça Negra, Só Pra Contrariar, Soweto e outras brasilidades nostálgicas.
Av. Marquês de São Vicente, 230, Barra Funda, região central. Seg. (20), às 13h, Instagram @luavai


Siriricando
O bloco, feito por mulheres lésbicas e bissexuais, promete um ambiente seguro para elas se divertirem.
R. Rego Freitas, 56, República, região central. Seg. (20), às 14h. Instagram @blocosiriricando


Vou de Táxi
O grupo relembra hits dos anos 1990 e 2000 e comemora uma década de existência. Das caixas de som, saem sucessos de nomes como Sandy & Junior, Banda Eva e Charlie Brown Jr. Neste ano, o trio elétrico vai ocupar a região em frente ao parque Ibirapuera com convidados como a Bateria S/A e o DJ Romani.
Obelisco do Ibirapuera, Vila Mariana. Seg. (20), às 11h. Instagram @blocovoudetaxi


TERÇA (21)

Acadêmicos do Cerca Frango
Nascido em 2013 e batizado a partir da expressão que faz referência ao andar cambaleante de uma pessoa embriagada, o grupo celebra a sua primeira década pelas ruas da Lapa, mas o endereço precisa ser checado no dia.
Lapa, região oeste. Ter. (21), mais informações no Instagram @cercafrango


Agora Vai
Amarelo e roxo são as cores do bloco, fundado em 2004 por um grupo de atores. Conhecido pelas marchinhas politizadas e bem-humoradas, o grupo desfila com a nova composição, que menciona "rabas vacinadas".
Agora Vai - pça. Olavo Bilac, r. Barra Funda, 897, Barra Funda, região central. Ter. (21), às 14h, Instagram @blocoagoravai


Galo da Madrugada
Considerado o maior do mundo quando desfila em sua cidade natal, o Recife, o bloco faz sua versão paulistana com muito frevo, músicas de nomes como Alceu Valença e Luiz Gonzaga e uma homenagem ao centenário de um de seus fundadores, Enéas Freire.
Obelisco do Ibirapuera, Vila Mariana. Ter. (21), às 9h. Instagram @galodamadrugada


Pagu
O bloco criado em 2016 sai com sua bateria formada por 130 mulheres da esquina mais famosa de São Paulo, entoando clássicos da MPB que ficaram famosos com mulheres como Elis, Marisa Monte e Alcione —mas nas vozes de Barbara Eugênia, Julia Valiengo, Soledad e Raquel Tobias.
Av. Ipiranga esq. com a São João, Centro. Ter. (21), às 11h, Instagram @blocopagu

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais