Japão é retratado com miniaturas em nova exposição da Japan House, em SP

Trabalhos do fotógrafo Tatsuya Tanaka são feitos a partir de objetos comuns, como escova e leque

São Paulo

A escultura parece caminhar por uma grande montanha, mas na verdade ela está sobre uma bola de sorvete verde. Esse tipo de ilusão faz parte do trabalho do fotógrafo Tatsuya Tanaka, exibido na exposição "Japão em Miniaturas", na Japan House, em São Paulo, a partir desta terça-feira (16).

São diversas as cenas retratadas nas 37 obras —maquetes e fotografias— que compõem a mostra que acontece pela primeira vez na América Latina. Há cenas de prática de artes manuais e marciais, tradicionais festividades do Japão, como a floração da cerejeira, o Monte Fuji o cotidiano tradicional e o moderno do país representado pelos restaurantes de sushi em esteiras.

Uma das maquetes da exposição 'Japão em Miniaturas', na Japan House
Uma das maquetes da exposição 'Japão em Miniaturas', na Japan House - Tatsuya Tanaka/Divulgação

Todas as maquetes são criadas a partir de algum elemento, seja ele comestível ou não. É utilizado o conceito tradicional japonês "mitate" que sugere novas interpretações para objetos do cotidiano.

Eles vão desde itens como maquiagem, canudos e leques a sushis, macarrão e brócolis —que fazem o papel de árvore na qual uma família em miniatura faz piquenique sob sua sombra.

Para a exposição na Japan House, o artista fez uma maquete exclusiva, com elementos que fazem parte da cultura brasileira: o arroz e o feijão. Sobre um prato com os alimentos, Tanaka colocou pessoas em miniaturas como se estivessem em uma praia, brincando na área e andando de barco.

Algumas obras podem ser observadas por meio de lupa, de pé ou sentado, de todos os ângulos.

Tanaka é conhecido por seu projeto "Miniature Calendar", em que cenários em miniatura são fotografados e publicados em suas redes sociais. Nesta terça, o artista, em sua primeira passagem pelo Brasil, dará uma palestra sobre seu trabalho, carreira e inspirações na Japan House. A entrada é gratuita e também contará com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Japão em Miniaturas - Tatsuya Tanaka

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais