Sesc pretende abrir 12 novas unidades em São Paulo, três delas já neste ano

Espaços devem ser inaugurados na cidade e região metropolitana nos próximos dez anos

São Paulo

O Sesc pretende abrir 12 novas unidades na cidade de São Paulo, na região metropolitana e no interior do estado nos próximos dez anos. Três delas, na capital paulista, devem ser abertas ao público já no segundo semestre deste ano, em instalações provisórias ou só com parte de seu funcionamento.

Entre elas, está a unidade da Casa Verde, na zona norte, que irá ocupar um terreno de 38 mil metros quadrados com instalações provisórias na inauguração. Nenhum tipo de programação foi divulgado, mas o local receberá serviços nas áreas da saúde, alimentação, cultura, esporte e lazer.

0
Fachada do antigo prédio do Mappin (edifício João Bricola) no centro histórico de SP que estava ocupado pela Casas Bahia e agora será a nova sede do Sesc - Eduardo Knapp/Folhapress

O Sesc também ocupará o edifício João Brícola, em frente ao Theatro Municipal, onde funcionava o Mappin, loja de departamentos que agitou a região desde sua inauguração, em 1939, até fechar em 1999. O prédio será a nova sede da entidade, que hoje está alocada em um edifício ao lado do Sesc Belenzinho. Ele não será completamente aberto ao público: somente o térreo, que será destinado a exposições a partir deste ano.

Ainda no centro e prevista também para o segundo semestre, a unidade 14 Bis, na Bela Vista, ocupará o prédio da sede da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). No espaço já funciona o Centro de Memórias do Sesc e o Centro de Pesquisa e Formação —que continuarão por lá. Além disso, o Teatro Raul Cortez, no mesmo endereço, terá programação feita pela entidade.

Outros centros culturais e desportivos do Sesc, sem previsão de inauguração, estão sendo construidos em Sapopemba e São Miguel Paulista, ambos na zona leste, a mais populosa da cidade.

Pirituba, na região norte, também ganhará um novo polo em uma área que inclui a Casa de Nassau, imóvel onde o antigo clube holandês fazia festas e eventos privados, e que será restaurado. No centro, o Sesc tomará conta da programação do TBC, o Teatro Brasileiro de Comédia, companhia importante na profissionalização do teatro paulista que fechou as portas em 2008.

Com isso, a entidade quer ocupar com agenda cultural prédios tombados que tiveram papéis importantes na história da cidade e que estão sem funcionamento.

Em frente ao Mercado Municipal, a unidade Parque Dom Pedro 2º, que já recebeu público, fechou sua estrutura temporária em 2021 e agora terá um espaço definitivo, a ser construído.

Ao todo, 19 projetos estão em andamento. Sete deles são reformas e ampliações de unidades já existentes, como Campo Limpo, na região sul, que continuará funcionando durante a construção do espaço fixo.

Atividades no Sesc Campo Limpo - Divulgação

Na Grande São Paulo, será construída uma unidade em São Bernardo do Campo. Haverá ainda o aumento e a melhoria em dois espaços que já oferecem instalações do Sesc: Mogi das Cruzes e Osasco.

No interior do estado paulista, Franca, Limeira e Marília vão receber novos prédios da entidade, e obras serão feitas nas unidades que existem em Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto e Taubaté.

O Sesc possui 40 unidades em todo o estado e oferece programação de shows, exposições e peças de teatro, além de serviços de alimentação e de saúde, como dentista, e atividades esportivas a preços populares.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais