Exposição de Artur Lescher transforma palacete dos anos 1920 em espaço contemporâneo

Mostra gratuita no Instituto Artium, em São Paulo, reúne instalações inéditas do artista

São Paulo

Obras inéditas de Artur Lescher, um dos destaques da arte contemporânea brasileira, estão espalhadas pela área externa e interna do Palacete Stahl, em Higienópolis, que sedia o Instituto Artium. Elas fazem parte da exposição individual gratuita do artista que fica em cartaz até 23 de julho.

Exposição Artur Lescher no Instituto Artium em SP
Exposição Artur Lescher no Instituto Artium em SP - Divulgação

Conhecido pelo uso de madeira e metal —ferro, alumínio, cobre—, o Lescher une técnica, arte e ciência em seus trabalhos. Para esta exposição não foi diferente: são cinco obras em formatos variados, sendo duas delas concebidas para a exposição e inéditas ao público.

Entre elas, há esculturas pendulares, que dialogam com a arquitetura do palacete construído em 1920 para abrigar o consulado da coroa da Suíça. Depois disso, foi utilizado pelo Japão.

A exposição coloca em evidência a arquiteta original do espaço, com as colunas de mármore do grande salão, em contraposição com a verve contemporânea das linhas, materiais e conceito do artista.

Um dos destaques da mostra é a obra "Elipse Piracaia" (2016), uma escultura de 3,5 metros instalada no jardim. Há também trabalhos pendulares no salão principal, como a "FRANK #02", que vai do teto às paredes.

Artur Lescher

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais